Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Curso de Enfermagem: Confira a Nota de Corte!

19 de janeiro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

A nota de corte para a faculdade de Enfermagem pode variar bastante de acordo com o processo seletivo em questão. Em alguns concursos, esta graduação está entre as mais difíceis de entrar. Em outros, o curso fica na categoria intermediária.

Saber quantos pontos é preciso tirar para entrar em Enfermagem pode ser útil para planejar os estudos e estabelecer metas mais elevadas. A nota de corte é o valor mínimo necessário para ser aceito em uma graduação. Dependendo do ano, a concorrência pode aumentar e a nota subir.

Confira a nota de corte para Enfermagem em vestibulares de diversas regiões do País. Veja também qual é o mínimo necessário para conseguir uma vaga no Sisu, no ProUni ou no FIES!

Nota de corte para o curso de Enfermagem em vestibulares

A nota de corte para Enfermagem varia de acordo com cada vestibular. Mas uma coisa em comum é que, na área da Saúde, a pontuação mínima deste curso geralmente fica atrás de Medicina, Odontologia e Nutrição, empatando às vezes com Farmácia.

Existe uma grande diversidade de formato nas provas dos vestibulares. Veja algumas variações:

Tipos de questões: apenas questões objetivas, questões objetivas e dissertativas, além da redação.

Número de questões: há vestibulares com 80 questões, 100 e até 300 questões.

Pontuação: os vestibulares podem ter pontuação máxima de 100, 720 e até 1.000 pontos.

Fases: a maioria dos vestibulares realiza uma única maratona de provas. Outros apresentam duas fases, em que a primeira serve como uma ?peneira? para selecionar os candidatos para as provas finais.

É por isso que, ao indicar a nota de corte de um vestibular, dificilmente é possível afirmar que a nota possa se aplicar a outra universidade. O que se tem é um parâmetro de como é o nível dos candidatos em diferentes provas.

Um exemplo é na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde a nota de corte para Enfermagem é de 45 pontos. A prova tem nota máxima de 100 pontos. Dos cursos da área da Saúde na UERJ, essa graduação apresenta uma das notas de corte mais baixas.

Na Universidade Estadual Paulista (UNESP), a prova tem duas fases. Para conseguir continuar na disputa por uma vaga de Enfermagem na segunda fase, os estudantes tiveram que acumular 38 pontos de uma prova que vale 100.

Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), os candidatos ao curso de Enfermagem com as notas mais baixas tiveram que fazer no mínimo 327 pontos. O candidato com a nota mais alta ficou com cerca de 430 pontos. Enfermagem tem a quarta pontuação mais alta das graduações na área da Saúde naquela universidade.

Vale destacar que muitos vestibulares contam com programas de cotas e ações afirmativas, que destinam vagas a grupos específicos de estudantes. Mas, ao contrário do senso comum, as notas de corte para essas vagas não são necessariamente menores do que as da ampla concorrência.

Nota de corte para o curso de Enfermagem no Sisu

Para quem busca uma vaga de Enfermagem em universidade pública, um dos principais processos seletivos é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

O estudante concorre a vagas em universidades todo o País com sua nota da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na maioria das faculdades a nota de corte para Enfermagem no Sisu costuma se situar na faixa de 650 até 700 pontos. Notas acima de 800 são praticamente exceção. É possível também encontrar vagas para notas abaixo de 600.

Confira algumas notas de corte para Enfermagem em edições recentes do Sisu:

  • Universidade de Brasília (UnB): 719 pontos
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE): 691 pontos
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS): 687 pontos
  • Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG): 673 pontos
  • Universidade Federal de Roraima (UFRR): 646 pontos

O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. As inscrições são gratuitas e não há limite de renda para participar. Basta ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado na redação.

Nota de corte para o curso de Enfermagem no ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal, é uma das principais alternativas para quem busca uma vaga de Enfermagem em universidade privada. O programa oferece bolsas de 50% ou 100% a pessoas de baixa renda. Para disputar uma vaga, o estudante utiliza sua nota da prova mais recente do Enem.

A concorrência para Enfermagem em algumas universidades pode ser puxada, com nota de corte na faixa de 700 a 750 pontos. Mas é possível encontrar vagas a partir da nota mínima exigida para se inscrever: 450 pontos na média geral das provas e redação com nota acima de zero.

O ProUni também acontece duas vezes por ano. Além de cumprir a pontuação mínima, o candidato não pode ter diploma de nível superior e deve se enquadrar nos requisitos de escolaridade e renda.

Nota de corte para o curso de Enfermagem no FIES

Além do ProUni, outro programa do Governo Federal para facilitar o acesso de estudantes a uma faculdade é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Com o FIES o estudante financia sua graduação a juros baixos e paga a dívida só depois de se formar.

Além de atender aos requisitos de renda, é necessário ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.

Vale destacar que está cada vez mais difícil conseguir um financiamento pelo FIES. As regras mudam a cada edição. Uma das mais recentes priorizou as áreas da Saúde, Engenharia e Licenciatura. Mas ainda não se sabe se essas regras irão valer nos anos seguintes.

Por isso, a recomendação é que você acompanhe de perto o FIES nas datas de realização do programa.

Onde estudar Enfermagem

Existem centenas de faculdades privadas e públicas que oferecem o curso de Enfermagem em todas as regiões do Brasil.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Enfermagem:

Em todas elas você vai encontrar vantagens como: ProUni, FIES, descontos, convênios, bolsas de estudos e financiamento das mensalidades sem burocracia.

Veja também:

Faculdade de Enfermagem

O que você achou das notas de corte para Enfermagem? Compartilhe nos comentários a sua opinião!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.