O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) abrange duas etapas de ensino: o fundamental e o médio. É aplicado gratuitamente e indicado para jovens e adultos que não concluíram os estudos no tempo sugerido pelo Ministério da Educação.

Em 2018, mais de 789 mil pessoas participaram do Encceja 2018. Obtendo as notas mínimas necessárias, elas poderão receber o certificado de conclusão do ensino básico para continuar a jornada de aprimoramento no ensino superior.

Está ansioso para descobrir a sua nota? Então confira quando estará disponível  o resultado do Encceja 2018!

Quando estará disponível o resultado do Encceja

O gabarito oficial do Encceja 2018 foi divulgado no dia 17 de agosto. Você pode consultá-lo no site do Inep (portal.inep.gov.br).

As notas das provas objetivas e de redação ainda não receberam uma data exata de liberação. O instituto responsável pelo exame divulgou apenas uma previsão:

  • O resultado do Encceja 2018 focado no ensino médio será divulgado qualquer dia a partir de 12 de novembro.

  • O resultado do Encceja focado no ensino fundamental, somente a partir de 10 de dezembro.

Fique de olho nas notícias sobre o Encceja para saber qual é a data certa para acessar a página do participante e conferir suas notas.

O que fazer com o resultado do Encceja

Participantes que escolhem a etapa de ensino fundamental e conseguem a nota mínima exigida pelo Inep em todas as provas recebem a certificação dessa fase de estudos e podem seguir para o ensino médio.

Já aqueles que escolhem a etapa de ensino médio e tiram uma boa nota para obter a certificação, podem continuar os estudos ingressando em um curso de nível superior.

Nessas duas etapas de ensino, o Inep exige que o participante consiga no mínimo 100 pontos em cada prova objetiva e 5,0 pontos da prova de redação. Esses são os critérios para receber a certificação oficial.

Onde fazer uma graduação após o Encceja

No Brasil, o diploma de nível superior faz a diferença no salário. Ele dobra a renda do brasileiro, segundo o estudo de 2017 “Valor Análise Setorial — Ensino Superior”.

Portanto, se você conseguir o certificado do ensino médio, não pare seus estudos! Invista em você: faça uma graduação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho e ficar mais perto da independência financeira.

Para ajudar, listamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação. São instituições de ensino que oferecem graduações presenciais e EAD, descontos especiais, bolsas de estudos e financiamentos próprios:

Você pode escolher fazer uma graduação tecnológica, um bacharelado ou uma licenciatura. Todos são considerados cursos de nível superior e ajudam você a turbinar sua carreira ou mudar completamente sua área de atuação.

Veja também:

Conheça as faculdades que duram 2 anos e veja como fazer

Descubra qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura

Devo fazer uma faculdade após os 30 anos?

Pretende fazer uma graduação após o Encceja? Então conte para  a gente o nome do curso nos comentários!