Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Cursos

Pedagogia: Confira a nota de corte!

18 de janeiro de 2019
Na imagem, uma professora aponta para o quadro verde e enquanto seus alunos prestam atenção para suas explicações
Imagem do autor
Escrito porRedação
Atualizado em: 27/02/2024

Você sabia que o curso de Pedagogia é um dos mais amados dos brasileiros? Pois é, a graduação está entre as que têm a maior quantidade de alunos matriculados no Brasil, já tendo ficado a frente de cursos como Direito e Administração em alguns anos. Inclusive, em 2022 foi o curso com maior número de formados no país.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Não sabe que carreira seguir? Faça nosso Teste Vocacional!

Um dos motivos para tanto sucesso pode ser a boa oferta de empregos na área, mas provavelmente não é só por isso. O pedagogo tem a importante missão de educar nossas crianças e pensar em novas formas de aprendizado, especialmente no momento em que vivemos, imersos em tecnologia, questionamento de papéis e mudanças de rumo.

Hoje o curso é a escolha de mais de 655 mil alunos por todo o país, formando cerca de 120 mil alunos por ano. Mesmo com a grande procura, conseguir vaga em pedagogia não é tão difícil quanto se possa imaginar. Anualmente são aproximadamente 415 mil vagas abertas, distribuídas entre 1.017 instituições de ensino – Das quais 92% na rede particular.

O desafio é mesmo entrar nas universidades públicas. A concorrência média do curso de Pedagogia em instituições federais, estaduais e municipais é de 11,5 candidatos por vaga! Já nas particulares, há espaço de sobra.

Veja que nota é preciso tirar no Enem para passar em Pedagogia em diversos processos seletivos – desde os que oferecem vagas em universidades públicas até aqueles que dão uma bolsa de estudos para você estudar sem pagar um centavo!

Veja também:
+ Quantos pontos preciso tirar no ENEM pra conseguir bolsa?


Como entrar em Pedagogia usando a nota do Enem?

Quer entrar em Pedagogia com seu desempenho no Enem? Pois saiba que você pode concorrer em pelo menos quatro processos seletivos – sendo que alguns abrem inscrições mais de uma vez ao ano. Ou seja: são várias chances de conseguir uma vaga!

Conheça as principais:

Ingresso direto: com a nota do Enem você tem praticamente um passe livre para entrar em diversas universidades privadas pelo País. Muitas instituições aceitam o desempenho no Exame como critério de seleção de novos alunos. E ainda tem a vantagem de ser dispensado do vestibular local e da taxa de inscrição em várias faculdades.

Sisu: o Sistema de Seleção Unificada é o maior processo seletivo do Brasil. Por ele são classificados candidatos que irão ocupar milhares de vagas ofertadas todos os anos nas universidades públicas.

O único critério de participação é ter feito o Enem mais recente e ter pontuado na redação (zero não pode!). Os que tiverem as melhores notas garantem um lugar ao sol. São duas chances por ano de entrar, uma em janeiro e outra em junho.

ProUni: pelo Programa Universidade para Todos o candidato pode concorrer a uma bolsa integral ou parcial em faculdade privada – com todas as despesas cobertas pelo Governo Federal. Para conseguir o benefício é preciso ter feito o Enem mais recente, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação. Além disso é preciso se encaixar nos critérios de renda familiar e formação escolar exigidos pelo MEC. O processo seletivo acontece duas vezes por ano.

FIES: o Fundo de Financiamento Estudantil do Governo Federal ajuda o estudante de baixa renda a pagar a faculdade privada. A dívida só é cobrada mais tarde, depois que o aluno se forma, com prazo longo e juros abaixo do valor de mercado.

Para conseguir o FIES é preciso entrar em uma seleção que exige pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação de qualquer Enem a partir de 2010. O candidato também precisará se encaixar em critérios de renda. A seleção de novos beneficiários também acontece duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre.

Que nota é preciso tirar no Enem para entrar em Pedagogia pelo ingresso direto?

A nota para entrar em Pedagogia por ingresso direto varia de acordo com a instituição. Em várias delas basta não ter zerado na redação. Em outras, precisa ter uma pontuação mínima nas provas, geralmente, de 450 pontos.

Na maioria, a nota apresentada pode ser de qualquer edição do Enem. Para conhecer os critérios, consulte a instituição de ensino desejada. O ingresso direto vale também para cursos de Pedagogia a distância.

Aqui listamos algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que aceitam esta forma de ingresso, além de participarem com frequência do ProUni e do FIES:

Todas oferecem ainda vantagens como descontos, convênios, bolsas de estudos e financiamentos sem burocracia.

Que nota é preciso tirar no Enem para entrar em Pedagogia pelo Sisu?

Para felicidade geral de quem quer fazer Pedagogia em universidade pública, a nota de corte não está entre as mais altas. A média aqui para conseguir vaga é de 600 pontos.

Claro, dependendo da instituição (e do nível dos candidatos que concorrem com você) a nota de corte para passar pode ser bem elevada, ultrapassando os 730 pontos. Mas esses casos são exceção.

No outro extremo, as notas mais baixas registradas variam de 490 a 550 pontos.

Que nota é preciso tirar no Enem para entrar em Pedagogia pelo ProUni?

A grande procura faz com que a nota para entrar em Pedagogia pelo ProUni seja muito similar à do Sisu.

A média geral, por exemplo, tem se mantido a mesma: cerca de 600 pontos. A diferença está nas menores notas, já que dá para entrar em várias faculdades apenas com o mínimo exigido, que é de 450 pontos (no Sisu elas são mais altas).

As maiores notas de corte para entrar em Pedagogia pelo ProUni chegam perto de 790 pontos! Tudo depende da instituição escolhida e do nível dos alunos que concorrem à mesma bolsa que você.

Que nota é preciso tirar no Enem para entrar em Pedagogia pelo FIES?

No FIES a concorrência dá um respiro. A nota média para obter o financiamento para o curso de Pedagogia tem se mantido na casa dos 530 pontos. Também é comum encontrar pessoas que conseguiram o benefício com a nota mínima, 450 pontos.

Em casos mais raros, a nota de corte pode se aproximar de 700 pontos.

Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Como aumentar as chances de passar em Pedagogia com a nota do Enem?

Você viu que não é preciso uma super nota no Enem para conseguir vaga em Pedagogia.

Mas é preciso ficar alerta e jamais baixar a guarda. Acreditando que é fácil, muita gente relaxa nos estudos. Dessa forma, quando chegam os processos seletivos, o candidato candidato acaba caindo do cavalo: seu desempenho no Enem está bem longe do mínimo necessário para entrar.

É comum as pessoas caírem nessa armadilha, viu? A nota de corte varia conforme o nível dos candidatos que disputam a mesma vaga. Se as pessoas que concorrerem a uma posição na mesma faculdade, campus, turno e modalidade que você tiverem uma pontuação alta no Enem, são grandes a chances de vir uma pedreira por aí.

Por isso, recomendamos que você estude para alcançar um desempenho elevado. Dessa forma você garante sua vaga em Pedagogia em qualquer processo seletivo que use a nota do Enem.

Veja também:
+ Vale a pena fazer Pedagogia?

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.