Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba onde ver sua nota do Enem 2019 e comece a estudar

31 de outubro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Após meses de preparação e muita ansiedade, chega o esperado momento de saber sua nota do Enem 2019! Você pode consultar seu resultado pela internet de um jeito rápido e fácil, como vamos explicar no artigo.

Veja também como a nota do Enem é calculada e conheça diferentes opções de como usar seu resultado para entrar na faculdade!

Nota do Enem 2019: onde e como consultar

A nota do Enem 2019 poderá ser consultada no site oficial do Enem ou no aplicativo do Enem. Para ver seu resultado, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada na inscrição do Enem.

Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados em janeiro de 2020. Porém, a data exata ainda não foi anunciada pelo Inep, órgão responsável pelo Exame.

Ao consultar seu resultado, você verá a pontuação obtida em cada prova do Enem:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  • Redação.
  • Matemática e suas Tecnologias.
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Gabarito do Enem 2019

O gabarito oficial das provas objetivas do Enem 2019, assim como os cadernos de questões, serão divulgado pelo Inep no dia 13 de novembro de 2019.

Já o gabarito extraoficial do Enem 2019, que é elaborado por professores de cada área do conhecimento, estará disponível logo após o término das provas:

Dia 03/11/2019

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

Dia 10/11/2019

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Como a nota do Enem é calculada?

O cálculo da nota das provas objetivas (de múltipla escolha) utiliza uma metodologia complexa chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Tal sistema atribui pesos diferentes às questões, de acordo com o padrão de resposta do candidato, levando em consideração o desempenho coletivo e individual dos participantes nas provas.

Dessa forma, pode-se identificar e reduzir o peso de questões acertadas ao acaso (o famoso ?chute?), por exemplo.

Por isso, não é possível calcular a nota exata das provas do Enem 2019 somente pelo número de acertos, sendo necessário aguardar a divulgação dos resultados individuais pelo Inep.

Nota da redação

As redações do Enem são corrigidas manualmente, uma a uma, por, pelo menos, dois professores.

Na correção, avalia-se como o candidato demonstrou cinco competências na elaboração do texto:

  • Conhecimento da norma culta da língua portuguesa.
  • Compreensão da proposta de redação.
  • Construção da argumentação.
  • Seguir a estrutura dissertativo-argumentativa.
  • Proposta de intervenção.

O candidato pode receber de zero a 200 pontos em cada competência avaliada. O somatório dos pontos recebidos nas cinco competências é a nota final da redação, cuja pontuação máxima é 1.000.

Como entrar na faculdade com a nota do Enem 2019

A nota do Enem pode ser usada em diferentes processos seletivos para ingressar no ensino superior:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema eletrônico administrado pelo MEC, por meio do qual universidades públicas de todo o país oferecem vagas em seus cursos e selecionam os candidatos pela nota do Enem.

Quem fez o Enem 2019 poderá participar do Sisu 2020, desde que tenha obtido nota acima de zero na redação.

Porém, a concorrência no Sisu é alta e a nota mínima do Enem (nota de corte) para passar pode ficar acima dos 800 pontos nos cursos mais disputados.

ProUni

Quem fez o Enem 2019 poderá se inscrever no ProUni 2020, desde que tenha conseguido pontuação média a partir de 450 e nota acima de zero na redação.

O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e de 50% em instituições privadas a estudantes sem diploma de nível superior. Os candidatos são selecionados pela nota do Enem, assim como no Sisu.

Entretanto, além de cumprir os pré-requisitos de inscrição e atingir a nota de corte para o curso desejado, é preciso atender aos critérios socioeconômicos do programa para ter direito às bolsas, incluindo limites de renda familiar mensal.

FIES

O FIES é um programa do governo federal, que permite financiar a faculdade particular a juros baixos ou zero, válido somente para cursos presenciais.

Para se inscrever no FIES, o candidato deve ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com pontuação geral igual ou maior que 450 e nota acima de zero na redação. Também existem limites de renda familiar, de acordo com a modalidade de financiamento.

Os candidatos são selecionados para as vagas pela nota do Enem, assim como no Sisu e ProUni.

Ingresso direto em faculdades particulares

Diversas faculdades particulares permitem que os candidatos utilizem a nota do Enem em seus processos seletivos internos, assim eles ficam dispensados de fazer a prova do vestibular. Essa modalidade de seleção é conhecida como ingresso direto.

A concorrência no ingresso direto sempre costuma ser mais baixa que no Sisu, ProUni e FIES. Portanto, fica mais fácil passar em qualquer curso, mesmo sem ter obtido uma nota tão alta no Enem.

Algumas faculdades ainda disponibilizam bolsas de estudos de até 100% e descontos especiais para quem opta pelo ingresso direto.

Onde estudar com a nota do Enem 2019

Segue uma pequena lista de faculdades autorizadas pelo MEC onde você pode usar a nota do Enem 2019 para entrar direto e ainda ganhar bolsas de estudos e descontos especiais:

Veja também:

Nota de corte do Enem 2019: veja quanto você precisa tirar!

Entenda como tentar uma vaga remanescente do Sisu 2020

Depois de descobrir como ver seu resultado do Enem e aproveitá-lo para entrar na faculdade, responda nos comentários: qual curso você quer fazer?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.