O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é, atualmente, uma das provas mais importantes do Brasil, para aqueles que desejam ingressar no ensino superior. Isso acontece, pois a cada edição mais pessoas se inscrevem e mais vagas e oportunidades são criadas.

Ter um bom desempenho no ENEM significa poder participar de diversos processos de seleção para o ensino superior em instituições públicas e particulares, financiamento das mensalidades, bolsas de estudos e até mesmo estudar no exterior.

Confira abaixo como concorrer e aproveitar dos benefícios oferecidos pelo resultado do ENEM.

Você Precisa Saber!

  1. SiSU
  2. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é o processo de seleção para as vagas em instituições federais de ensino superior através da nota no ENEM. Através deste sistema é possível concorrer às mais diversas vagas em todo o Brasil, através da internet.

  3. Prouni
  4. O Programa Universidade para Todos (Prouni) se diferencia do SiSU nas vagas oferecidas e no público alvo. Enquanto o SiSU classifica para as vagas em instituições públicas, o Prouni classifica os estudantes para as vagas em instituições particulares e quanto ao público alvo, o Prouni é destinado aos estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública.

    Além disso, os estudantes aprovados garantem bolsas de estudos parciais e integrais. As bolsas parciais custeiam metade do valor total da mensalidade do seu respectivo curso, já as bolsas integrais custeiam o valor total da mensalidade.

  5. Fies
  6. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outra oportunidade oferecida pelo ENEM. Nesse programa é possível garantir o financiamento das mensalidades do seu curso e pagá-las apenas depois de formado. Para participar desse programa é preciso ter participado do ENEM a partir de 2009.

    Para solicitar o financiamento é preciso estar devidamente matriculado em um curso superior de uma instituição particular de ensino. Vale ressaltar que quem conseguiu uma bolsa de estudo parcial pelo Prouni pode solicitar o financiamento da outra parte da mensalidade pelo Fies.

  7. Certificado de Conclusão do Ensino Médio
  8. Através do ENEM é possível ainda conseguir o certificado de conclusão do Ensino Médio. Para tanto, é necessário que o candidato tenha mais de 18 anos e tenha optado pelo certificado no momento da inscrição. Os estudantes que alcançarem nota mínima de 450 pontos em cada área do conhecimento da prova e nota igual ou superior a 500 pontos na redação podem solicitar o certificado junto a Secretaria de Educação.

     

  9. Ciência sem Fronteiras
  10. Por último, mas não menos importante, para os estudantes que já ingressaram em um curso superior, é possível concorrer a intercâmbios em diversos países através do Ciência sem Fronteiras.

    Para isso, é preciso que a nota seja superior a 600 pontos no momento do ingresso à universidade e que tenha sido alcançado a partir do ano de 2009, quando o exame tomou a forma atual de avaliação.