Muitos estudantes realizam o Enem sem a  finalidade de ingressar imediatamente para uma faculdade, muitas vezes por falta de tempo, por não ter visto um curso que se encaixe em seu perfil ou condições financeiras de manter uma graduação. 

Se você também fez o Enem e ainda não utilizou a sua nota, mas agora quer ingressar numa faculdade, veja se pode concorrer no Sisu e também confira outras formas de utilizar a sua pontuação!  

Pode usar a nota do Enem dos anos anteriores no Sisu?

Ainda não é dessa vez! O Sisu só aceita a nota da última edição do Enem. 

Exemplo: Se você deseja concorrer ao Sisu 2020, será necessário ter realizado o Enem 2019. 

Não desanime! Existem outras formas de entrar para uma faculdade utilizando a nota dos anos anteriores do Enem. Confira! 

Formas de ingressar numa faculdade com a nota do Enem dos anos anteriores 

Se você quer entrar para uma faculdade de forma imediata, mas não quer realizar uma nova edição do Enem, veja estas duas formas de ingresso para uma faculdade com a nota do Enem dos anos anteriores:

Fies (Financiamento Estudantil) 

Com o Fies você financia toda a sua graduação e só começa a pagar após se formar. 

Para participar da seleção do Fies é necessário ter realizado alguma edição do Enem, desde 2010, obtido nota igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a Redação. 

Apesar de ter passado por uma série de mudanças recentemente, o Fies continua oferecendo financiamento estudantil apenas para cursos presenciais. 

As inscrições ocorrem duas vezes no ano, no primeiro e segundo semestre, e pode ser realizada diretamente no site do programa. 

Em alguns tipos de contratos é possível conseguir juros zero do financiamento. 

Ingresso direto pelo Enem 

Com o ingresso direto pelo Enem você não precisa realizar nenhuma prova para entrar em um curso presencial ou a distância de uma faculdade particular e ainda concorre a bolsas e descontos diretamente com a instituição. 

Para acessar a faculdade através do ingresso direto pelo Enem não é necessário ter realizado a última edição do Enem e nem ter uma nota mínima exigida, o que facilita ainda mais a vida de quem não foi muito bem na prova. 

O resultado do ingresso direto sai, muitas vezes, em menos de 24 horas, através de e-mail e ligação da instituição, marcando já a data da matrícula.

A maioria das faculdades que oferecem essa forma de ingresso dispõe de bolsas de estudo e descontos para aqueles estudantes que obtiveram boas notas no Enem e também opções de financiamento sem burocracia. 

Confira a lista com algumas instituições reconhecidas de MEC que oferecem esta forma de acesso aos seus cursos: 

Veja mais:

ProUni serve para cursos EAD? 

Saiba como escolher entre um curso presencial ou a distância  

Já sabe como vai usar a sua nota do Enem? Conte para a gente aqui nos comentários!