Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Quando sai a nota do Enem 2020? Descubra agora!

9 de dezembro de 2020
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porFernanda Zacchi

Depois que a gente faz o Enem, é preciso relaxar e esperar quase dois meses pelos resultados. É um período em que a única coisa que a gente pode fazer é equilibrar paciência e expectativa.

Afinal, quem não quer saber de uma vez que nota tirou nas provas? Os gabaritos até dão uma noção aproximada do número de respostas corretas, mas ninguém pode prever a nota da redação ? e nem a pontuação final.

Isso é o que faz os resultados serem tão aguardados, além, é claro, da possibilidade de entrar na corrida por uma vaga no ensino superior.

Descubra agora quando sai a nota do Enem 2020 e como concorrer a uma vaga em universidade pública ou privada!

Quando sai a nota do Enem 2020

Depois que as provas são encerradas, a organização do Enem precisa de um tempinho para processar os resultados.

Primeiro, os gabaritos são submetidos uma leitura computadorizada, que é feita várias vezes para assegurar a confiabilidade.

Enquanto isso, uma equipe de professores especializados passa horas e horas lendo e corrigindo milhões de redações dos participantes.

Cada redação é corrigida por pelo menos dois analistas diferentes, que devem atribuir pontos a diversos quesitos (concisão, tema, encadeamento de ideias, etc.). As notas são somadas e depois divididas para chegar ao número final.

Isso explica por que os resultados demoram tanto a sair.

O Enem 2020 precisou ser adiado por causa da pandemia de covid-19. As provas, que seriam feitas em novembro, passaram para janeiro. Com isso, a divulgação dos resultados também foi jogada para frente.

A expectativa é que os resultados do Enem 2020 estejam disponíveis a partir da segunda quinzena de março de 2021.

Os participantes vão poder conhecer sua pontuação acessando o site oficial do Enem e informando o CPF e a senha.

Os resultados são individuais, ou seja, só dá para acessar a própria pontuação.

Depois disso, já sabe: é hora de se preparar para a corrida por uma vaga no ensino superior!

Veja a seguir como funciona!

Nota do Enem 2020 para entrar na faculdade

Dá para entrar na faculdade com praticamente qualquer nota no Enem, desde que seja acima de zero.

Porém, há processos seletivos que são mais concorridos e os mais tranquilos.

Veja quais são!

Processos seletivos mais difíceis do Enem 2020

Podemos dizer que entre os processos seletivos mais concorridos estão aqueles organizados pelo governo federal. O motivo para tanta procura é que estamos falando de programas que distribuem vaga em universidades públicas e concedem bolsas de estudos em faculdades privadas.

Para se dar bem, é preciso de uma bela nota no Enem 2020.

Os mais concorridos são:

  • Sisu, que distribui todos os anos mais de cem mil vagas em cursos superiores de instituições públicas. Para se dar bem na seleção é preciso ter uma nota média de 660 pontos para os cursos de concorrência moderada e mais de 800 para Medicina, por exemplo. As inscrições abrem logo após a divulgação dos resultados do Enem. Para participar das duas edições de 2021, o candidato só precisa ter nota acima de zero na redação do Enem 2020.
  • ProUni, que todos os anos concede milhares de bolsas parciais ou integrais em cursos presenciais e EAD de faculdades privadas. Não por acaso, é quase tão concorrido quanto o Sisu, exigindo uma nota média de 620 pontos para se dar bem. A diferença é que o ProUni tem uma série de exigências de participação. Por exemplo: o candidato deve ter pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem 2020 e nota acima de zero na redação, renda familiar de até três salários mínimos por pessoa e ter feito o ensino médio em escola da rede pública. Todo semestre abre uma nova seleção.

Seleções mais tranquilas do Enem 2020

  • FIES: Esse é o programa que oferece financiamento estudantil a juros baixos e condições facilitadas de pagamento. Bom para quem quer fazer um curso superior com a ajuda do governo e só começar a pagar as parcelas da dívida depois da formatura. O FIES exige pelo menos 450 pontos no Enem, mas aceita qualquer edição a partir de 2010 (inclusive a de 2020). A média para conseguir o benefício é de 550 pontos, bem menor que a do Sisu ou do ProUni. Para entrar na disputa é preciso ter renda familiar de até cinco salários. O programa abre inscrições todo semestre.
  • Ingresso direto: esse é o sistema mais tranquilo de todos. Com praticamente qualquer nota acima de zero dá para conseguir vaga em faculdade privada sem precisar passar por vestibular. Basta apresentar a pontuação durante o processo seletivo e pronto. Vale para praticamente qualquer curso presencial ou EAD, exceto Medicina.

No ProUni, FIES e ingresso direto, encontramos milhares de faculdades de qualidade, incluindo algumas bem conhecidas dos brasileiros, como:

Fique de olho nas datas do Enem 2020

 A pandemia de Covid-19 bagunçou nossas vidas, e nem o Enem escapou das medidas de restrição.

Em vez de novembro, como inicialmente previsto, as provas vão acontecer em finais de semana de janeiro de 2021, nos seguintes dias:

  • 17 e 24 de janeiro ? Enem impresso.
  • 31 de janeiro e 7 de fevereiro ? Enem digital.

Os dois formatos contam com provas objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além da redação.

As provas começam pontualmente às 13h30 (horário de Brasília). Para não correr o risco de ficar de fora, os candidatos devem chegar entre 12h até, no máximo, 13h.

Veja também:

Saiba tudo sobre a prova do Enem e veja as melhores dicas

Como está sua expectativa para o Enem 2020? Conte para a gente nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.