BiologiaA biologia é uma disciplina ampla que envolve conteúdos diversos. Dentro da biologia estuda-se plantas e seus reinos, as doenças que acometem os seres humanos, os tipos de anomalias cromossômicas, a formação do DNA e suas bases nitrogenadas, as interações entre os genes, entre outros assuntos. Devido a essa gama de conteúdos, a disciplina é muito cobrada em vestibulares e no ENEM.

Com o intuito de auxiliar o estudo dos alunos, o Mundo Vestibular selecionou 10 macetes quentes de Biologia!

1. Níveis Taxonômicos

Os Níveis Taxonômicos classificam os seres vivos em níveis, de acordo com uma hierarquia, são eles: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie. Para memorizá-los basta ter em mente a frase: O rei ficou claramente orgulhoso da família do genro escolhido.

2. Filos

Os Filos são classificações dos seres vivos, que são agrupados de acordo com características morfológicas comuns. São eles: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Asquelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados. Para memorizar a sequência dos filos, basta lembrar desta frase: Por certos planos asquerosos Ana molestou-se, arrependeu-se e quis chorar.

3. Bases Nitrogenadas

As bases nitrogenadas compõem o DNA e o RNA dos seres vivos. As bases nitrogenadas do DNA são: Adenina, Timina, Guanina e Citosina. Para memorizá-las é possível lembrar da frase: Agnaldo Timóteo e Gal Costa. Já no RNA substitui-se a Timina por Uracila.

4. Óvulos

Os óvulos são células imóveis que possuem em seu interior nutrientes que proporcionam o desenvolvimento do embrião. Esses nutrientes compõem o vitelo. De acordo com a localização do vitelo, os óvulos podem ser classificados em oligolécitos, heterolécito, centrolécito e telolécito. O poema abaixo ajuda na memorização dos tipos de óvulos, o tipo de segmentação de cada um deles e qual ser vivo cada um origina:

Oligolécito um mamífero vai dar

Vamos lá heterolécito um anfíbio originar

E o ovo centrolécito um artrópode vai dar

E o ovo telolécito uma ave vai formar

No primeiro e no segundo, segmentação total

No terceiro e no quarto ela é, é parcial

5. Divisão Celular

A divisão celular é um processo que ocorre em organismos vivos, onde uma célula se divide em duas células-filhas, a mitose, ou em quatro células-filhas, a meiose. As fases da mitose são a Prófase, a Metáfase, a Anáfase e a Telófase, para memorizá-las utiliza-se a frase Prometo a Ana telefonar. Já as fases da meiose são diversas, porém as mais importantes são as da Prófase I: Leptóteno, Zigóteno, Paquíteno, Diplóteno e Diacinese. Para sua memorização usa-se a frase: Linda zebra pastando durante o dia.

6. Fases Embrionárias

O desenvolvimento embrionário ou embriogênese são as etapas pelas quais o zigoto passa até se formar um indivíduo. As fases embrionárias são: Mórula, Blástula, Gástrula e Nêurula. Como são nomes parecidos e complicados de se memorizar, é mais interessante memorizar a seguinte frase: Mãe bem gorda e neurótica.

7. Doenças

Saber quais as doenças são causadas por bactérias ou por vírus é um assunto complicado para os alunos. Confira na tabela abaixo quais as principais doenças são causadas por vírus, quais são causadas por bactérias e uma frase para auxiliar na memorização de cada uma delas:

Agente causador

Doenças

Frase

Bactérias

Tétano, Meningite, Sífilis, Cólera, Pneumonia, Gonorréia, Difteria

Todo mundo sofre com pequenas e grandes doenças.

Vírus

Varíola, Aids, Encefalite, Sarampo, Caxumba, Raiva, Poliomielite, Dengue, Catapora, Febre Amarela, Rubéola

Vai ensacar pó de café na rua!

8. Aminoácidos

O aminoácido é um tipo de molécula orgânica que contém em sua composição um grupo amina, uma carboxila e um tipo de cadeia que serve para especificar cada um. Para o vestibular e o ENEM saber os 6 principais aminoácidos já é suficiente. São eles: fenilalanina, lisina, treonina, metionina, leucina, valina, isoleucina e triotifano. Para memorizá-los utiliza-se a frase: Félix treme ao levar isotrip.

9. Botânica

Biologia

Em botânica um dos principais assuntos cobrados no vestibular e no ENEM são as estruturas originadas a partir de fases de divisão haplóides, os gametófitos, e diplóide, os esporófitos. Para saber qual classe de plantas é esporófito e qual é gametófito utiliza-se a frase: Briófita é gametófito, o resto é esporófito!

10. Músicas

Músicas são muito úteis para memorização de conteúdos. Para auxiliar os vestibulandos, separamos aqui uma música relacionada aos tecidos condutores de seiva, o xilema e o floema. A música deverá ser cantada no ritmo da música Ilariê, da Xuxa. Confira!

Ta na hora, ta na hora.

Dessa seiva circular

Pelos vasos do xilema

Água e sais vai transportar

Pelos vasos do floema

Seiva orgânica vai chegar

Lá no caule e na raiz

Onde o amido vai ficar

Ilari lari lari ê ô ô ô 2x

Xilema e Floema transportando com amor!!!

Fonte da Música: Vestibular1

Conhece mais algum macete ou dica quente de biologia? Conte pra gente através dos comentários!