Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Novo Enem: saiba de todas as mudanças na prova

17 de maio de 2022
novo enem
Imagem do autor
Escrito porMathias Sallit

O Exame Nacional do Ensino Médio é atualmente a maior avaliação do país quando falamos em ingresso ao ensino superior, já que é a principal porta de entrada de grande parte das universidades públicas, além de ser considerado também em diversas faculdades particulares.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Por ter esse nível de relevância na educação do Brasil, eventualmente a prova passa por ajustes e modificações que tem como objetivo deixar esse processo melhor e mais adequado à realidade social, principalmente para grupos que ainda não possuem acesso ao ENEM.

Por isso, o Ministério da Educação, entidade responsável pelo gerenciamento do exame, divulgou no começo de 2022 a proposta desenvolvida para o novo ENEM. Nessa apresentação, o MEC apresentou que a reformulação foi principalmente motivada pela aplicação do Novo Ensino Médio, que trouxe mudanças significativas no formato da grade de ensino para a Base Nacional Comum Curricular, o norte dos estudos nesse período escolar.

Trouxemos os principais pontos sobre essa nova versão da avaliação, o que vai mudar no ensino médio e como usar a sua nota do ENEM. Tudo para você ficar por dentro das mudanças e se preparar para alcançar a vaga que você sempre sonhou!

O que mudou no Novo Ensino Médio?

Em 2017, a lei nº 13.415/2017, que comanda as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, passou por uma grande reformulação que começou a ser aplicada somente em 2022.

De forma geral, foi definido um aumento de horas-aula de 800 para 1000 ao ano, além da necessidade de escolha dos estudantes da grade curricular no ensino médio com base em áreas do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).

Os alunos, agora, escolhem os chamados Itinerários Informativos dessas áreas do conhecimento que seguirão até o final do colegial que abrange desde as aulas, até projetos e outras formas de formação técnica. 

Além disso, o Novo Ensino Médio também contará com a Formação Geral Básica, em que algumas disciplinas são comuns e obrigatórias a todos, como língua portuguesa e matemática, educação física, sociologia, filosofia, artes e inglês.

Dessa forma, é possível ter contato com as áreas diversas e, ao mesmo tempo, buscar uma especialização profissional com o estudo direcionado.

O governo também quer apostar em mais possibilidades de formação técnica para o estudante já sair com habilidades mais desenvolvidas para o mercado de trabalho.

Quais são os principais pontos de mudança no Novo ENEM?

A prova possui, desde sempre, um processo mais complexo e elaborado do que outras formas de vestibular. Isso acontece por que ela tem um alcance nacional já que é vinculada ao governo federal como seleção oficial para diversas universidades públicas.

Como a proposta do Novo Ensino Médio levou a uma organização diferente do ensino no país, foi indispensável que o ENEM também mudasse para que o trajeto da educação estivesse alinhado.

Vejamos os pontos mais relevantes dessa mudança.

Divisão de etapas e escolha das áreas

A primeira parte do ENEM, no primeiro dia de prova, será comum aos participantes, em alinhamento com a Formação Geral Básica. Eles terão que responder questões de disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa e matemática que estarão mais focadas em execução de raciocínio e interpretação e não tanto em teorias. Além disso, a redação segue como parte da avaliação.

Já na segunda etapa, no segundo dia, as questões serão referentes a área escolhida pelo aluno nos Itinerários Informativos do Novo Ensino Médio e que deve ser conectada à prova.  Na hora de se inscrever, o participante irá optar por uma das áreas:

  • Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O Ministério da Educação informou que a decisão vai ajudar o exame a ser mais compatível com o trajeto percorrido pelo estudante durante o ensino médio, com o intuito de criar caminhos mais direcionados para sua futura escolha profissional. 

Veja também: + Redação do Enem: tudo o que você precisa saber

Inclusão de questões discursivas

Atualmente, só a redação tinha a característica de ser entregue em um modelo dissertativo argumentativo, ou seja, escrita à mão pelo aluno.

No Novo ENEM serão incluídas algumas questões discursivas em que o participante deverá discorrer a sua resposta por meio da escrita. Ainda não foi mencionado como ficarão as questões de múltipla escolha que existem na prova atual.

Correção da prova

Como o exame vai agregar questões discursivas nesse novo modelo, a forma de correção da prova também vai mudar.

Apesar do MEC não ter detalhado ainda como essa validação acontecerá, já podemos esperar que o critério existente não deverá funcionar totalmente, já que foi planejado para respostas objetivas. 

Essa metodologia é chamada de Teoria da Resposta ao Item, na qual divide as perguntas em fácil, médio ou difícil considerando o todo da avaliação de cada aluno.

Quando essas mudanças passarão a valer no Novo Enem?

Se você já está no período de vestibular ou entrará em breve, fique atento com as notícias para não perder nenhuma atualização importante! O MEC declarou que essa nova proposta da maior avaliação para o ensino superior só começa a valer em 2024, mas vale se manter antenado nas divulgações oficiais.

Esse prazo foi definido para que haja tempo suficiente para realizar todas as modificações práticas na prova, e garantir a adequação dos estudantes aos novos formatos tanto da prova quanto do ensino médio.

Como é possível utilizar a nota do ENEM?

Se você nunca realizou a prova, já deve ter sentido o tamanho da relevância que ela possui para o futuro de milhares de brasileiros todos os anos, não é?

Isso porque, com a nota do exame, é possível ingressar em diversas universidades públicas e faculdades privadas em todo o país, garantindo inúmeras possibilidades para buscar um caminho profissional.

Veja algumas opções do uso da nota para o ensino superior:

  • Para cursar uma universidade federal por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que é a porta de entrada facilitada para essas instituições;
  • Para entrar em uma faculdade particular sem precisar de novas avaliações e concorrer a bolsas de 50% a 100% de desconto nas mensalidades pelo Programa Universidade para todos (Prouni) do governo federal, que é destinado a alunos que atendam a critérios específicos;
  • Para conseguir um financiamento especial também em instituições privadas com o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) que permite o pagamento das mensalidades somente após a conclusão do curso;
  • Para ingressar em uma formação técnica tanto em entidades públicas quanto privadas que forem participantes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec);
  • Para participar de processos em universidades internacionais que possuem parceria com o Ministério da Educação e oferecem vagas para estudantes brasileiros.

Em cada uma dessas possibilidades, antes de utilizar a sua nota, verifique sempre o regulamento mais atualizado dos programas governamentais, das universidades e das faculdades particulares.

Outras opções para estudar em instituições de qualidade

Ao longo do texto você viu que existem diversas formas de utilizar a nota do exame para realizar o sonho de fazer um curso superior, seja agora ou quando o Novo Enem estiver valendo.

Mas se essas opções não se encaixam na sua realidade, você vai gostar de saber que ainda há outra maneira de estudar sem comprometer o seu bolso.

Existem várias instituições particulares que oferecem bolsas de estudo e descontos especiais além dos programas governamentais como FIES e Prouni.

A Quero Bolsa se uniu com várias faculdades que são devidamente validadas e reconhecidas pelo MEC para oferecer vantagens exclusivas e te ajudar a conquistar o seu diploma sem pagar muito por isso! Dá uma olhada e clique nelas para saber mais detalhes e aproveitar já:

Leia mais: Como se preparar para o Enem do zero?

O que achou das mudanças do Novo Enem? Gostou que agora ele estará mais alinhado também ao Novo Ensino Médio? Conta pra gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.