Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

O que estudar para o Enem 2016

5 de abril de 2016
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal meio de acesso a grande parte das universidades públicas e privadas do País. Quanto melhor o seu resultado no Enem, maiores as chances de conquistar uma vaga no ensino superior.

Essa prova mede o nível de conhecimento dos participantes sobre todo o conteúdo do ensino médio. É muita coisa! Se você vai fazer o Enem em 2016, a dica é focar os estudos nos temas mais quentes.

Com base em edições anteriores, separamos os assuntos que devem voltar a aparecer nas provas para ajudar você a se sair bem nesta edição do Enem. Confira o que você deve estudar com atenção em cada disciplina!

O que estudar para as provas do 1o dia do Enem

No primeiro dia do Enem acontecem as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Veja o que estudar para se dar bem neste dia:

  • Geografia: Coordenadas geográficas, geopolítica, fontes de energia, uso da água, impactos ambientais da poluição, urbanização, temas sociais como conflitos por terra e crescimento populacional, a evolução da indústria, transportes e agricultura, hidrografia e vegetação.
  • História: História do Brasil, evolução dos movimentos sociais, questões sobre Direitos Humanos como racismo e homofobia, o exercício da cidadania no Brasil e no mundo, a ditadura militar no Brasil, revoluções, imperialismo, guerras mundiais.
  • Filosofia: Iluminismo, política, ética, democracia, teorias dos filósofos Maquiavel, Descartes, Kant e Montesquieu, bioética e os limites na ação da ciência.
  • Sociologia: Reforma política, conflitos étnicos, questões de gênero, cultura e sua influência no cotidiano, padrões de comportamento da sociedade contemporânea, influências dos novos padrões estéticos.
  • Química: Química ambiental, equilíbrio químico, transformações químicas, cálculo estequiométrico, química orgânica, compostos inorgânicos, modelo atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr.
  • Física: Energia (eletricidade e mecânica), termologia ou calorimetria, escalas termométricas, hidrostática, ondulatória e cinemática, instrumentos de medidas elétricas como amperímetro e voltímetro.
  • Biologia: Fisiologia do corpo humano, biologia vegetal e animal, citologia, ecologia, genética e evolução, botânica.

O que estudar para as provas do 2o dia do Enem

No segundo dia do Enem acontecem as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. Veja o que estudar para se dar bem neste dia:

  • Português: Gramática, variação linguística, funções da linguagem, figuras de linguagem, língua estrangeira, obras literárias, escritores, períodos literários, interpretação de textos.
  • Artes: Artes visuais, obras artísticas, pintores, arte brasileira, semana de arte moderna.
  • Educação Física: Saúde e qualidade de vida, esportes, jogos, teatro, dança, música, prática de atividade física.
  • Tecnologia da Informação: Interlocutores da comunicação tecnológica, gêneros digitais, função social das novas tecnologias, recursos linguísticos na comunicação digital.
  • Matemática: Álgebra, raiz quadrada, equações de 1º e 2º grau, sistemas e problemas, conceitos de funções, geometria, cálculo simples, trigonometria, porcentagem, probabilidade.

O que estudar para se sair bem na redação

A prova de redação também acontece no segundo dia do Enem, juntamente com as provas de Linguagens e Matemática. A redação é tão importante que merece uma atenção especial de quem está se preparando para o Exame.

A maior parte dos programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior exige que o candidato tenha nota maior do que zero na redação para se inscrever. Se você zerar na redação, perde a chance de participar dos principais processos seletivos, como Sisu (que seleciona alunos para universidades públicas), ProUni (que oferece bolsas de estudo) e FIES (que concede financiamentos estudantis a juros baixos).

Outro aspecto importante é que a nota da redação é o primeiro critério de desempate nestes processos seletivos. Se houver outro candidato disputando a mesma vaga que você, alguns pontos a mais na redação certamente vão fazer a diferença!

Então, veja o que estudar e como se preparar para se sair bem na prova de redação:

Fique por dentro das atualidades: O tema da redação geralmente está relacionado a algum assunto da atualidade no Brasil ou no mundo. É preciso estar bem informado para saber o que falar a respeito do tema proposto. Ler jornais, revistas variadas e assistir a telejornais é a melhor forma de estudar para esta prova.

Dedique tempo à leitura: Quanto mais você exercitar a leitura, melhor ficará seu vocabulário e sua aptidão com as palavras. Procure ler um pouco de tudo. Você vai notar que esta prática ajuda muito na hora de colocar uma ideia no papel. Além de adquirir novos conhecimentos, você aprende a organizar melhor sua argumentação e, de quebra, ainda diminui o risco de cometer erros de ortografia e gramática.

Consulte as provas anteriores: Treine o seu texto com os temas de redação das provas de edições anteriores do Enem. Assim você se familiariza com os assuntos tratados recentemente no Exame e adquire mais segurança para escrever. Fique atento aos erros de ortografia e também às competências avaliadas nesta prova:

  • Obedecer à norma culta da Língua Portuguesa
  • Escrever dentro do tema proposto
  • Organizar as ideias de forma lógica
  • Apresentar uma boa argumentação
  • Sugerir uma proposta de intervenção que respeite os Direitos Humanos

Lembre de baixar o Edital do Enem!

A descrição de tudo o que cai no Exame está no edital do programa, disponível no site oficial do Enem. Se você já domina os temas mais quentes, consulte o documento e veja o que mais pode estudar para garantir um bom resultado.

Veja também:

Dicas para obter um bom desempenho no Enem

Você vai participar do Enem em 2016? Como tem se preparado para encarar esse desafio? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.