Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Veja quanto você precisa tirar no Enem 2019 pra ganhar bolsa

18 de outubro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

A nota do Enem 2019 pode ser usada para conseguir bolsas de estudo em faculdades privadas por meio do ProUni ou diretamente com algumas instituições de ensino.

Essa é uma ótima notícia para quem não conseguiu entrar em uma universidade pública pelo Sisu e não tem condições financeiras de arcar com as mensalidades de uma graduação, especialmente cursos mais caros, como Medicina, Direito e Engenharias.

Vamos explicar ao longo do artigo quanto é preciso tirar no Enem para conseguir uma bolsa de estudo e quais os demais requisitos para aproveitar essa facilidade. Acompanhe!

Quanto preciso tirar no Enem 2019 para conseguir uma bolsa do ProUni?

O ProUni é uma programa do governo federal que oferece bolsas integrais e parciais (de 50%) em faculdades particulares a estudantes que ainda não possuem diploma de nível superior.

Quem fizer o Enem 2019 e atingir uma pontuação geral igual ou maior que 450 e nota acima de zero na redação poderá se inscrever no ProUni em 2020. Porém, se inscrever no programa não garante uma bolsa de estudo.

A nota mínima do Enem para conseguir uma bolsa do ProUni varia conforme a vaga, ou seja, o curso e a instituição de ensino escolhidos.

Com base em edições anteriores do ProUni, podemos dizer que a nota mínima do Enem (nota de corte) para conseguir uma bolsa varia de 460 a 780 pontos, aproximadamente.

Existem ainda requisitos socioeconômicos para ter direito às bolsas do ProUni. Mesmo que o candidato atinja a nota de corte para passar, precisará atender a pelo menos um dos requisitos abaixo:

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino em exercício da função (somente para bolsas em cursos de licenciatura). Neste caso, não há limite de renda.

Há também limites de renda familiar mensal bruta por pessoa:

  • Bolsas integrais: até um salário mínimo e meio.
  • Bolsas de 50%: até 3 salários mínimos por pessoas.

Nota do Enem 2019 para conseguir bolsa diretamente com a faculdade

Algumas faculdades particulares têm programas próprios de concessão de bolsas de estudo a partir da nota do Enem.

Funciona da seguinte maneira: os candidatos que escolhem utilizar a nota do Enem no processo seletivo (ingresso direto) ficam dispensados de fazer a prova do vestibular e recebem bolsa de até 100%, dependendo da pontuação obtida no Enem.

Conseguir uma bolsa direto com a faculdade é muito mais simples e rápido do que pelo ProUni, já que não há intermediários. Além disso, não é preciso cumprir requisitos socioeconômicos.

A nota do Enem necessária para conseguir uma bolsa direto com a faculdade varia bastante de acordo com a instituição escolhida.

Na Cruzeiro do Sul Educacional, por exemplo, uma pontuação a partir de 300 pontos já garante bolsa parcial, e nota acima de 800 pontos dá direito a bolsa de 100% durante todo o curso!

As bolsas fornecidas pelas próprias faculdades a partir da nota do Enem valem tanto para cursos presenciais quanto a distância (EAD).

Mas é importante verificar se o curso é reconhecido pelo MEC antes de se matricular, pois só assim você tem a certeza de que receberá um diploma válido para exercer a profissão quando se formar.

Onde estudar com a nota do Enem

Segue uma lista de faculdades que oferecem diversos cursos reconhecidos e bem avaliados pelo MEC. Nestas instituições, você pode usar a nota do Enem 2019 para conseguir uma bolsa de estudo. Além disso, elas também costumam participar do ProUni!

Para se informar agora mesmo sobre a disponibilidade de bolsas para o curso que você tem interesse, clique nos links abaixo:

Veja também:

Nota de corte do Enem 2019: veja quanto você precisa tirar!

Veja as notas de corte do ProUni 2019 e quanto precisa tirar

Depois de ver como conseguir bolsas de estudo com a nota do Enem 2019, conte para a gente nos comentários: qual curso você quer fazer?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.