Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Nota de corte para Direito

22 de abril de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O curso de Direito é a graduação com maior número de estudantes no País, de acordo com o último Censo da Educação Superior. Conseguir uma vaga certamente exige do candidato uma boa carga de estudos. Isso porque a nota de corte para passar em Direito está entre as mais altas, tanto nas provas de vestibulares quanto nos processos seletivos que usam o desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Por isso, conhecer a nota de corte pode ser útil para se preparar para futuras provas e avaliações.

Para ajudar você na sua pesquisa, relacionamos a nota de corte para Direito em vestibulares de várias regiões do Brasil. Veja também qual é a nota mínima para entrar em universidades públicas pelo Sisu, conseguir bolsas pelo ProUni ou financiamento pelo FIES.

Nota de corte para o curso de Direito em vestibulares

São centenas de universidades que optam por este processo seletivo e cada um dos concursos tem suas próprias características.

Alguns apresentam apenas provas objetivas, enquanto outros trazem tanto questões objetivas quanto dissertativas. Em alguns a pontuação vai de 0 a 100. Outros utilizam a faixa de 0 a 1.000. Há vestibulares com mais de uma etapa de seleção, as chamadas fases classificatórias, em que você só continua na disputa se atingir uma nota mínima na primeira prova.

Por causa dessa diversidade de formatos dos vestibulares é que não existe uma nota de corte única que garanta uma vaga em Direito em todas as universidades do Brasil. O ponto em comum é que Direito figura entre os 10 cursos com as notas de corte mais altas dos principais vestibulares.

Um dos vestibulares mais concorridos do País, o da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona para a Universidade de São Paulo (USP), é um exemplo dos que utilizam duas fases de seleção. Para continuar na disputa por uma vaga no curso de Direito, os candidatos tinham que atingir a nota mínima em torno de 60 na primeira fase. Os dados da segunda fase normalmente são divulgados no Boletim de Desempenho Individual, que cada candidato pode acessar com login e senha.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a nota de corte para o curso de Direito tem ficado na faixa de 620 a 670 pontos.

Na Universidade de Brasília (UnB), cujo vestibular é formado por 300 questões e uma redação, a nota mínima para o curso de Direito tem ficado entre 180 e 275, dependendo da concorrência em cada edição.

E ao contrário do senso comum, as notas de corte para vagas de ações afirmativas e cotas não são necessariamente menores do que as de ampla concorrência. Às vezes, chegam a ser até maiores.

Veja também:

+ Confira qual é a nota do ENEM necessário para passar em Direito

Nota de corte para o curso de Direito no Sisu

A cada ano aumenta o número de universidades públicas que passam a oferecer suas vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer, o estudante utiliza as notas da edição mais recente do Enem e não pode ter zerado na redação.

No sistema, que é centralizado pelo MEC, os candidatos escolhem até duas opções de vagas em uma lista de universidades de todo o País. O Sisu é dinâmico e a nota de corte muda a cada dia. Por isso, você só vai saber a nota de corte de Direito na hora de se inscrever.

Nas seleções mais recente do Sisu, Direito esteve entre os cursos mais procurados. Confira algumas das notas de corte mais altas em processos recentes:

• Universidade Federal Fluminense (UFF): 874

• Universidade Federal do Pará (UFPA): 830

• Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA): 830

• Universidade Federal de Goiás (UFG): 740 (diurno) e 729 (noturno).

Nota de corte para o curso de Direito no ProUni

Para quem busca uma vaga de Direito em universidade privada, uma saída pode ser o Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal. Voltado a pessoas de baixa renda, o programa oferece bolsas que cobrem 50% ou 100% das mensalidades.

São milhares de bolsas em faculdades particulares espalhadas por todo o Brasil. Para disputar, além de atender aos requisitos de escolaridade e renda, o estudante precisa ter feito a prova mais recente do Enem. A nota mínima deve ser de 450 pontos na média geral e maior que zero na redação.

A nota de corte para conseguir uma bolsa do ProUni para o curso de Direito tem se situado entre 450 até 810 pontos, dependendo da universidade.

Nota de corte para o curso de Direito no FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é outro programa do Governo Federal de acesso ao ensino superior para pessoas de baixa renda. Com ele, o estudante pode financiar a faculdade a juros baixos e pagar as parcelas apenas depois de formado.

Para entrar na disputa por um financiamento, o candidato deve ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010. A nota mínima deve ser de 450 pontos na média geral das provas e maior que zero na redação.

Vale ressaltar que está cada vez mais difícil conseguir um financiamento pelo FIES. Nas últimas edições foram priorizadas áreas como as da Saúde, Engenharia e Licenciatura. Também houve uma distribuição voltada para locais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH),  que precisam de mais profissionais com curso superior.

As regras podem mudar a cada edição. A melhor época para saber quais são as condições para participar do FIES e conhecer as notas de corte é durante a realização do processo seletivo, no primeiro e no segundo semestre.

Onde estudar Direito

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Direito:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Universidade de Franca (UNIFRAN) 

• Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Saiba mais sobre o Curso de Direito

E então, o que achou da nota de corte para Direito? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.