Chegar ao ensino superior é o sonho de milhares de estudantes e certamente também é o seu. 

Para que mais candidatos consigam alcançar esse objetivo, o Ministério da Educação (MEC) criou o Sistema de Seleção Unificada, conhecido como Sisu, destinado àqueles que participaram da mais recente edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. 

O Sisu, que é todo informatizado, possibilita que instituições públicas de educação superior ofereçam vagas aos candidatos que, além de terem feito o último Enem, tenham alcançado nota maior que zero na redação e pontuação igual ou acima de 450 pontos nas questões objetivas. Se você se encaixa nessas condições, poderá ter seu ingresso na faculdade bem facilitado.

Mas você sabe como consultar todas as etapas desse processo seletivo, principalmente o resultado? Trouxemos informações que o farão ficar por dentro dessa forma de seleção. Confira!

Onde ver a lista de aprovados no Sisu 2020?

Dentro do prazo de inscrição, o site do Sisu fica aberto durante o dia, quando você deverá fazer sua escolha de dois cursos que pretende se candidatar, podendo alterar essa escolha quantas vezes quiser. Poderá também ver sua classificação nesses cursos com base nas notas que você alcançou no Enem 2019. 

À noite o acesso ao Sisu é fechado para que seja feito o cálculo da posição de cada candidato, a qual poderá se alterar de um dia para o outro. 

No último dia do prazo de inscrição, o sistema se fechará definitivamente, não sendo mais possível mudar a escolha dos cursos que você tiver manifestado interesse. 

A partir desse passo, bastará você aguardar o dia seguinte ao fim do prazo de inscrições, ocasião em que o sistema eletrônico mostrará a classificação oficial dos candidatos, curso por curso, e, então, você poderá verificar se seu nome estará na tão esperada lista de aprovados do Sisu 2020.

Quando é feito o processo seletivo do Sisu 2020?

A seleção dos concorrentes a uma vaga do Sisu é feita duas vezes a cada ano: no começo do primeiro semestre e no começo do segundo. 

A cada seleção o MEC publica um cronograma que informa o prazo para você se inscrever. Fique bem atento para não perder a vaga, pois há apenas uma etapa de inscrição. 

Ao fazer sua inscrição você precisará manifestar sua escolha de duas vagas. Saiba que, para sua conveniência, essas vagas poderão ser em qualquer faculdade pública do Brasil, em qualquer curso. 

A primeira das faculdades pode ser em uma cidade e a segunda, em outra. Você poderá alterar sua escolha dentro do prazo de inscrição, valendo a última escolha feita.

Em 2020, as datas para seleção do Sisu no primeiro semestre são:

  • Inscrição: 21 a 24 de janeiro
  • Resultado: 28 de janeiro
  • Matrículas: 29 de janeiro a 4 de fevereiro
  • Lista de espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro

Quais são as modalidades de vagas do Sisu 2020? 

Existem as seguintes modalidades de vagas: ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas das instituições de ensino. 

No momento da inscrição, você deverá especificar em qual delas se encaixa, sabendo, desde já, que você concorrerá somente com candidatos da mesma modalidade. 

Encerrado o prazo para inscrição, o sistema processará as notas obtidas no Enem, combinadas com os possíveis pesos e bônus que cada uma das instituições de ensino a elas atribuir em cada curso, bem como indicará, também em cada curso, quais serão os candidatos mais bem colocados.

Em cada curso e por tipo de concorrência, serão selecionados os candidatos correspondentes ao número de vagas ali oferecidas pelo Sisu. 

Se, com base na sua nota do Enem, você for classificado nas duas vagas escolhidas, sua seleção será exclusivamente para a primeira delas.  

Qual é o prazo para matrícula na instituição de ensino?

Se você for aprovado, logo começa o prazo para se matricular na instituição de ensino, confirmando assim a ocupação da sua vaga. 

Haverá somente uma chamada para a matrícula e esta será, portanto, sua única oportunidade de fazê-la. Como já alertamos, fique sempre de olho nos prazos.

O que fazer se não conseguir passar no Sisu 2020?

Deu para perceber que é bem concorrido conquistar uma vaga na universidade pelo Sisu. Por isso, mesmo que você não consiga entrar para uma universidade pública, há diversas outras instituições bem avaliadas e reconhecidas pelo MEC que oferecem a modalidade de ingresso com a nota do Enem, que é um processo bem mais prático e menos burocrático que o Sisu.

Além disso, algumas dessas instituições também oferecem descontos, convênios e bolsas de estudo de acordo com a nota do Enem, podendo chegar a 100% do valor da mensalidade. Confira:

Veja também: 

Conheça os cursos que aceitam e participam do Fies 2020

Veja como funcionam as inscrições do ProUni 2020

E você, já verificou em qual modalidade de vaga vai se inscrever para disputá-la pelo Sisu? Conte para a gente nos seus comentários.