O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa governamental que permite o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior por meio de vagas em universidades públicas participantes.

Para se inscrever no Sisu, basta que o candidato tenha feito a prova mais recente no Enem e tirado nota acima de zero na redação: diferente de outros programas, não é necessário tirar uma nota mínima nas provas objetivas.

Quem participa do Sisu tem duas chances de ser aprovado: pela classificação oficial ou por meio da lista de espera para as vagas remanescentes.

Neste artigo, você vai descobrir como saber se foi selecionado na lista de espera do Sisu e ainda ver como garantir uma vaga na faculdade com a sua nota do Enem. Confira!

Quem pode participar do Sisu?

Pode participar do Sisu alunos que tenham concluído o ensino médio e prestado a prova mais recente do Enem, alcançando nota acima de zero na redação.

No entanto, algumas universidades específicas exigem uma nota mínima para conceder vaga em determinados cursos. Se for o caso, o aluno será informado no momento da inscrição.

O Sisu também conta com sistema de cotas e há reserva de vagas para os seguintes grupos:

  • Alunos de escola pública;
  • Alunos de baixa renda, que comprovem renda familiar mensal bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Pessoas que se autodeclaram como negros, pardos ou indígenas.

Tem segunda chamada no Sisu?

Oficialmente, o Sisu não faz uma segunda chamada. A segunda convocação é feita somente a partir da lista de espera para as vagas que permaneceram em aberto.

Como funciona a lista de espera do Sisu?

A lista de espera do Sisu é a relação de candidatos que não foram classificados em nenhuma opção de curso na convocação oficial e que se inscreveram para tentar uma segunda chance.

Caso os candidatos classificados na primeira chamada não apresentem toda a documentação necessária ou desistam das vagas, elas voltam a ficar disponíveis para quem se inscreveu na lista de espera.

É importante lembrar que a participação na lista de espera do Sisu não é automática: o aluno interessado deverá se inscrever no site do programa no dia indicado. 

Logo que são encerradas as inscrições, o Sisu envia para as universidades participantes a lista com os candidatos inscritos. São elas que irão convocar os alunos selecionados. 

Nesta etapa, várias chamadas poderão ser feitas, até que todas as vagas sejam preenchidas.

Quando e como ver o resultado da lista de espera do Sisu?

No primeiro semestre, o resultado da lista de espera do Sisu costuma ser divulgada no início de fevereiro.

Já no segundo semestre, o resultado geralmente é publicado no início de julho.

Para acessar, basta entrar no site do programa e informar o seu CPF e a senha cadastrada.

Como saber se fui selecionado na lista de espera do Sisu?

Para saber se você foi selecionado na lista de espera do Sisu, você deve conferir o site do programa na data indicada.

Caso seu nome não conste na lista, não desanime: outras chamadas poderão ser feitas até que todo o processo seja encerrado. 

Por isso, você deve conferir regularmente o site da universidade onde se inscreveu. Isso porque, após a divulgação do primeiro resultado, as outras chamadas são publicadas apenas nos sites das universidades participantes.

Se, por algum motivo, você não conseguir acessar o site do Sisu ou caso haja alguma dúvida, há duas alternativas para conferir se foi selecionado:

  • Na secretaria da instituição onde se candidatou à vaga;
  • Pela Central de Informações do MEC, no número 0800-616161.

O que fazer se não conseguir uma vaga pela lista de espera do Sisu?

Como se trata de um processo seletivo muito concorrido, bastante gente acaba ficando de fora e não consegue uma vaga pelo Sisu.

No entanto, há alternativas para entrar no ensino superior imediatamente: muitas faculdades particulares aceitam a nota do Enem como forma de ingresso na graduação sem precisar prestar vestibular.

E o que é ainda melhor: várias delas ainda oferecem descontos e até bolsas de estudo a partir da sua pontuação!

Selecionamos algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que aceitam a nota do Enem e oferecem descontos. Conheça:

As instituições que listamos acima possuem mensalidades acessíveis e também trabalham com outras opções de benefícios financeiros, como convênios e financiamentos sem burocracia. 

Veja também:

Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Saiba como conseguir uma bolsa de estudos e comece a estudar

Já se inscreveu no Sisu e está aguardando o resultado da lista de espera? Conta para a gente nos comentários qual curso pretende fazer!