Saber escrever uma boa redação é fundamental para ingressar em qualquer instituição de ensino superior. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares tradicionais costumam exigir que o candidato elabore uma redação do estilo dissertativo-argumentativo para avaliar sua habilidade verbal escrita.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Para você tirar uma ótima nota na redação, preparamos uma lista com as principais dicas de como elaborar uma boa redação e evitar os erros mais comuns.

como fazer uma redação

Veja também:
+ 13 citações sobre meio ambiente para usar na redação
+ 10 citações sobre violência para usar na redação

Confira 10 dicas para mandar bem na redação

No quadro abaixo, há uma lista com 10 práticas que ajudam a desenvolver a escrita e, por consequência, melhorar a sua nota da redação. 

10 Dicas para mandar bem na redação

Vale destacar que essas dicas são válidas tanto para o modelo de redação exigido no Enem, quanto em outros gêneros textuais. A Unicamp, por exemplo, varia nas propostas de redação, sendo que cada ano pede-se textos diferentes, como cartas, posts para redes sociais, poema, etc.

Como é a estrutura de uma redação?

Não se deve apenas colocar ideias no papel, e sim, organizá-las de acordo com a estrutura de redação pedida. Alguns modelos recorrentes em provas são:

    • Redação dissertativa é um modelo em que expressamos nossa opinião ordenando ideias sobre determinado tema;
    • Texto argumentativo tem como objetivo convencer o leitor sobre nossa opinião através de argumentos;
    • Redação dissertativa-argumentativa é um texto em que, ao mesmo tempo, explica o tema, mostra argumentos do autor e apresenta uma conclusão ou solução final.

Como é a redação dissertativa-argumentativa?

O modelo de redação dissertativa-argumentativa é o mais pedido pelas instituições e deve ter três partes essenciais:

1. Introdução

Na introdução, apresenta-se o assunto que será discutido ou argumentado no texto. Geralmente isso é exposto em apenas um parágrafo.

2. Desenvolvimento

O desenvolvimento pode ser elaborado em 3 parágrafos com argumentos e contra-argumentos convincentes e verdadeiros.

3. Conclusão

A conclusão consiste num parágrafo para responder ou concluir a introdução, sintetizando as ideias. Trata-se de um resumo da dissertação.

Veja também:
+ 5 dicas para tirar nota 1000 na redação do Enem
+ Redação passo a passo

Por que é importante ir bem na redação do Enem e do Vestibular?

A prova de redação é uma parte importantíssima no Enem. Os principais processos seletivos nacionais que usam a nota do Exame para ingresso no ensino superior - Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) - não aceitam candidatos que tenham zerado a redação. E mais: a redação é o primeiro critério a ser utilizado em caso de empate nessas seleções.

No vestibular não é diferente. A redação pode ter caráter eliminatório (isso significa que quem zerar é desclassificado) e, em alguns casos, ser a única forma de classificação de novos alunos.

Se você quer fazer uma boa redação para entrar em uma faculdade de qualidade, temos algumas para sugerir. Todas elas são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. As instituições abaixo também participam do Prouni e do Fies, aceitam o Enem como forma de ingresso e oferecem cursos em todas as áreas do conhecimento. Confira:

O que achou das dicas? Tem mais alguma para compartilhar? Deixe seu comentário!