Com mais de 650 mil alunos matriculados, Pedagogia é a terceira maior graduação do Brasil, de acordo com o último Censo da Educação Superior. A nota de corte para entrar em uma faculdade de Pedagogia pode variar muito. Em algumas universidades, está caindo. Em outras, aumentando.

Esta variação na nota de corte depende de cada universidade, da concorrência, da região e dos outros candidatos – se os competidores estão mais preparados, o desempenho necessário para passar automaticamente aumenta. Por isso é importante conhecer a nota de corte de Pedagogia e se preparar para superá-la nas provas.

Para você ter um parâmetro de qual é a pontuação mínima que precisa fazer para disputar uma vaga de Pedagogia, pesquisamos vestibulares em diferentes períodos. Verificamos também as notas de corte no principal processo seletivo para universidades públicas, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Confira também a pontuação mínima para concorrer a uma bolsa do ProUni e a um financiamento pelo FIES.

Nota de corte para o curso de Pedagogia em vestibulares

Os vestibulares tradicionais ainda são a uma forma de ingresso importante nas universidades, embora as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sejam cada vez mais utilizadas.

Os vestibulares podem ser muito diferentes uns dos outros. Alguns são formados apenas por questões objetivas, enquanto outros trazem também questões discursivas. As provas podem trazer de 80 a 300 questões. A pontuação pode ir de zero a 100, ou a 720 e até 1.000. Há universidades que realizam uma maratona única de provas, enquanto outras realizam duas fases de avaliação.

Por isso, ficar dentro da nota de corte de uma universidade não garante vaga em outra. Até porque em algumas faculdades a concorrência para Pedagogia está aumentando, o que representa notas mais altas. Em outras, as notas estão caindo.

Na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a nota de corte tem aumentado nos últimos anos, passando de 20 para 31 pontos. A prova tem nota máxima de 100 pontos. É possível entrar com notas mais baixas em campi localizados no interior.

A situação é inversa na Universidade Estadual de Londrina (UEL). A nota de corte para a segunda fase em Pedagogia caiu de 30 para 25. A nota máxima ficou entre 53 e 60 pontos, de uma prova que tem pontuação até 100.

Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a nota de corte para Pedagogia tem ficado em torno de 36 pontos. Dependendo do ano, pode ser até um pouco menor que este número. A nota mais alta em Pedagogia caiu de 65 para 54. A prova da UFSC vale até 100 pontos.

Ao contrário do senso comum, as vagas destinadas a cotas e programas de ações afirmativas costumam ter notas de corte semelhantes às da ampla concorrência.

Nota de corte para o curso de Pedagogia no Sisu

O principal processo seletivo para vagas de Pedagogia em universidades públicas é o Sisu, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). Com o desempenho na edição mais recente do Enem, o estudante pode concorrer a vagas em todo o País.

Na maioria das universidades, a nota de corte para Pedagogia no Sisu está na faixa de 550 a 650 pontos. Em edições recentes, observa-se um aumento de universidades com notas acima de 700 pontos.

Confira algumas notas de corte para Pedagogia no Sisu em universidades de diferentes regiões:

• Universidade Federal do Pará (UFPA): 722 pontos

• Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ): 657 pontos

• Universidade Federal do Rio Grande (FURG): 606 pontos

• Universidade Federal de Goiás (UFG): 599 pontos

• Universidade Estadual do Piauí (UESPI): 568 pontos

Nota de corte para o curso de Pedagogia no ProUni

Para quem busca sua vaga de Pedagogia em uma faculdade particular, um caminho é concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). O ProUni é uma iniciativa do Governo Federal voltada a pessoas de baixa renda e que concede bolsas que cobrem 50% ou 100% das mensalidades.

Para se candidatar é preciso ter participado da edição mais recente do Enem, com nota igual ou maior que 450 pontos e sem ter zerado na redação.

É possível encontrar vagas de Pedagogia a partir da nota mínima de 450 pontos. Mas em faculdades onde a concorrência é maior, a nota de corte pode superar os 700 pontos.

Nota de corte para o curso de Pedagogia no FIES

Outra alternativa para quem busca uma vaga de Pedagogia em faculdades particulares é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Este programa do Governo Federal financia, a juros baixos, graduações em universidades privadas. O estudante só começa a pagar depois de se formar.

Para participar, é preciso atender aos requisitos de renda e ter feito alguma prova do Enem a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos e maior que zero na redação.

Vale ressaltar que está cada vez mais difícil conseguir um financiamento pelo FIES. Tanto que em edições recentes o Governo priorizou graduações de áreas como Saúde, Engenharia e Licenciatura em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Como as regras podem mudar, a melhor época para saber como participar do FIES e conhecer as notas de corte para Pedagogia é durante as inscrições para o programa.

Onde estudar Pedagogia

A faculdade de Pedagogia é oferecida por faculdades privadas e públicas de todo o Brasil, tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Selecionamos algumas faculdades de Pedagogia reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC:

Nelas você vai encontrar facilidades como ProUni, FIES, convênios, descontos, bolsas e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Faculdade de Pedagogia

O que você achou da nota de corte para Pedagogia? Conte para a gente nos comentários!