O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é uma forma de entrar

em cursos superiores de universidades públicas sem precisar fazer o vestibular.

Criado em 2010 pelo Governo Federal como mais uma ação para ampliar o acesso ao

ensino superior no País, a cada edição o Sisu tem cada vez mais inscritos e

instituições participantes.

O Sisu oferece 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.

Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis no site do programa.

Normal

0

21

false

false

false

PT-BR

X-NONE

X-NONE

/* Style Definitions */

table.MsoNormalTable

{mso-style-name:"Table Normal";

mso-tstyle-rowband-size:0;

mso-tstyle-colband-size:0;

mso-style-noshow:yes;

mso-style-priority:99;

mso-style-parent:"";

mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;

mso-para-margin-top:0cm;

mso-para-margin-right:0cm;

mso-para-margin-bottom:10.0pt;

mso-para-margin-left:0cm;

line-height:115%;

mso-pagination:widow-orphan;

font-size:11.0pt;

font-family:"Calibri","sans-serif";

mso-ascii-font-family:Calibri;

mso-ascii-theme-font:minor-latin;

mso-hansi-font-family:Calibri;

mso-hansi-theme-font:minor-latin;

mso-fareast-language:EN-US;}

Como funciona o Sisu?

O Sisu é um sistema totalmente informatizado que usa a nota do Enem para selecionar candidatos a uma vaga em cursos superiores de universidades públicas.

Funciona assim: o candidato se inscreve, pela internet, escolhendo duas opções de curso. O sistema recupera a nota do Enem automaticamente e vai preenchendo as vagas para cada curso, na mesma instituição, turno e modalidade de concorrência, a partir das maiores pontuações do Enem. Ou seja, quanto maior a nota, maiores as chances de entrar no Sisu.

Quem pode participar do Sisu?

O Sisu está aberto para todos os estudantes que tiverem feito o Enem no ano anterior e tenham obtido nota maior do que zero na redação.

Precisa comprovar renda para se inscrever no Sisu?

Não é preciso comprovar renda para se inscrever no Sisu.

Quais os documentos necessários para a inscrição do Sisu?

Não é necessário apresentar documentos para se inscrever no Sisu. Caso consiga uma vaga, aí sim é que o candidato deve levar os documentos solicitados pela universidade para fazer a matrícula. A lista de documentos exigidos pela faculdade que você escolher é mostrada na tela do sistema do Sisu, no momento da inscrição.

Quando tem inscrição para o Sisu?

O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. A primeira edição normalmente é em janeiro e a segunda costuma acontecer em junho. O MEC divulga as datas de inscrição no portal sisu.mec.gov.br e você também fica sabendo de todo o calendário do Sisu aqui no Mundo Vestibular.

Quanto custa a inscrição do Sisu?

O Sisu não tem taxa de inscrição, o processo é totalmente gratuito.

Precisa fazer o Enem para entrar no Sisu?

Sim. O Enem é obrigatório para fazer o Sisu e a inscrição, pela internet, usa o mesmo número de inscrição e senha do Enem do ano anterior. Como o processo seletivo usa exclusivamente a nota do Enem para classificar os candidatos, é obrigatório ter feito o Enem para concorrer a uma vaga.

Não lembro minha nota do Enem. Como posso me inscrever no Sisu?

Mesmo que não se lembre da sua nota do Enem, você pode participar do Sisu. Isso porque, ao digitar seu número de inscrição e senha do Enem, o sistema recupera sua pontuação automaticamente. Caso tenha esquecido a sua senha de acesso, o próprio sistema ajuda a recuperá-la. Basta seguir as orientações da tela.

Fiz o Enem há dois anos. Posso me inscrever no Sisu?

Não. O Sisu só aceita as notas do Enem do ano imediatamente anterior. Ou seja, se você fez o Enem há dois anos, precisa fazer novamente o exame se quiser participar do Sisu. Por exemplo: para se inscrever no Sisu 2015 (no primeiro ou no segundo semestre), precisa ter feito o Enem em 2014.

Terminei o Ensino Médio há muito tempo e não fiz o Enem. Posso tentar o Sisu?

Não. Como o Sisu usa somente a nota do Enem para classificar os candidatos a uma vaga em universidades públicas, quem não fez o Exame Nacional do Ensino Médio não consegue se inscrever.

Quantos pontos preciso tirar no Enem para me inscrever no Sisu?

Para fazer a inscrição do Sisu, não é preciso ter tirado uma nota mínima no Enem, basta não ter zerado na redação. No entanto, alguns cursos dão pesos diferentes para cada uma das áreas do conhecimento do Enem e exigem uma pontuação mínima para concorrer àquelas vagas. Nesses casos, o próprio sistema do Sisu manda um aviso na tela informando a nota mínima necessária.

Que nota preciso tirar no Enem para garantir uma vaga no Sisu?

A nota que você precisa tirar no Enem para conseguir uma vaga em universidade pública pelo Sisu depende de alguns fatores, como a quantidade de pessoas concorrendo ao mesmo curso e o nível desses concorrentes.

A partir do segundo dia de inscrições, o sistema do Sisu apresenta a nota de corte para o curso que você selecionou. A nota de corte é uma estimativa do mínimo de pon