Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Descubra qual é a nota máxima do Enem

1 de novembro de 2019
arte com o símbolo do exame nacional do ensino médio, também chamado de enem
Imagem do autor
Escrito poradmin

Ter um bom desempenho no Enem é de grande importância para quem quer utilizar a nota do exame para participar dos principais processos seletivos que oferecem vagas em universidades públicas de todo o país, bolsas de estudos e financiamento estudantil.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Se você está entre os milhões de candidatos ansiosos por uma vaga no ensino superior, fique por dentro de tudo sobre a nota máxima do Enem e saiba onde você pode utilizar o seu resultado do exame.

Veja também:
+ Dicas para obter um bom desempenho no ENEM
+ Como se inscrever no Enem?
+ 20 dicas para quem for fazer a prova do Enem



Como é calculada a nota do Enem

Para avaliar as provas objetivas, o Enem utiliza um método complexo chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não leva em conta apenas o número de acertos do estudante.

O TRI leva em consideração a coerência das respostas dos participantes. Ou seja, se ele erra muitas questões fáceis, em teoria, isso significa que ele não deveria acertar muitas questões difíceis. Se isso acontece, o sistema considera isso como um chute e atribui uma nota menor.

Redação

A redação do Enem é corrigida manualmente por, pelo menos, dois avaliadores que não sabem a autoria do texto. Ela possui cinco competências avaliativas e cada uma vale de 0 a 200 pontos:

  • Demonstrar domínio da norma culta da Língua Portuguesa.
  • Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento.
  • Defender um ponto de vista com base em argumentações.
  • Demonstrar conhecimento da estrutura dissertativo-argumentativa.
  • Elaborar proposta de intervenção.



Qual a nota máxima que posso tirar na redação do Enem?

A nota máxima da redação é de 1.000 (mil) pontos. Se você acha muito difícil alcançar essa pontuação, saiba que nós podemos te ajudar a chegar lá explicando o que é exigido em cada uma das competências avaliativas.

Competência 1: demonstrar domínio da norma culta

Espera-se que o candidato saiba escrever dentro dos padrões da norma culta. Ou seja, evite ao máximo cometer erros gramaticais em seu texto.

Na norma culta também não são aceitas gírias e abreviações, portanto, cuidado com o uso da linguagem oral.

Competência 2: compreender a proposta da redação

Nesta competência, você precisa demonstrar que conseguiu, por meio dos textos de apoio e da proposta, compreender do que se trata o tema.

Competência 3: defender um ponto de vista

Desta vez, o candidato precisará demonstrar que embasou seu ponto de vista em fatos, apresentar dados e informações que auxiliem na construção de uma boa argumentação.

Competência 4: demonstrar conhecimento da estrutura dissertativo-argumentativa

Aqui, basta desenvolver um texto nos moldes exigidos. Com uma introdução, na qual se dará o contexto do assunto e a apresentação da tese sobre o tema; o desenvolvimento, no qual serão apresentadas informações que ajudem a construir argumentos bem embasados; por fim, o último parágrafo, no qual será apresentada uma proposta de intervenção para agir sobre o problema colocado.

Competência 5: elaborar proposta de intervenção

Será preciso elaborar uma proposta prática e que de fato surta efeitos na sociedade. Pense em uma proposta que diminua os efeitos do problema apresentado ou elimine-o, e de que forma isso será efetuado.

Leia também:
+ Enem: Tudo o que você precisa saber sobre o Exame!
+ Novo Enem: saiba de todas as mudanças na prova
+ Sisu é a mesma coisa que Enem?



Qual a nota máxima que posso tirar nas provas objetivas do Enem?

Embora seja possível determinar a nota máxima da redação, não dá para fazer o mesmo com as provas objetivas em razão da Teoria da Resposta ao Item (TRI).

Em 2018, as notas máximas no Enem foram as seguintes:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 869,6.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 850,4.
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 816,9.
  • Matemática e suas Tecnologias: 996,1.

Só é possível saber as notas máximas de uma edição do Enem após a divulgação dos resultados do exame.

Onde usar a nota do Enem

Você pode usar a nota do Enem para realizar a inscrição em vários processos seletivos que dão acesso ao ensino superior. Confira:

Sisu

Este programa oferece vagas em instituições de ensino superior por todo o país. Para se inscrever, basta ter realizado o último Enem e ter tirado nota superior a zero na redação, mas a disputa pelas vagas é bastante acirrada. O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano.

ProUni

O ProUni distribui bolsas de estudos parciais (de 50%) e integrais em instituições de ensino superior privadas. Para participar, o candidato deve ter feito o último Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas objetivas, sem ter zerado na redação.

Além disso, é necessário cumprir alguns requisitos socioeconômicos determinados pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo limites de renda bruta familiar mensal.

FIES

Este programa permite aos estudantes financiar seus cursos superiores a juros muito baixos e começar a pagar apenas após formados.

Para se inscrever no processo seletivo, o aluno precisa ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem e nota maior que zero na redação. Também é preciso se encaixar em um determinado perfil de renda familiar.

Ingresso direito é a maneira mais fácil e sem burocracia de iniciar um novo curso superior. Basta apresentar a nota do Enem e, caso atinja a nota mínima, é só fazer a matrícula.

Além de conseguir ingressar na graduação desejada, com a nota do Enem, você ainda tem a possibilidade de obter bolsas de estudos de até 100%.

Onde estudar com a nota do Enem

Fique por dentro de algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode utilizar a nota do Enem para entrar direto, sem precisar prestar vestibular.

Todas elas ainda oferecem diversos benefícios financeiros, como bolsas de estudos, descontos na mensalidade e financiamento sem burocracia. Confira:

[INSIDRE_CONTENT]

Veja também
+ Descubra qual a nota mínima para passar no Enem
+ Descubra se você pode usar a nota do Enem do ano anterior
+ Quantos minutos por questão Enem? Duração do exame!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.