Com mais de 209.190 mil vagas ofertadas na primeira metade de 2021, as inscrições para o Sisu 2021.2 abrirão na próxima terça-feira proporcionando aos estudantes brasileiros a chance de ingressar nas principais universidades públicas do país. 

O Ministério da Educação divulgou o cronograma completo da chamada regular e da lista de espera do processo seletivo, no entanto não sabemos ainda quantas vagas serão disponibilizadas neste semestre. No entanto, a previsão é que a consulta de vagas seja liberada alguns dias antes do período de inscrição para que os estudantes saibam com antecedência para quais instituições poderão aplicar.

Quer ficar por dentro de todos os prazos e tudo o que é necessário para realizar a inscrição no Sisu 2021.2? Então continue lendo este artigo que o Mundo Vestibular preparou para te ajudar!

Quais as datas de inscrições do Sisu 2021.2

As inscrições do Sisu 2021.2 começarão no dia 3 de agosto, terça-feira, e se estenderão até as 23h59 do dia 6 de agosto, horário de Brasília. Ao longo deste período os alunos poderão escolher duas opções de curso e trocá-las diariamente conforme o ranking e as notas de corte forem atualizadas.

Esta é uma boa estratégia para quem percebe que as notas de corte estão muito altas para o curso escolhido e preferem tentar uma colocação melhor em outra instituição e turno.

Quando sai o resultado do Sisu 2021.2

O resultado do Sisu 2021.2 está previsto para ser liberado no dia 10 de agosto de 2021, logo pela manhã. Em dias como este o sistema tende a ficar um pouco congestionado por conta do alto fluxo de acessos à plataforma, mas basta aguardar que em pouco tempo todos conseguirão consultar suas notas.

A matrícula dos alunos selecionados deve acontecer entre os dias 11 e 16 de agosto. Como o tempo é curto, o ideal é que seus documentos estejam organizados para quando a hora chegar. Veja a seguir os principais documentos:

  • Termo de Ciência / Requerimento de Inscrição;
  • Documento que ateste a conclusão do Ensino Médio;
  • Documento de identificação oficial do candidato com foto;
  • Comprovante de situação cadastral regular no CPF;
  • Comprovante de quitação eleitoral;
  • Para candidatos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar;
  • Foto 3×4 recente.

O que é a lista de espera do Sisu 2021.2?

Muitos estudantes não sabem, mas após a chamada regular o Sisu 2021.2 possui uma lista de espera. Isso significa que os estudantes não selecionados na chamada única poderão participar da Lista de Espera e tentar as vagas remanescentes do programa. Veja as datas:

  • Prazo para se inscrever na lista de espera: 10 a 16 de agosto;
  • Início da convocação da lista de espera: 19 de agosto.

A inscrição na lista de espera não é automática, portanto caso seu nome não seja chamado de primeira, continue de olho nos prazos e manifeste interesse na lista de espera na data estipulada.

A Lista não garante uma vaga no ensino superior, mas dá a você a chance de disputar pelas vagas dos alunos que desistiram ou perderam os prazos no processo da matrícula. Então não perca esta chance!.

Quem pode participar do Sisu 2021.2?

De acordo com o edital do Sisu 2021.2, para participar do processo seletivo é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Possuir nota na redação superior a zero;
  • Não ser “treineiro” (estudante matriculado no primeiro ou no segundo ano do ensino médio)

Passo a passo para fazer inscrição do Sisu 2021.2

O processo seletivo é totalmente gratuito e deve ser realizado virtualmente através do Portal do Sisu (https://sisu.mec.gov.br/). As notas de corte são atualizadas diariamente, portanto quem se inscreve no primeiro dia de seleção tem a vantagem de analisar as pontuações desde o princípio, decidindo se troca ou não suas opções de curso de acordo com a colocação. Veja o passo a passo para se inscrever no programa assim que o acesso estiver liberado:

  1. Acesse o Portal do Sisu (https://sisu.mec.gov.br/);
  2. Clique em “Fazer Inscrição”;
  3. Selecione “Entrar com GOV.BR’, com os mesmo dados utilizado no sistema do Enem;
  4. A seguir, confirme o número de seu celular e e-mail, para receber um aviso caso passe na seleção;
  5. Na próxima tela, escolha suas duas opções de curso por ordem de prioridade, pesquisando vagas por município, nome da instituição ou nome do curso;
  6. Selecione também a modalidade de concorrência e confirme sua inscrição.
  7. Agora basta acompanhar diariamente a sua posição.

O que fazer caso não passe no Sisu 2021.2?

Apesar da lista de espera, sabemos que o Sisu é um processo seletivo muito disputado e nem sempre é possível ser selecionado na primeira tentativa. Quando isso acontece, a alternativa para quem deseja entrar em universidades públicas é tentar vestibulares próprios ou aguardar a próxima prova do Enem para se inscrever novamente no Sisu.

Mas se o seu desejo é cursar uma universidade particular, podemos te apresentar algumas oportunidades para começar a estudar ainda em 2021.

inscrições sisu 2021-2 - mundo vestibular

Infelizmente tanto o Fies quanto o Prouni tiveram seus processos seletivos iniciados antes da abertura do Sisu, neste semestre. Portanto se você não se inscreveu, não há muito o que fazer para tentar vagas em programas governamentais.

No entanto, existe ainda uma última alternativa para entrar na faculdade com a nota do Enem ainda este ano. Vamos te contar um pouco mais sobre ela a seguir:

Ingresso direto

Período de inscrições: indefinido
Método de ingresso: nota do enem + descontos de até 70%

O Ingresso Direto ainda é pouco conhecido, mas vem ganhando espaço ano a ano entre os participantes do Enem. Suas vagas não fazem parte de nenhum programa do governo e são oferecida pelas universidades particulares de todo o Brasil de maneira independente.

Para concorrer é preciso ir até a instituição desejada e perguntar se a mesma apresenta vagas. Cada universidade apresenta um processo diferente, mas na maioria dos casos basta apresentar a nota do Enem e caso a sua pontuação corresponda aos requisitos da instituição, é só fazer a matrícula.

Em alguns casos você pode até conseguir 70% de desconto nas mensalidades do curso. É ou não é uma grande oportunidade?

Onde estudar com Ingresso Direto?

Agora que você já conhece esta modalidade e já descobriu que pode cursar o ensino superior mesmo se não passar no Sisu, que tal começar a procurar uma universidade para chamar de sua?

São inúmeras as faculdades que aceitam o ingresso direto, mas para te ajudar o Mundo Vestibular selecionou algumas instituições de excelência certificadas pelo MEC para você começar pesquisar qual delas é a ideal para você. veja a seguir:

E então, já sabe quais cursos vai escolher no Sisu? Conte pra gente aqui nos comentários!

Leia também: Bolsa de Estudo: Tudo o que você precisa saber para conseguir uma