Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba tudo sobre o segundo dia de provas do Enem

26 de setembro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Durante o segundo dia de provas do Enem, o estudante precisará encarar questões relacionadas às áreas de Exatas e Biológicas, e isso certamente é uma tarefa que demanda muita energia e preparo. 

Isso também significa que o estudante precisará manter o foco e ficar atento a fórmulas e cálculos matemáticos para garantir um bom desempenho.

Pensando em ajudar você nesse momento, separamos tudo o que precisa saber sobre o segundo dia de provas do Enem.

Composição das provas

No segundo dia do Enem são aplicadas duas provas: 

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Todas as perguntas são de múltipla escolha e o candidato terá até cinco horas para responder a todas elas. É importante destacar que só é permitido sair com o caderno de questões quando faltar 30 minutos para o fim do horário do exame.

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias é composta por 45 questões, distribuídas entre as matérias de Química, Biologia e Física. Isso não significa que existirão 15 questões de cada disciplina, afinal, o Enem é conhecido pela presença de questões interdisciplinares.

Já a prova de Matemática e suas Tecnologias conta também com 45 questões objetivas, mas sem essa divisão entre matérias.

Rascunho

Como o segundo dia de provas do Enem é composto por disciplinas que envolvem contas e fórmulas matemáticas, o participante do exame pode rascunhar seus cálculos no caderno de questões, mas só lá. Essa resolução servirá apenas para identificar a alternativa correta dentre as opções apresentadas, portanto, não terá peso na correção da prova.

Se por acaso algum estudante for pego utilizando qualquer outro meio para fazer seus rascunhos, ele será desqualificado.

Dicas para ir bem no segundo dia de provas

Para aumentar as suas chances de conseguir um bom resultado no segundo dia de provas, você pode seguir as seguintes dicas:

  1. Cuide da sua alimentação e da sua rotina de exercícios
  2. Leia o edital e planeje seu conteúdo de estudo
  3. Faça simulados
  4. Analise a correção das provas

Sobre os dias de prova

Hoje em dia, o Enem é realizado em dois domingos consecutivos. Este ano, as provas estão marcadas para os dias 03 e 10 de novembro. Marque na agenda!

Mas além de conhecer as datas, é importante conhecer a rotina dos dias de prova:

  • 12h: Abertura dos portões
  • 13h: Fechamento dos portões
  • 13h-13h30: Procedimentos de segurança nas salas de provas
  • 13h30: Início das provas
  • 19h: Término das provas no primeiro dia
  • 18h30: Término das provas no segundo dia

*Atenção: Todos os horários informados pelo Inep (órgão responsável pelo exame) têm como base o horário de Brasília. Por isso, se sua região segue outro fuso horário, fique ligado! Faça as contas e não se atrase nos dias de provas.

O que fazer com a nota do Enem?

Depois de receber o resultado do exame, você pode usar essa informação de diversas formas diferentes. Veja algumas delas:

  • Identificar seus pontos fracos: Caso você seja um treineiro, isto é, alguém que ainda não vai entrar na faculdade no próximo ano, os resultados da prova do Enem fornecem a oportunidade de identificar seus pontos fortes e evidenciar quais áreas você precisar dedicar um pouco mais de atenção e estudo.
  • Conseguir uma vaga para um curso superior: Dependendo da instituição escolhida, é possível conquistar uma vaga apenas com os resultados do Enem, sem ter de passar pelo vestibular tradicional.
  • Ingressar em programas de bolsas ou conseguir um financiamento: Você pode usar as suas notas do Enem para se candidatar ao ProUni e ao FIES.

Onde estudar usando a nota do Enem?

Você pode usar suas notas do Enem para estudar nas mais diversas instituições do país, existem opções aos montes! Porém, lembre-se de escolher um lugar credenciado pelo Ministério da Educação, caso contrário, seu diploma não terá validade e todo o tempo e esforço dedicados terão sido em vão.

Para te ajudar em sua escolha, selecionamos algumas boas faculdades reconhecidas pelo MEC. Além disso, estas instituições oferecem bolsas de estudo e descontos de até 70% no valor das mensalidades:

Veja também:

Conheça os 10 cursos mais baratos do Brasil

Conheça as faculdades que usam o Enem como vestibular

Como andam seus preparativos para o segundo dia de provas do Enem? Compartilhe conosco nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.