O parágrafo pode processar-se de diferentes maneiras:

 1- ENUMERAÇÃO

- Caracteriza-se pela exposição de um série de coisas, uma a uma. Presta-se bem à indicação de características, funções, processos, situações, sempre oferecendo o complemente necessário à afirmação estabelecida na frase nuclear. Pode-se enumerar, seguindo-se os critérios de importância, preferência, classificação ou aleatoriamente.

Exemplo: O adolescente moderno está se tornando obeso por várias causas: alimentação inadequada, falta de exercícios sistemáticos e demasiada permanência diante de computadores e aparelhos de tv.

Exercícios - No seu caderno , coloque a frase núcleo. Abaixo dela, apenas enumere os elementos que completarão a frase. Depois monte um parágrafo.

Exemplo: Devido à expansão das igrejas evangélicas, é grande o número de emissoras que dedicam parte da sua programação à veiculação de programas religiosos de crenças variadas.

Enumeração -

A) A Santa Missa em seu lar

B) Terço Bizantino

C) Despertar da Fé

D) Palavra de Vida

E) Igreja da Graça no Lar

1) Inúmeras são as dificuldades com que se defronta o governo brasileiro diante de tantos desmatamentos, desequilíbrios sociológicos e poluição.

2) Existem várias razões que levam um homem a enveredar pelos caminhos do crime.

3) A gravidez na adolescência é um problema seríssimo , porque pode trazer muitas conseqüências indesejáveis.

4) O lazer é uma necessidade do cidadão para a sua sobrevivência no mundo atual e vários são os tipos de lazer .

5) O Novo Código Nacional de trânsito divide as faltas em várias categorias.

 2- COMPARAÇÃO

- A frase nuclear pode-se desenvolver através da comparação, que confronta idéias, fatos, fenômenos e apresenta-lhes as semelhanças ou dessemelhanças.

Exemplo: “A juventude é uma infatigável aspiração de felicidade; a velhice, pelo contrário, é dominada por um vago e perrsistente sentimento de dor, porque já estamos nos convencendo de que a felicidade é uma ilusão, que só o sofrimento é real. “ (Arthur Schopenhauer)

Exercícios- A partir das frases abaixo, desenvolver parágrafos com comparações.

1) A tensão do futebol é igual à tensão da vida.

2) Uma coisa é escrever como poeta, outra como historiador.

3) Assim como as palavras, as expressões fisionômicas também têm a sua linguagem.

4) Indubitavelmente, o vestibular pode ser comparado a uma angustiante corrida de obstáculos.

5) Comparando-se o antigo Código Nacional de Trânsito com o atual, percebe-se claramente que a lei exige mais responsabilidade do motorista.