Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Enem

Saiba o que fazer com o resultado da prova do Encceja 2018

22 de outubro de 2018
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porRedação

O Encceja é um exame criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para certificar as competências de jovens e adultos que buscam um diploma do ensino fundamental ou médio.  

Segundo o Inep, o exame tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos. A prova elaborada pelo órgão avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

Como usar a nota do Encceja  

O Encceja certifica jovens e adultos que não concluíram os estudos em tempo adequado. Para conseguir o certificado do ensino fundamental, é preciso ter no mínimo 15 anos e para se certificar no ensino médio o candidato precisa ter no mínimo 18 anos. Esse documento é aceito em qualquer instituição de ensino superior e técnico.  

Mas atenção: a idade mínima exigida tem como referência a data da prova. Por isso, se no dia da inscrição você ainda não tiver completado a idade exigida, não tem problema. Verifique a data de realização da prova e faça as contas!

Além disso, o candidato que possuir no mínimo 18 anos e ainda não tiver o certificado do ensino fundamental poderá ainda assim realizar o Encceja para o ensino médio. Isso mesmo: não é preciso ter um diploma do ensino fundamental para receber seu diploma do Ensino Médio!

Infelizmente,  prova do Encceja de 2018 já foi aplicada. Mas você já pode começar a se preparar para o Encceja 2019!

Agora, se você realizou a prova no dia 05 de agosto deste ano, saiba que o resultado sairá em novembro. Ou seja, em breve você poderá emitir seu diploma na instituição escolhida e dar seguimento aos seus estudos!  

Faculdades que aceitam o diploma do Encceja

É preciso ter o diploma do ensino médio para conseguir ingressar em uma faculdade. Por isso, lembre-se de que o certificado do Encceja é oferecido apenas para os alunos que obtiverem, no mínimo, 100 pontos na prova objetiva e 5 pontos na redação.  

A boa notícia é que o certificado de ensino médio do Encceja é aceito em instituições privadas e públicas de ensino superior. E nas instituições de ensino técnico também!  

Selecionamos algumas das principais faculdades que aceitam o certificado do Encceja e que são reconhecidas pelo MEC. Para ingressar em alguma delas basta realizar o processo seletivo e no ato da inscrição levar os documentos exigidos pela instituição, inclusive o diploma:

As instituições acima estão espalhadas por todo Brasil e, em alguns casos, oferecem bolsas de estudo, descontos e financiamentos próprios. Confira!

Veja também:  

Os melhores cursos EAD do Brasil

Fez a prova do Encceja? Conte para a gente o que achou da prova! Deixe um comentário aqui embaixo.


Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.