Todo mundo sabe a importância de uma boa redação para garantir pontuação no Enem, não é? Então, quanto mais preparado, melhor.

Com uma boa nota na redação, as possibilidades de ingresso para uma boa faculdade aumentam, bem como o alcance de uma bolsa de estudos, assim se  você conseguir uma ótima nota na redação, você sai na frente da maioria.

Além da pressão que envolve qualquer processo seletivo e vestibular, o Enem é responsável por abrir muitas portas por meio de bolsas, financiamentos e eliminação de provas para outras faculdades.

O papel da redação é de extrema relevância, pois mostra a construção de ideais, argumentos e capacitação do estudante na elaboração de um texto dissertativo. Mas não é hora de criar pânico, com as dicas certas e preparo, é possível desenvolver uma redação nota 1000 no Enem!

Como funciona a redação do Enem?

Junto à prova de ciências humanas e linguagens e códigos no primeiro dia, a redação já estará disponível para os participantes do Enem.

Como de praxe, o tema da redação só será informado na hora da prova, um dos motivos que aceleram a ansiedade dos que se preparam para este momento.

O texto deve ter no máximo 30 linhas com construção dissertativa-argumentativa dentro da frase-tema. As temáticas costumam ser de cunho contemporâneo e presentes na sociedade brasileira, sejam políticas públicas ou posicionamentos sociais e culturais, como “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” em 2017 e “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” em 2015.

Além do tema, o Enem também informa dois textos de apoio para formação da ideia principal e argumentos do autor da redação. Seguindo o formato de dissertação, o texto é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão.

  • Introdução: Apresentação do tema e assuntos relacionados abordados na redação.

  • Desenvolvimento: Exposição das ideias de acordo com os fundamentos expostos pelo autor e construção de raciocínio e argumentos.

  • Conclusão: Momento da intervenção social com o fechamento do texto e da principal ideia desenvolvida na redação.

Como fazer uma redação nota 1000 no Enem?

Separamos informações sobre os critérios de correção das redações de acordo com as cinco competências avaliadas. Em cada competência, o texto é avaliado de 0 a 200 pontos, veja a seguir:

  • Competência 1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa

  • Pontuação mais alta: Excelência na escrita formal. Desvios na gramática são aceitos quando não repetidos.

  • Competência 2: Compreensão da proposta da redação e atender ao formato de texto em prosa dissertativo-argumentativo.

  • Pontuação mais alta: Textos desenvolvidos com argumentação consistente e domínio do formato do texto exigido.

  • Competência 3: Organização e interpretação de fatos, ideias e argumentos que defendem o ponto de vista apresentado.

  • Pontuação mais alta: Concisão na apresentação dos argumentos, sem desvio do tema, respeitando o assunto proposto de forma organizado e bem construída.

  • Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos para construção do texto dissertativo-argumentativo.

  • Pontuação mais alta: Articulação dos pontos apresentados de forma clara e diversificada.

  • Competência 5: Apresentar intervenção social na conclusão respeitando direitos humanos sem desfocar do ponto de vista defendido ao longo da redação.

  • Pontuação mais alta: Elaboração detalhada e bem relacionada à frase-tema com construção articulada.

Muita coisa para avaliar? Agora, saiba como se preparar melhor com essas 3 ótimas dicas para esta etapa  importante em sua vida:

  1. Leia, escreva e escreva outra vez

O desenvolvimento da escrita acontece por meio do hábito da leitura, portanto, leia e escreva muito. A prática fará com que você aprimore a construção de seus textos e argumentação na exposição de fatos. A letra legível também é muito importante, pois, se o avaliador não consegue ler, como poderá corrigir? Então, esqueça o teclado e escreva bastante a mão para estar atento à sua grafia.

  1. Analise o tema das redações anteriores

Como já  foi informado, temas sociais e contemporâneos são os mais abordados. Conheça os temas abordados e seus textos de apoio para entender como a redação do Enem funciona.

  1. Argumente, mas não fale demais

Um texto não é bom ou relevante pelo seu tamanho, mas pela fluidez em sua construção e em seus argumentos. Pratique a construção das ideais e qual a melhor forma de expor dados e fatos. Torne seu texto cada vez mais interessante e menos cansativo.

Agora que você já está se preparado para este desafio, já sabe onde vai estudar qual a sua nota do Enem e a redação nota 1000? Conheça algumas das faculdades reconhecidas pelo MEC que isentam o aluno do vestibular por meio do Enem, com opções de cursos presenciais e EAD:

Conte nos comentários qual tema você acredita que será abordado neste ano de Enem e como você tem se preparado!

Veja também:

Os 40 Cursos Mais Bem Remunerados

Como usar o Fies para pagar a faculdade

Faculdades que utilizam Enem para Vestibular