O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de conceder vagas em universidades públicas do país. 

Criado há dez anos, o Sisu já facilitou o acesso de milhares de estudantes ao ensino superior de qualidade.

Quem participa do Sisu tem mais de uma chance de ser aprovado: isso porque, além da classificação oficial, o programa também conta com uma lista de espera para as vagas remanescentes.

Se você se inscreveu no programa e quer saber quando sai o resultado da lista de espera do Sisu, acompanhe este artigo e descubra quando e onde ver datas! 

A lista de espera do Sisu

Quem não conseguiu ser aprovado na primeira e na segunda chamada do Sisu tem ainda a oportunidade de se inscrever para a lista de espera do programa.

As inscrições costumam acontecer entre a última semana de janeiro e a primeira semana de fevereiro. Os alunos classificados devem ser convocados dois dias após o fim das inscrições.

Já no segundo semestre, as inscrições acontecem na última semana de junho, com a primeira convocação em julho.

Quando sai o resultado da lista de espera do Sisu?

De acordo com anos anteriores, o resultado da lista de espera do Sisu costuma ser divulgado a partir da primeira semana de fevereiro.

No segundo semestre, o resultado fica disponível a partir da segunda quinzena de junho.

Como se inscrever na lista de espera do Sisu?

A participação na lista de espera do Sisu não é automática. Isso significa que o candidato precisará realizar uma inscrição para entrar na disputa da vaga.

O processo de inscrição é simples. Veja o que você deve fazer: 

  • Entrar no site do Sisu e acessar o Boletim do Candidato.
  • Clicar em “participar da lista de espera” na tela da primeira opção de curso.

Em seguida, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Normalmente, o prazo para participar da lista de espera se inicia no mesmo dia em que o resultado da primeira convocação é divulgado e tem duração de uma semana.

Onde ver o resultado da lista de espera do Sisu?

A primeira convocação da lista de espera do Sisu é publicada no próprio site do programa.

No entanto, como são as universidades que se encarregam de convocar os candidatos selecionados de acordo com as vagas disponíveis, podem ser feitas várias chamadas até que todas estejam preenchidas.

Assim, após a primeira convocação, o candidato deve checar regularmente o site da universidade desejada, pois é lá que será divulgada a relação de aprovados.

O que fazer se não conseguir uma vaga pela lista de espera do Sisu?

Como o Sisu é um dos processos seletivos de acesso ao ensino superior mais concorridos, sabemos que nem todos os candidatos conseguem uma vaga.

Mas não precisa desanimar! Há ótimas faculdades que oferecem bolsas e descontos a partir da pontuação do Enem!

Além disso, várias delas também permitem que você utilize a sua nota do exame para se matricular em uma graduação sem precisar prestar o vestibular!

Selecionamos algumas dessas instituições, todas reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, onde você pode ingressar com a sua nota do Enem e ainda conseguir bolsas e descontos. Conheça:

As faculdades listadas acima também trabalham com outras vantagens financeiras, como convênios e financiamentos sem burocracia! Visite o site da instituição desejada para se inscrever.

Veja também:

Bolsa de estudo: tudo o que você precisa saber para conseguir uma

Descubra como usar a nota do Enem para entrar na faculdade

Está aguardando o resultado da lista de espera do Sisu? Conta para a gente nos comentários que curso você pretende fazer!