Pacífico

É o oceano mais extenso e profundo do mundo. Estende-se por mais de um terço da superfície da Terra. Divide-se a partir do equador: o Pacífico norte e o Pacífico sul.

O Pacífico conta com uma área de cerca de 165 milhões de km 2 e tem uma profundidade média de 4.282 m, embora o ponto máximo conhecido se encontre na Fossa das Marianas a 11.033 m de profundidade.

É a bacia oceânica mais antiga, têm cerca de 200 milhões de anos.

A plataforma oceânica, que se estende até profundidades de 200 m, é bastante estreita em toda a América do Norte e do Sul; contudo, é relativamente larga na Ásia e na Austrália.

Também o Pacífico tem começado a ser explorado por seus imensos recursos minerais, tais como as grandes reservas de petróleo.

Índico

É o menor dos três grandes oceanos da Terra, limita-se a oeste pela África, a leste pela Austrália e pelas ilhas australianas, ao norte pela Ásia e ao sul pela Antártida

A área total do oceano Índico é de cerca de 73,4 milhões de km 2.

O mar da Arábia lança dois braços para o norte, o golfo Pérsico e o mar Vermelho. A profundidade média do oceano Índico é de 4.210 metros.

Ártico

água que constitui o menor dos quatro oceanos do mundo. O oceano Ártico se estende ao sul do pólo norte até as costas da Europa, Ásia e América do Norte. A superfície total do oceano Ártico é de 14 milhões de km 2.

Aproximadamente um terço do fundo do oceano Ártico está coberto pela plataforma continental, que inclui uma extensa plataforma ao norte da Eurásia e outras mais estreitas da América do Norte e da Groelândia.

A profundidade média do oceano Ártico é de 1.500 m e o ponto mais profundo está a 5.450 m de profundidade