Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Bolsa de estudo

O que preciso para participar do Ciência sem Fronteiras?

31 de março de 2014
Ciência sem Fronteiras
Imagem do autor
Escrito porRedação

O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) foi um projeto do governo federal cujo objetivo é oferecer bolsas de estudos para intercâmbios em vários países do mundo. O programa é uma parceria entre os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), juntamente com a CAPES e o CNPq.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

A meta inicial do projeto, que começou em 2011, era de disponibilizar cerca de 100 mil bolsas de estudos para os alunos de graduação ou pós-graduação em cursos de ciência e tecnologia, nos quatro anos de vigência.

Venha saber mais sobre o programa de bolsas, como era o funcionamento para garantir uma bolsa no programa, e sua atual situação.

Antes de mais nada: O Ciência sem Fronteiras acabou?

Como já comentamos, a ideia do programa “Ciências Sem Fronteiras” (CsF) era promover a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

O programa permitia que estudantes de graduação e pós-graduação tivessem a oportunidade de estudar em universidades estrangeiras de renome e realizar estágios em empresas de destaque ao redor do mundo.

Em 2017, o governo brasileiro anunciou o encerramento do programa “Ciências Sem Fronteiras” devido a uma série de fatores, incluindo limitações orçamentárias e críticas quanto à eficácia do programa.

Houve questionamentos sobre o retorno econômico e acadêmico das bolsas concedidas e a falta de critérios mais rigorosos de seleção. Além disso, o programa enfrentou desafios burocráticos e dificuldades na gestão das bolsas.

Em termos de metas atingidas, o programa “Ciências Sem Fronteiras” teve alguns resultados positivos, como:

  1. Internacionalização: O programa ajudou a aumentar a internacionalização das universidades brasileiras, com muitos estudantes e pesquisadores ganhando experiência no exterior e estabelecendo contatos acadêmicos e profissionais.

  2. Capacitação de recursos humanos: O CsF proporcionou a formação de recursos humanos qualificados em áreas estratégicas, como ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que eram consideradas fundamentais para o desenvolvimento do Brasil.

  3. Colaborações internacionais: Muitos estudantes e pesquisadores que participaram do programa estabeleceram colaborações internacionais, que poderiam resultar em projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento.

  4. Ampliação do acesso à educação internacional: O programa proporcionou a oportunidade para estudantes de diferentes regiões do Brasil, inclusive de famílias de baixa renda, de terem acesso a uma educação internacional de qualidade.

Apesar desses benefícios, o programa também enfrentou críticas e desafios, como custos elevados, problemas de gestão e a necessidade de aprimoramento na seleção de bolsistas. Como resultado, o governo brasileiro decidiu encerrar o programa e redirecionar recursos para outras iniciativas na área de ciência, tecnologia e inovação.

Saiba mais sobre a situação do programa após seu encerramento e o motivo de sua suspensão:


Requisitos para Participação

O programa era destinado a estudantes devidamente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino do Brasil. Para os estudantes de graduação, é necessário que já tenha sido concluído pelo menos 20% ou no máximo 90% da carga horária total prevista para a conclusão do curso.

Além disso, era preciso ter atingido nota superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a partir do ano de 2009. Estudantes que comprovassem premiações em olimpíadas científicas ou que sejam bolsistas de iniciação científica possuíam prioridade de escolha no processo de seleção.

Quais são os Benefícios?

As bolsas do CsF possuíam duração de 12 meses e estas poderiam ser prorrogadas por até 18 meses, caso seja necessário realizar algum curso de idioma. Os benefícios oferecidos pelo programa eram:

  • Mensalidade da Bolsa: valor pago mensalmente para cobrir os gastos dos estudantes;

  • Auxilio-Instalação: valor pago inicialmente para a instalação do estudante no país de destino.

  • Auxílio Material Didático: valor pago para a compra de materiais que auxiliam no processo de aprendizagem. Isso inclui a compra de computadores e/ou tablets, por exemplo.

  • Passagens Aéreas e Seguros de Saúde: valores que asseguram ao estudante a ida e a volta ao final do período estipulado, além de seguro em caso de problemas de saúde.

Regras de Inscrição

O processo de inscrição era composto por diversas etapas. O primeiro passo é procurar a sua respectiva universidade para conhecer as regras internas de participação. Após isso, é necessário se inscrever no portal do Ciência sem Fronteiras e seguir o cronograma estipulado pelo edital escolhido.

Ainda com dúvidas sobre como funcionada o Ciência sem Fronteiras?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.