Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Entenda quando e onde sai o edital do Enem 2020

12 de dezembro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

O Exame Nacional do Ensino Médio vem mudando a forma com que acontecem os processos seletivos para o ensino superior em nosso país.

Dividido em quatro grandes áreas do conhecimento, no Enem, os candidatos que concluíram o ensino médio podem avaliar suas competências mediante uma pontuação, que servirá para que eles concorram a diversas vagas em faculdades do Brasil e até de outros países.

O Ministério da Educação, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organiza e aplica as provas. Se em 1998, o Enem servia apenas para a avaliação do ensino médio, desde 2009 o programa ganha esse formato que conhecemos hoje: o Enem realiza o sonho de muitas pessoas. 

Unificando as seleções, que em sua maioria são informatizadas, não é necessário que os candidatos se desloquem para outros estados para concorrer às vagas, ampliando suas chances de ingresso no curso que desejam fazer e, consequentemente, aumentando o acesso de jovens às universidades públicas e privadas. 

A cada ano acontece uma nova edição do Enem, normalmente nos últimos meses, concluindo o semestre letivo de muitos estudantes. A data exata e todo o cronograma são divulgados por meio de um edital oficial.

Quer saber como acompanhar todos os prazos e confirmar onde e quando sai o edital do Enem 2020? Continue a leitura!

O que é o edital do Enem?

O edital do Enem é um informativo que contém tudo o que você precisa saber sobre a prova: normas, datas, como são computadas e processadas as notas, onde ver os resultados etc. 

Esse documento é necessário para que haja uma avaliação justa e que todos os participantes sigam as mesmas regras. 

Sua publicação é feita no Diário Oficial da União e é reproduzido no site do Enem, que fica dentro do portal do Inep. Confira algumas de suas seções:

  • Disposições preliminares: nas quais constam o cronograma, as empresas que aplicarão as provas, onde fazer a inscrição, onde pagar a taxa de inscrição, entre outras informações gerais.
  • Objetivos: que mostram o porquê da aplicação da prova.
  • Estrutura do exame: apresenta o número exato de questões e discriminação de todas as matrizes curriculares que são exigidas, além da redação.
  • Isenção da taxa de inscrição: trata dos casos em que se comprove a impossibilidade de pagamento.
  • Atendimentos: para solicitação de aplicação de prova para candidatos com deficiência ou outras limitações.
  • Inscrição: aborda todos os detalhes, passo a passo, do que é necessário para se inscrever.
  • Pagamento: traz detalhes sobre como fazer o pagamento.
  • Local de realização do exame: trata dos locais de prova e a data e o local onde essa informação estará disponível. 
  • Identificação do participante: apresenta todos os documentos necessários para a realização da prova e o que levar no dia do exame.
  • Obrigações do participante: aborda as regras e normas sobre o que pode ser feito durante a prova, quais objetos podem entrar nas salas, como entregar o caderno de respostas etc.
  • Resultados: apresenta informações sobre onde serão divulgados os gabaritos e demais classificações do candidato.

Ao total são 19 seções no edital e mais os anexos, por isso é importante que você o leia na íntegra e não perca nenhum detalhe, já que o descumprimento de qualquer norma que esteja lá publicada pode desclassificá-lo.

Quando sai o edital do Enem 2020?

O Inep divulga o edital logo no início do ano. Em 2019, ele saiu em fevereiro. A partir daí, as inscrições foram recebidas entre 6 e 17 de maio e os cartões com os locais de prova foram divulgados em 16 de outubro. 

Para 2020, espera-se que as datas sejam próximas e a prova seja realizada, como em 2019, no mês de novembro.

São dois domingos de prova, nos quais se dividem as quatro competências da avaliação. No primeiro dia, são aplicadas a redação, 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas. No segundo dia, 45 questões de Matemática e 45 questões de Ciências da Natureza.

A diferença é que no Enem 2020 estará em teste o novo modelo do Exame: as provas digitais. Por isso, mais do que nunca, é de grande importância conhecer o edital desse processo.

Onde serão divulgados os resultados do Enem 2020?

Todos os gabaritos e resultados poderão ser conferidos no portal do Inep e em um aplicativo exclusivo do Enem que os estudantes podem baixar em seus celulares.

A divulgação é feita de forma individual, apenas o candidato pode ter acesso à pontuação com a sua senha cadastrada no site oficial do Enem. 

Onde estudar com a nota do Enem 2020?

Seus pontos no Enem podem garantir vagas em universidades públicas e privadas. Cada instituição tem a sua forma de ingresso ou participa de processos seletivos, como o Sisu, ProUni e FIES. Confira:

Universidades públicas

Algumas ainda mantêm os tradicionais vestibulares, mas consideram as notas do Enem como parte do processo seletivo, seja a nota geral ou atribuindo diferentes pesos conforme a área de conhecimento.

Outras já aderiram ao Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, criado pelo MEC para distribuir as vagas das universidades públicas de todo o país, segundo uma classificação que é feita pela nota do Enem. 

Faculdades privadas

Para as faculdades privadas, você pode usar sua nota do Enem e participar de dois processos seletivos, também amparados pelo MEC, o ProUni e o FIES.

O ProUni subsidia bolsas integrais e parciais para estudantes de baixa renda e o FIES é um financiamento estudantil, também para a população mais carente. Ambos os processos foram criados para que haja uma democratização do ensino superior.

O Enem só serve para programas do governo?

Não mesmo! Você pode entrar direto em muitas faculdades com a sua nota do Enem. Os processos seletivos que apresentamos são bastante concorridos e nem todos os candidatos conseguem receber um benefício para estudar.

Existem instituições de qualidade, reconhecidas pelo MEC, que participam desses processos, mas que também oferecem bolsas próprias, com excelentes descontos para você. Veja algumas delas:

Pesquise em seus sites e veja que você pode, sim, começar a sua graduação em 2020!

Veja também:

Saiba qual é a nota de corte do Enem 2020 e onde ver a sua

Entenda como funciona a Teoria de Resposta ao Item do Enem

Agora que você sabe quando sai o edital do Enem 2020, conte para a gente nos comentários: qual é o curso que você quer estudar?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.