O Brasil está situado na América do Sul. Banhado a leste pelo Oceano Atlântico, possui várias ilhas oceânicas, destacando-se as de Fernando de Noronha, Abrolhos e Trindade. Ao norte, a oeste e ao sul limita-se com todos os países do continente sul-americano, excetuando-se o Chile e o Equador.

    Localização geográfica:  

    Latitude: entre +5º16'20" e -33º44'32"          

    Longitude: entre -34º47'30" e -73º59'32"

     

    Pontos Extremos:

    Setentrional:

    a nascente do rio Ailã, no monte Caburaí, Roraíma, fronteira com a Guiana.

    Meridional:

    uma das curvas do arroio Chuí, Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguai

    Oriental:

    Ponta do Seixas, na Paraíba

    Ocidental:

    as nascentes do Rio Moa, na serra de Contamana ou do Divisor, Acre, fronteira com o Peru.

Brasil é uma república federativa, composta por 26 estados e o Distrito Federal. Quinto maior país do mundo, é dono de grandes diferenças geográficas, econômicas e sociais. Ainda assim possui uma notável unidade nacional sedimentada pela língua portuguesa, falada com sotaques variados, em todo o país.

Seu povoamento, feito no sentido da costa para o interior, produziu sérias distorções na distribuição da população, agravadas mais tarde pela industrialização. A redução drástica dos índices inflacionários contribuiu para uma pequena melhora na distribuição de renda. Há também uma redefinição do papel do Estado na economia.

A agricultura, apesar da baixa produtividade média, é ainda responsável por grande parte das exportações. No campo, a permanência de latifúndios improdutivos soma-se às reivindicações crescentes dos trabalhadores rurais sem-terra e fazem da reforma agrária uma das questões mais discutidas do país.

As distorções regionais, no entanto, permanecem grandes e os mesmos critérios, aplicados ao Nordeste brasileiro, o colocariam em 120º lugar.

Por: http://professormarcelo.com