Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Veja quantos pontos precisa tirar no Enem pra passar em Enfermagem

18 de janeiro de 2019
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

Quer saber quantos pontos precisa para passar em Enfermagem no Enem? No vestibular, Enfermagem não está entre os cursos mais fáceis de se passar. Essa é uma realidade que se estende a outras graduações na área da Saúde, aliás.

Até um tempo atrás, isso era um problemão para os candidatos.

Mas hoje temos diversas outras formas de acesso à faculdade fazendo apenas uma prova: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Se você já fez ou quer fazer o Enem para cursar Enfermagem, fique aqui com a gente. Vamos contar quais são os processos seletivos em que você pode se inscrever e qual a pontuação necessária para passar em cada um deles.

Confira agora mesmo!

Como usar a pontuação do Enem para cursar Enfermagem

Fomos atrás de todas as possibilidades de aproveitamento da sua nota do Enem para estudar Enfermagem e chegamos a quatro opções:

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é destinado para quem fez o Enem mais recente e não zerou a redação. Tem vagas em universidades públicas federais e estaduais em todo o Brasil, e por isso é um dos processos seletivos mais concorridos para Enfermagem e outros cursos.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) para quem atende aos requisitos socioeconômicos. Quem fez o Enem alguma das últimas duas edições mais recentes da prova pode se candidatar.

Para se inscrever, também é preciso cumprir o requisito de nota mínima para se inscrever, além de atender os requisitos de renda familiar e educação. Oferece bolsa de estudos integrais (100%) e parciais (50%) para cursos de Enfermagem em universidades particulares de todo o país.

Fies

para quem se encaixa no perfil de renda familiar e desempenho em qualquer edição do Enem a partir de 2010. Distribui financiamento facilitado.

Ingresso direto

para quem busca uma forma simples de entrar na faculdade, sem precisar fazer vestibular, comprovar renda ou ficar com uma dívida para pagar depois.

Quanto precisa tirar no Enem pra passar em Enfermagem no Sisu

Apesar de ter poucas exigências de participação, o Sisu é o processo seletivo mais concorrido. Principalmente por ser a porta de entrada para algumas das melhores faculdades públicas do país.

Quem quiser aumentar as chances de conquistar uma vaga em Enfermagem por esse sistema deve pensar em ter por volta de 700 pontos na média das provas do Enem. As maiores notas de corte ultrapassam os 850 pontos.

Nas últimas edições, foi preciso tirar uma média de 707 pontos no Enem para passar em Enfermagem na ampla concorrência, sendo 650 pontos a menor e 850 pontos a maior média. Essas foram as cinco maiores pontuações das últimas edições do Enem*:

  • Universidade Federal Do Amazonas (UFAM) – 851,36 pontos
  • Universidade Federal Do Amapá (UFAP) – 833,52 pontos
  • Universidade Federal Do Amazonas (UFAM) 793,79 pontos
  • Universidade Federal Rural Da Amazônia (UFRA) – 784,98 pontos
  • Fundação Universidade Federal Do Vale Do São Francisco (UNIVASF) – 772,35 pontos

*De acordo com levantamento e estimativa realizados pela plataforma do Quero Bolsa.

Quanto precisa tirar no Enem pra passar em Enfermagem no Prouni

Para se inscrever, o Prouni exige que o candidato tenha feito o Enem mais recente, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação, além de se encaixar em perfil socioeconômico determinado pelo edital da seleção.

Em edições recentes a nota de corte para Enfermagem tem variado entre 525 a 720, com média de 566 pontos para conseguir uma bolsa integral pelo Enem (desconto de 100% nas mensalidades).

Nas últimas edições, a maior pontuação para passar em Enfermagem no Prouni pelo Enem foi de 767 pontos. Para matar a sua curiosidade, essas foram as maiores notas das últimas edições*:

  • Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi) – 767,92 pontos
  • Universidade Regional Do Noroeste Do Estado Do Rio Grande Do Sul (Unijuí) – 734,42 pontos
  • Faculdade Independente Do Nordeste (Fainor) – 729,96 pontos
  • Faculdade De Ciências Médicas E Da Saúde De Juiz De Fora (Suprema) – 725,14 pontos
  • Faculdade De Educação Da Ibiapaba (FAEDI) – 723,10 pontos
  • Faculdade Meridional De Porto Alegre (IMED) – 715,70 pontos

*De acordo com levantamento e estimativa realizados pela plataforma do Quero Bolsa.

Quanto precisa tirar no Enem pra financiar Enfermagem com o Fies

O FIES exige os mesmos 450 pontos do Prouni como nota mínima para se inscrever no processo seletivo. A diferença é que aceita edições mais antigas do Enem. Então se você fez Enem há mais de uma década atrás, estará apto a se inscrever no Fies e buscar o financiamento em uma faculdade de Enfermagem.

As notas de corte para financiar o curso de Enfermagem usando o Fies ficam entre 555 e 670 pontos. Vale lembrar que se você conseguir uma bolsa parcial pelo Prouni, pode financiar os 50% restantes da mensalidade pelo Fies.

Quanto precisa tirar no Enem pra passar em Enfermagem com o ingresso direto

Aqui, a nota varia bastante. É que cada faculdade exige uma pontuação diferente – e a nota ainda pode mudar de um semestre para o outro.

Algumas faculdades não aceitam o Enem para entrar em cursos da área da Saúde. O melhor é entrar em contato com a instituição do seu interesse para saber mais sobre a disponibilidade de vagas e o desempenho exigido.

Como escolher uma faculdade de Enfermagem?

Escolher uma faculdade de Enfermagem que seja reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) é fundamental para começar a carreira na área da saúde. Instituições conceituadas pelo MEC garantem uma grade curricular alinhada às demandas do mercado, professores qualificados e estrutura adequada para práticas laboratoriais e estágios.

Além disso, o reconhecimento do MEC é ponto obrigatório. Ele assegura que o diploma obtido seja reconhecido no mercado de trabalho e ofereça credibilidade ao enfermeiro depois de formado.

Onde estudar Enfermagem com a nota do Enem

As bolsas de estudo proporcionam oportunidades a estudantes ingressarem em ótimas universidades particulares, independente de sua condição financeira. Além de valorizar inclusão ao ensino superior, isso contribui para a formação de uma equipe de profissionais de Enfermagem mais representativa e comprometida com a saúde e bem-estar da população.

Separamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde dá para entrar com a nota do Enem. Nelas você também encontra facilidades como convênios, descontos, bolsas e parcelamento das mensalidades.

Confira:

Veja também:

Descubra como usar a nota do Enem no ProUni

Vai fazer o Enem? Já está se preparando? Conte tudo para a gente aqui nos comentários!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.