O site do Poynter Institute publicou uma lista de dicas para os jornalistas escreverem textos melhores. A lista foi criada a partir de sugestões de jornalistas que freqüentavam uma lista de discussões chamada NewsCoach.

O autor do projeto, John Hatcher, consolidou as idéias em 23 dicas, que depois foram submetidas à avaliação de jornalistas em uma reunião de trabalho.

Os jornalistas testaram as dicas, procurando aplicá-las em atividades práticas, submetendo textos publicados na imprensa ao crivo das sugestões (para ver se elas melhorariam os textos encontrados).

Estas são as 23 dicas consideradas mais importantes para melhorar o texto jornalístico:

1) Lista de chamada para um bom texto

Um bom texto tem:

· informações precisas

· construção interessante de frases

· escolhas apropriadas das palavras

· passagens claras

· adjetivos e advérbios bem colocados

· Estruturar as orações de forma coerente (paralela) quanto ao tempo dos verbos e número

· seqüência correta de tempos verbais

· gramática correta

· pontuação e ortografia corretas

2) O grande teste para o Início

Leia o início de um artigo. Agora pergunte, esta frase te incentiva a ler a próxima frase e o restante do texto?

3) Encontrando o enfoque

Todo texto aborda alguma coisa. Os melhores textos possuem um enfoque e um ponto. Tente essas perguntas:

Quais são as novidades, as notícias? Qual é o assunto do texto? Qual informação me surpreendeu? O que me surpreenderá como leitor e espectador? O que meu leitor necessita saber?

4) Linguagem ativa

Todos falam que você deve escrever utilizando a "voz ativa". Alguém já te ensinou a fazer isso? Aqui vai uma sugestão: tente analisar um texto e sublinhe todos os "são", "é", "eram" e "foi". Só valem as formas do verbo "ser" que estiverem seguidas por um outro verbo no particípio, como "foi feito" ou "é realizado". Agora encontre um meio para reescrever a frase com um verbo mais forte. Dica: o verbo mais forte é o próprio verbo que está depois do verbo ser.

5) Edite seu próprio texto

É quase impossível editar seu próprio texto. Mas ao menos tente. Imprima uma cópia de seu artigo e inicie a leitura do final. Isto deveria te ajudar a examinar o texto com uma visão mais fresca. Encontrou qualquer erro ou frases esquisitas?

6) Destacando as áreas mais problemáticas

Analise um artigo e circule todos os períodos, utilizando um marcador de texto. Agora observe o padrão dos períodos - buscando pelas áreas em que você encontra as sentenças mais extensas. Veja se este recurso te ajuda a identificar frases que possam ser muito longas. Tipicamente, nas frases mais longas você encontra os erros gramaticais, preposições desnecessárias e outros empecilhos para o bom texto. Veja se o texto possui um bom equilíbrio entre as frases longas e curtas.

7) Mostre-me os detalhes

Mostre, não descreva apenas. (Porém, você deverá apresentar adequadamente os detalhes para ter sucesso nesta tarefa).

8) Encontrando a frase que descreve a idéia principal do texto

Sublinhe a frase que descreve a idéia principal do texto, coloque em negrito ou entre parênteses e retorne a esta frase para se certificar de que a história que você está escrevendo sustenta aquela idéia.

9) Atenção com as citações

Atenção com as aspas e citações. Certifique-se de que toda citação incluída vale a pena ser utilizada. Senão utilize paráfrases (cite as idéias sem ser literalmente).

10) Omita palavras desnecessárias

Atenção com as palavras de que você não necessita. Observe construções como "com o objetivo de" e semelhantes adicionam palavras sem idéias novas ou conteúdo.

11) Quanto vale o texto?

Você pagaria 50 centavos (0,90 euro ou o preço de seu jornal) amanhã por ESTE texto que está escrevendo?

12) Seus lábios estão se movendo?

Leia seu texto em voz alta. Você escutará frases estranhas e saberá se uma frase é muito longa ou difícil para ser lida.