A isenção do Enem é uma gratuidade que o Ministério da Educação (MEC) concede todos os anos a milhões de participantes do exame. Para você ter ideia da quantidade, o MEC disponibilizou 2,9 milhões de gratuidades em 2019.

Você pretende concorrer a esse benefício para fazer o Enem de graça em novembro de 2020? Então, deve se inscrever para disputar uma isenção no mês de abril. A solicitação de isenção deve ser feita entre os dias 6 e 17 de abril.

Depois disso, você deve aguardar o término do período de inscrição e conferir a lista com os aprovados. Veja, a seguir, onde e quando sai o resultado da isenção do Enem 2020, quem tem direito a esse benefício e onde estudar usando a nota do exame.

Onde e quando sai o resultado da isenção do Enem 2020

O Inep, instituto responsável pelo Enem, divulga o resultado da isenção no site oficial do exame (enem.inep.gov.br) no dia 24 de abrik

Para confirmar se você é um dos beneficiados com a gratuidade, acesse o Sistema Enem (enem.inep.gov.br/participante) e confira o resultado da sua solicitação de isenção. 

Se o benefício foi negado, você pode entrar com um recurso no Sistema Enem. Apresente os documentos solicitados pelo Inep para o MEC analisar a sua solicitação e decidir se você pode receber a gratuidade. 

Quem tem direito à isenção do Enem 2020

O MEC destina a gratuidade no Enem para brasileiros que atendem aos critérios de um dos perfis abaixo: 

  • Ser estudante, em 2020, matriculado e cursando a última série do ensino médio em uma escola pública declarada ao Censo da Educação Básica.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública e ter renda familiar per capita igual ou menor que 1,5 salário mínimo.
  • Ter realizado o ensino médio completo como bolsista integral em uma escola privada e ter renda familiar per capita igual ou menor que 1,5 salário mínimo.
  • Declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda e estar inscrito no CadÚnico.

Se você se encaixa em um desses perfis, pode concorrer ao desconto integral na taxa do Enem e ser liberado de pagar a inscrição.

Cronograma do Enem 2020

O Inep já divulgou o calendário  do Enem 2020. Confira:

  • Publicação do Edital do Enem: 31 março de 2020
  • Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição: 6 a 17 de abril de 2020
  • Resultado da Isenção da Taxa de Inscrição: 24 de abril de 2020
  • Inscrição no Enem: 11 a 22 de maio de 2020
  • Divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição no Enem: outubro de 2020

Em 2020, haverá duas versões do exame: o Enem Digital e o Enem Regular (em papel).

O Enem Digital será aplicado como projeto piloto e somente 100 mil participantes de municípios pré-selecionados poderão realizar esse formato de prova. 

Veja as datas exatas das provas de cada formato do exame:

  • Aplicação do Enem Digital: 11 e 18 de outubro de 2020
  • Aplicação do Enem Regular (em papel): 1° e 8 de novembro de 2020

Onde estudar usando a nota do Enem 2020

Além de poder usar o Enem para participar do Sisu, do ProUni e do FIES, é possível aproveitar a nota para ingressar diretamente em uma graduação presencial ou EAD de uma faculdade particular.

Diversas faculdades privadas reconhecidas pelo MEC aceitam a pontuação do Enem como forma de ingresso. 

E o melhor: disponibilizam bolsa de estudo de até 100% conforme o resultado do exame — quanto maior sua nota, maior o desconto na mensalidade até o final do curso.

Confira algumas instituições:

Veja também:

Tire suas dúvidas sobre o Enem!

Agora que você já sabe quando sai o resultado da isenção do Enem 2020, compartilhe sua decisão: comente como pretende usar a nota do Enem! Você vai participar do Sisu, do ProUni, do FIES ou vai tentar uma bolsa diretamente em uma faculdade privada?