Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Nota de corte para Biologia

2 de maio de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A nota de corte para entrar em Biologia, ou Ciências Biológicas, varia de acordo com cada processo seletivo. Mas uma coisa em comum é que os cursos diurnos costumam ter nota de corte mais alta que os noturnos.

A nota de corte é a pontuação mínima para entrar em uma faculdade. É uma informação útil para quem está se preparando para concorrer a uma vaga e quer saber quanto terá que estudar. A ideia é estabelecer uma meta mais alta pois, se a disputa for apertada, a nota de corte pode aumentar.

Conheça a nota de corte de Biologia em vestibulares tradicionais e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Veja também qual é o mínimo para tentar uma bolsa pelo ProUni e um financiamento do FIES!

Nota de corte para o curso de Biologia em vestibulares

O vestibular tradicional ainda é bastante utilizado pelas universidades para selecionar seus alunos, embora cada vez mais instituições estejam aceitando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cada universidade tem uma forma própria de avaliar. Por isso, a nota que permite entrar em uma faculdade pode não ser suficiente para outra. Veja exemplos de como as provas podem ser diferentes:

Tipo de questões: o formato das provas pode variar e trazer apenas questões objetivas ou ter questões objetivas e dissertativas, além da redação.    

Número de questões: as provas podem ser de 80 questões, de 100 e até 300 questões.

Pontuação: os vestibulares podem ter pontuação máxima de 100, 720 e até 1.000 pontos.

Fases: a maioria dos vestibulares realiza uma única maratona de provas. Outros apresentam duas fases, em que a primeira serve como uma “peneira” para selecionar os candidatos para as provas finais.    

A variação de notas pode ocorrer até dentro de uma mesma instituição. Um exemplo é a Universidade Estadual Paulista (UNESP), que oferece 12 turmas de Biologia em diferentes cidades e modalidades. Nos cursos que são ao mesmo tempo bacharelado e licenciatura, a nota de corte para a segunda fase situa-se entre 20 e 42 pontos. Nos cursos de licenciatura em Biologia, a pontuação mínima varia de 19 a 25 pontos.

O vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é realizado em duas fases. Para passar para a segunda etapa no curso de Biologia do tipo bacharelado, a nota de corte ficou em 57 pontos. Já a licenciatura ficou com pontuação entre 28 e 51.

Dos mais de 100 cursos disponíveis no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Biologia (bacharelado e licenciatura) ficou com a 28ª nota de corte mais alta, com 61 pontos. Já o curso de licenciatura teve a nota mínima próxima de 48 pontos.

Os vestibulares também destinam vagas para programas de ações afirmativas. As notas de corte, ao contrário do senso comum, não são muito mais baixas que as da ampla concorrência.

Nota de corte para o curso de Biologia no Sisu

O Sisu é o principal processo seletivo para vagas em universidades públicas. A nota de corte para Biologia no Sisu varia de 560 até mais de 700! No entanto, na maioria das universidades a pontuação fica na faixa de 600 até 650 pontos. É possível encontrar muitas vagas com notas abaixo de 600.

Confira exemplos de notas de corte para Biologia em universidades de diferentes regiões:

• Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA): 739

• Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): 729

• Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD): 640

• Universidade Estadual do Paraná (UFPR): 596

• Universidade Federal do Piauí (UFPI): 566

Para concorrer a uma vaga pelo Sisu é preciso ter participado da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem ter zerado na redação.

Nota de corte para o curso de Biologia no ProUni

Para quem busca vaga de Biologia em universidade particular, uma das alternativas para reduzir custos é tentar uma bolsa pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

A iniciativa é do Governo Federal e concede bolsas parciais e integrais a estudantes de baixa renda. Para concorrer, é obrigatório ter participado da prova mais recente do Enem, além de cumprir requisitos de escolaridade e renda.

Nas universidades mais concorridas, as notas de corte para Biologia no ProUni podem superar os 700 pontos. Mas é possível encontrar vagas a partir da nota mínima para se inscrever no Programa: 450 pontos nas provas e maior que zero na redação.

Nota de corte para o curso de Biologia no FIES

Se você quer fazer Biologia em uma faculdade particular, outra opção é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Este programa do Governo Federal é voltado para pessoas de baixa renda e financia a graduação a juros baixos. O estudante só começa a pagar depois de formado.

Entre os requisitos para concorrer estão: ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos e sem ter zerado a redação.

Mas vale lembrar que está cada vez mais difícil conseguir um financiamento pelo FIES. Em edições recentes foram priorizadas graduações das áreas de Saúde, cursos de Engenharia e Licenciatura.

Como as regras podem mudar, a recomendação é que você acompanhe de perto o site do FIES nas datas de realização do programa. Só assim você saberá as condições para participar e as notas de corte para Biologia.

Onde estudar Biologia

Seja bacharelado ou licenciatura, o curso de Biologia (ou Ciências Biológicas) é oferecido por universidades privadas e públicas de todo o Brasil, nas modalidades presencial e a distância. Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Biologia:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) 

• Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Universidade de Franca (UNIFRAN) 

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) 

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Veja também:

Faculdade de Biologia

O que você achou das notas de corte para Biologia? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.