O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema on-line gerenciado pelo MEC por meio do qual instituições de ensino públicas de todo o Brasil oferecem vagas em seus cursos de graduação, selecionando os candidatos pela nota do Enem.

Anualmente são realizadas duas edições do Sisu, uma no primeiro e outra no segundo semestre. A segunda é conhecida como “Sisu do meio do ano”.

Veja a seguir quando abrem as inscrições para o Sisu do segundo semestre de 2020 e como fazer a inscrição. Veja também alternativas para quem não passar no Sisu.

Como se inscrever para o Sisu 2020.2

As inscrições para o Sisu no segundo semestre de 2020 são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br). Veja como fazer a inscrição:

  • Acesse o site do Sisu.
  • Digite seu número de inscrição e senha do Enem.
  • Confira se os dados de contato estão corretos e confirme.
  • Escolha até duas opções de curso. A pesquisa de vagas pode ser feita por município, instituição ou nome do curso.
  • Confira as opções de curso escolhidas e confirme a inscrição. Você ainda pode alterar as opções de curso durante o período de inscrições do Sisu. Ficará valendo a última inscrição registrada para fins de classificação.

Prazo de inscrição 

O MEC ainda não divulgou as datas oficiais do Sisu 2020.2, mas é provável que as inscrições ocorram no início de junho de 2020. O período de inscrições geralmente dura quatro dias.

Resultado

O resultado do Sisu do segundo semestre deve ser divulgado ainda na primeira quinzena de junho de 2020, em até quatro dias após o término das inscrições. O resultado pode ser conferido no próprio site do Sisu.

Lista de espera

Quem não for aprovado em nenhuma opção de curso poderá se inscrever na lista de espera do Sisu. 

Para participar da lista de espera, o candidato deve fazer a solicitação no site do Sisu um dia após a divulgação do resultado.

Quem pode participar do Sisu 2020.2

Para participar do Sisu 2020.2, é preciso ter feito o Enem 2019 e obtido nota acima de zero na redação.

Lembrando que a nota mínima do Enem para conseguir uma vaga (nota de corte) varia conforme o curso e a instituição, podendo ultrapassar 800 pontos para cursos mais concorridos.

O que fazer se não passar no Sisu

Quem não passar no Sisu ainda pode usar a nota do Enem para ingressar em uma faculdade particular por meio do ProUni, FIES ou ingresso direto. 

ProUni

O ProUni oferece bolsas de estudos parciais e integrais em cursos presenciais e EAD de faculdades privadas, selecionando os candidatos pela nota do Enem.

Para participar, é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos na última edição do Enem e ter nota acima de zero na redação, além de cumprir os requisitos socioeconômicos do programa.

FIES

O FIES permite financiar cursos superiores presenciais em faculdades privadas a juros baixos e o estudante só começa a quitar o financiamento após se formar.

Para participar do FIES, é preciso ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010 e ter alcançado uma pontuação mínima geral igual ou maior que 450 pontos e nota diferente de zero na redação. A renda familiar per capita máxima para participar é de até cinco salários mínimos.

Entrar direto em faculdades particulares

Diversas faculdades particulares oferecem a modalidade de seleção conhecida como ingresso direto, na qual o estudante entra sem fazer o vestibular, utilizando a nota do Enem. Muitas instituições dão bolsas de estudos e descontos para quem entra direto com a nota do Enem.

Para entrar direto em um curso (presencial ou EAD), geralmente é preciso ter alcançado uma média de 300 pontos no Enem, sem ter zerado na redação. Normalmente são aceitas notas do Enem a partir da edição de 2010.

Onde estudar

Conheça a seguir algumas faculdades autorizadas pelo MEC nas quais você pode entrar direto com a nota do Enem e ganhar bolsa de estudos. Essas faculdades também costumam participar do ProUni e FIES:

Saiba mais:

Descubra quais são as notas de corte do Sisu 2020

ProUni segundo semestre

Cronograma do Fies 2020: Saiba todas as datas importantes

Depois de descobrir como fazer a inscrição no Sisu 2020.2, conte para a gente nos comentários: você vai tentar qual curso no Sisu?