Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba o que fazer com a nota do Enem

24 de outubro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) é, sem dúvidas, a prova mais importante para aqueles que pretendem cursar uma faculdade no Brasil, assim, com as notas alcançadas nesse exame algumas universidades selecionam os candidatos aprovados para ingressar em seus cursos superiores.

Por isso, se você já fez a prova e está com o seu resultado em mãos, é hora de pensar no que irá fazer com isso! Deste modo, organizamos uma série de informações úteis que vão auxiliar você nesse processo.

Breve história do ENEM

A história do Enem é antiga, já que esta modalidade existe desde 1998. Mas foi em 2009 que deixou de ser apenas uma prova que era destinada a avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil e passou a ser reconhecida como um exame de vestibular, ou seja, a partir dessa perspectiva, quem fizesse a prova poderia utilizar as notas obtidas para tentar entrar em alguma universidade.

De lá para cá, o número de alunos que se inscrevem para fazer as provas tem crescido a cada ano, o que aponta para o nível de importância que essa prova alcançou em nosso país.

Só para se ter uma ideia, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), em 2009 o número de alunos inscritos foi de 4,5 milhões. Em 2017 esse número saltou para 7,5 milhões!

Vamos agora saber porque tanta gente busca fazer a prova e como você pode utilizar a nota do Enem para entrar para a faculdade e começar a estudar!

Você pode usar nota do Enem no Sisu e entrar em uma faculdade pública

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Governo Federal que teve sua primeira edição no ano de 2010. Como o nome diz, trata-se de um sistema que funciona como um processo seletivo para que alunos de todo o Brasil possam concorrer a vagas para as universidades públicas brasileiras utilizando a nota da última prova do Enem.

Quando você se inscreve no Sisu, o sistema ‘puxa’ as notas que você tirou na prova do Enem e assim você pode escolher o curso e a instituição que deseja entrar, disputando uma das vagas. Para isso, basta acessar o site oficial do Sisu e clicar no link “Fazer Inscrição”.

Características do Sisu:

  • Realizado duas vezes ao ano, no 1º e 2º semestre.

  • Precisa ter feito a última edição do Enem.

  • Precisa não ter zerado a prova de Redação.

  • As inscrições são gratuitas.

  • Não há limite de renda para participar.

Usar nota do Enem para obter uma bolsa ProUni para uma faculdade particular

O Programa Universidade para Todos (ProUni)  também é uma iniciativa do Governo Federal. Seu objetivo é conceder bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes que comprovem ter algumas das características específicas (Abaixo você encontrará as especificações).

De modo geral,  o governo irá financiar sua faculdade, desde que você atenda aos pré-requisitos que confirmem que você e sua família não têm condições de pagar os estudos.

Para concorrer às bolsas do ProUni, você precisará informar seu número de inscrição do Enem para que o sistema consulte as notas que você obteve. As inscrições acontecem duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e devem ser feitas no site do ProUni.

Características do ProUni:

  • Realizado duas vezes ao ano, no 1º e 2º semestre.

  • As inscrições são gratuitas.

  • Bolsas podem ser de 50% ou 100%.

  • Renda familiar mensal bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

  • Ter cursado ensino médio em escola pública ou privada com bolsa.

  • Média na prova do Enem deve ser maior do que 450 pontos.

  • Não pode ter zerado a redação.

  • Válido para estudantes que ainda não tenham um diploma de nível superior.

Pré-requisitos para ser beneficiado pelo ProUni:

Para que você possa ter  direito à bolsa, é necessário que se enquadre em um dos critérios listados:

  • Ter estudado o ensino médio completamente em escola da rede pública.

  • Ter estudado o ensino médio em escola particular, desde que tenha sido na condição de bolsista integral da própria instituição.

  • Ter estudado o ensino médio em escolas da rede pública e particular, desde que tenha sido na condição de bolsista integral da própria instituição.

  • Ter deficiência.

  • Ser professor permanente em escola pública, com o objetivo de concorrer a bolsas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. *A renda familiar não é considerada nesta condição.

Abaixo, listamos algumas faculdades particulares que fizeram parceria com o MEC e oferecem bolsas do ProUni. Vale a pena conhecê-las e saber um pouco mais sobre os cursos oferecidos e verificar as bolsas de Prouni disponíveis.

Usar nota do Enem para complementar nota do vestibular tradicional

É importante que você saiba que ainda existem universidades que optaram por continuar realizando uma prova de vestibular própria, em vez de utilizar notas obtidas no Enem.

Ainda assim, em algumas dessas faculdades, mesmo fazendo a prova do vestibular tradicional, você pode usar a nota do Enem para complementar a nota que tirou no vestibular da instituição.

Isso ocorre, por exemplo, em algumas universidades públicas bastante concorridas, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que aceita a nota do Enem para complementar a pontuação do processo seletivo, inclusive para cursos como Medicina.

As regras de utilização da nota do Enem como complemento do Vestibular variam bastante de acordo com a instituição, assim como o cálculo da pontuação. Por isso é importante consultar o edital do vestibular para entender as regras internas e saber de que modo você poderá usar sua nota do Enem no processo seletivo da faculdade em que pretende ingressar.

Usar nota do Enem para ingressar em faculdade particular

Antes de se criar a prova do Enem, cada universidade elaborava a sua. Depois que o Exame Nacional passou a existir, muitas faculdades privadas de todo o Brasil deram a oportunidade para que os alunos usassem as notas do Enem para ingressarem em seus cursos.

Cada instituição define como será utilizada a nota do Enem, e por isso as regras variam bastante (consulte o edital de processo seletivo da universidade). Em algumas delas, pode-se usar somente a nota do último Enem, enquanto em outras é possível disputar uma vaga com as notas do Enem de anos anteriores.

Pode acontecer também de algumas faculdades exigirem uma nota mínima nas provas objetivas e na redação, mas essa não é a regra geral.

Como os processos seletivos de uma universidade para outra são diferentes, vale a pena entrar no site da faculdade desejada e se informar sobre os procedimentos de matrícula.

Aqui apresentamos uma seleção que fizemos de faculdades renomadas e que são credenciadas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação. Você pode buscar por informações detalhadas sobre como usar a nota do Enem em cada uma delas:

Veja também:

Enem 2018 – saiba quais as notas de corte para cada curso
Saiba como fazer uma faculdade EAD com a nota do Enem

E você? Tem focado no Enem para tentar entrar em uma faculdade? Já sabe qual curso e universidade que deseja estudar? Compartilhe suas ideias conosco deixando um comentário logo abaixo!


Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.