Se você é um dos milhares de alunos que irão fazer a prova do Enem, com certeza deve estar ansioso para saber quando sai o resultado da prova. Afinal, por meio do exame é possível ingressar nas melhores faculdades do país.

As provas do Enem costumam acontecer entre os meses de outubro e novembro, mas o resultado demora cerca de dois a três meses para ser divulgado.

Quer saber que dia sai o resultado do Enem? Então confira este artigo!

Resultado do Enem: gabaritos, notas e espelho de redação

A divulgação dos resultados do Enem pode ser dividida em algumas fases, que acontecem desde a realização da prova até a divulgação dos espelhos de redação. Veja quais são elas:

  1. Publicação dos Cadernos de Prova e dos Gabaritos
  2. Divulgação dos Resultados Individuais
  3. Divulgação dos Resultados dos Treineiros
  4. Divulgação dos Espelhos de Redação

Mas quando é possível acessar essas informações? Como as datas exatas do Enem mudam de ano para ano, é possível apenas fazer uma estimativa com base nas edições anteriores do exame. Confira:

Gabarito oficial

Geralmente, uma semana após a realização da prova o Inep divulga em seu site os gabaritos e os cadernos de questões do Enem. É importante estar atento à cor do seu caderno de prova (branco, azul, amarelo, rosa, cinza ou laranja) para verificar o gabarito certo.

Resultado final

Já o resultado final é divulgado somente em meados de janeiro. Neste período o Inep disponibiliza o Boletim de Desempenho Individual do Enem, que informa a sua nota.

Por meio desse documento, é possível saber o seu desempenho nas seguintes provas:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Redação

Resultado dos treineiros

No mês de março é divulgado o desempenho dos treineiros: alunos menores de 18 anos que participam do Enem apenas para testar seus conhecimentos, sem concorrer a uma vaga.

Divulgação dos espelhos de redação

Também em março costuma ser disponibilizado o espelho de redação: ou seja, cada candidato pode consultar uma cópia digitalizada da sua prova de redação. O espelho da redação fica disponível no site do Inep.

Como você viu, é importante se manter atento ao calendário atualizado do Enem para descobrir as datas exatas de divulgação do boletim individual, da nota dos treineiros e do espelho de redação.

Como usar a nota do Enem

Além de avaliar o desempenho escolar e acadêmico dos candidatos, o Enem é também a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.

Veja o que é possível fazer com a nota do Exame:

  • Concorrer a uma vaga em universidade pública por intermédio do Sisu.
  • Concorrer a uma bolsa de estudos parcial ou integral em faculdade particular através do ProUni.
  • Conseguir um financiamento estudantil a juros baixos para estudar em faculdade particular pelo Fies.
  • Entrar em uma faculdade privada sem precisar fazer um novo vestibular.
  • Conseguir descontos na mensalidade em cursos superiores presenciais ou a distância em faculdades particulares.

Onde estudar usando a nota do Enem

Inúmeras faculdades públicas e privadas brasileiras aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos. Para tentar uma vaga em uma instituição pública, é necessário participar do Sisu: um processo bastante concorrido, cujas notas de corte são bem altas.

Se você prefere ingressar na faculdade rapidamente e de forma menos burocrática, pode usar a sua nota do Enem para entrar em uma instituição privada sem precisar fazer o vestibular.

Além disso, a pontuação também pode ser utilizada para conseguir descontos nas mensalidades dessas instituições.

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, que ofertam cursos presenciais e a distância, onde você pode estudar com a sua nota do Enem. Conheça:

As faculdades listadas acima também oferecem benefícios como bolsas de estudo, convênios e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Saiba tudo sobre a prova do Enem e veja as melhores dicas

Descubra se é possível ver um gabarito da redação do Enem

Que graduação você pretende fazer com a sua nota do Enem? Conta para a gente nos comentários!