Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina Veterinária?

18 de novembro de 2019
Quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina Veterinária
Imagem do autor
Escrito poradmin

Deseja ser veterinário? Então, confira uma nota mínima, uma média e o máximo para conseguir uma vaga no curso de Medicina Veterinária pelo Enem.

É possível usar seu resultado do Enem para participar em 4 seletivos: Sisu, Prouni, Fies e Ingresso Direto. Fique por dentro das pontuações e descubra quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina Veterinária!

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

O que mais pesa no Enem para Medicina Veterinária?

Por se tratar de um curso da área da saúde, algumas universidades dão peso maior para as provas do caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na seleção para o curso de Medicina Veterinária.

As matérias mais importantes, portanto, seriam Biologia, Física e Química. Ou seja, o desempenho dos candidatos no segundo dia de Enem pode ser fator diferencial na hora de ser aprovado ou não em uma faculdade.

No entanto, isto não é uma regra para todas as universidades. Há instituições que não diferenciam e consideram o desempenho geral na prova como fator de aprovação. Há também quem dê um peso maior para a nota da redação.

Por isso, é importante estar preparado para todos os cenários se você quer tirar mais que a nota mínima para passar em Medicina Veterinária no Enem.

+ Saiba mais: Confira as matérias da grade curricular de Medicina Veterinária

Que nota precisa tirar no Enem para passar em Medicina Veterinária pelo Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma escolha certa para quem deseja cursar Medicina Veterinária em uma universidade pública. 

Esse processo seletivo é grátis, acontece uma vez por ano e é bastante concorrido, já que as faculdades estaduais e federais são muito disputadas pela qualidade dos cursos e por serem graduações gratuitas. Para participar, faça o Enem do ano anterior à inscrição e tire uma nota maior que zero na prova de redação.

Veja também:
+ Quanto ganha um Veterinário? Salário e Áreas de Atuação!

Além disso, fique ligado nas notas de corte para Medicina Veterinária. O Sisu usa esse sistema para classificar os inscritos e definir os dívidas na chamada regular.

Para aumentar suas chances de ser aprovado de primeira, garanta que sua nota de corte esteja entre as pontuações abaixo:

Com base nos dados do Sisu 2023, essas são as notas de corte para passar em Medicina Veterinária pelo Enem:

  • Menor nota de corte: 654,29.
  • Nota de corte média: 706,59.
  • Maior nota de corte: 781,58.

No Sisu 2023, foram registradas vagas em 54 cursos de Medicina Veterinária. A média das notas de corte de todos esses cursos foi de 706,59, sendo que a nota de corte mais alta (781,58) foi na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), e a nota de corte mais baixa (654,29) foi para entrar na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Vale ressaltar que essas notas são referentes às vagas colocadas para disputa de ampla concorrência. Notas de corte para entrar via sistema de cotas no curso de Medicina Veterinária também podem variar em notas mais altas e mais baixas.

Veja também:

+ Melhores Faculdades de Medicina Veterinária

Prouni: que nota precisa tirar no Enem para passar em Medicina Veterinária

Você não tem diploma de ensino superior? Tem renda familiar de até 3 remunerados por pessoa? Cursou o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada?

Então, pode tentar uma vaga em Medicina Veterinária pelo Prouni. Esse programa concede bolsas de estudos integrais (100%) ou parciais (50%) aos ativos no processo seletivo. 

Isso significa poder estudar graça ou pagar somente metade da mensalidade durante toda a graduação em uma faculdade particular. 

Para concorrer a uma dessas, é preciso garantir a nota mínima de 450 pontos na média do Enem e nota maior que zero na prova de redação. Além disso, fique ligado na nota de corte para o curso de Medicina Veterinária.

O Prouni também adota o sistema de nota de corte para classificar os inscritos no processo seletivo do primeiro e segundo semestres

Disputa de ampla concorrência para bolsa integral em Medicina Veterinária no Prouni

Confira as pontuações no Enem para a disputa por uma bolsa integral (com desconto de 100%) para passar em Medicina Veterinária no Prouni:

  • Menor nota de corte: 599,28.
  • Nota de corte média: 663,92.
  • Maior nota de corte: 742,10.

Disputa de ampla concorrência para bolsa parcial em Medicina Veterinária no Prouni

Confira as pontuações no Enem para a disputa por uma bolsa parcial (com desconto de 50%) para passar em Medicina Veterinária no Prouni:

  • Menor nota de corte: 518,06.
  • Nota de corte média: 655,88.
  • Maior nota de corte: 738,96.

+ Leia mais: Saiba tudo sobre fazer uma faculdade de Medicina Veterinária

Fies: que nota precisa tirar no Enem para passar em Medicina Veterinária

Se sua renda familiar é de até 5 indexados por pessoa, você pode se inscrever no Fies para concorrer a um financiamento durante o curso de Medicina Veterinária. 

Inscritos não Fies podem financiar uma graduação presencial em uma faculdade privada a juros zero ou juros abaixo da média do mercado com um longo prazo para pagamento após a formatura.

Para participar desse processo seletivo, é necessário obter 450 pontos na média do Enem do ano anterior à inscrição e nota superior a zero na redação.

Para aumentar conforme as chances de ser aprovado, garanta que sua nota de corte esteja entre a pontuação abaixo:

  • Menor nota de corte: 534.
  • Nota de corte média: 605.
  • Maior nota de corte: 695.

+ Saiba mais: Quanto tempo dura o curso de Veterinária?

Ingresso Direto: que nota precisa tirar no Enem para passar em Medicina Veterinária

Por fim, use seus pontos no Enem para entrar direto no curso de Medicina Veterinária sem fazer novas provas. 

Isso é possível graças ao Ingresso Direto, uma forma de entrada no ensino superior adotada por diversas faculdades particulares.

Para essa vantagem vantagem, garanta, no mínimo, entre 300 e 450 pontos na média do Enem. Quanto maior a sua nota, maior a chance de ingressar rápido no curso e receber uma bolsa de estudos válido durante a graduação.

Basta se inscrever no site da faculdade, informar que vai usar a nota do Enem e apresentar uma cópia do Boletim de Desempenho Individual no exame. 

Veja algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que disponibilizam essa forma de ingresso:

Confira na Quero Bolsa ofertas de bolsa de estudo para Medicina Veterinária.

Veja também:

+ Bolsas de estudo para o curso de Medicina Veterinária no Rio Janeiro.
+ Saiba tudo sobre o curso de Medicina Veterinária
+ Qual a diferença entre Zootecnia e Veterinária?

Agora que já sabe que nota precisa tirar no Enem para passar em Medicina veterinária, conte para a gente: por que você deseja ser veterinário? Comente aqui embaixo!

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.