Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Estudos

7 situações que podem afetar o desempenho nos estudos

20 de janeiro de 2021
Imagem default
Imagem do autor
Escrito porIsabela Giordan

Muitos fatores podem ser prejudiciais no processo de estudo ou formação acadêmica, tais como a falta de organização e disciplina.

Fonte: Pixabay

Embora sejam tempos difíceis, é preciso seguir em frente e ser persistente para alcançar seus objetivos sem deixar o seu desempenho cair.

Quer saber sobre quais as 7 situações que podem afetar os seus estudos? Confira neste post e saiba como evitá-las.

Escolher um curso que não gostaria de fazer

A escolha do curso é algo pessoal e não deve ser pautada na realização dos sonhos de seus pais, avós ou parentes.

Para não correr o risco de desistir no meio do caminho ou não aproveitar o tempo para obter uma formação de qualidade, opte pelo curso de sua preferência.

Não ser comprometido com os estudos

Começar a estudar sem comprometimento é perder tempo. Sua formação é algo muito importante e precisa ser levada à sério.

Faça da sua formação uma prioridade. Aproveite o tempo para se envolver em todas as atividades, tais como fóruns, workshops, palestras e debates. Se estuda na modalidade a distância, busque intercâmbios e outras possibilidades para trocas presenciais ou a distância.

Não ter um cronograma pessoal de estudos

Para ter um bom desempenho nos estudos é preciso dedicação e foco, mas dedicar um tempo para organizar o seu cronograma é muito importante para conseguir ter sucesso nos estudos. Esse momento de estudo funciona como um reforço do conteúdo já estudado, além de abrir sua mente para mais conhecimentos.

Não entregar os trabalhos nas datas marcadas

A falta de pontualidade pode ser bastante prejudicial na vida acadêmica.

Além de contribuir para acumular trabalhos, o tempo ficará comprometido e você não terá condições de estudar de forma proveitosa.

Não armazenar seus arquivos em local seguro

Durante os estudos há um acúmulo muito grande de conteúdos fornecidos pelas instituições, além dos arquivos pessoais como trabalhos e monografias.

Para garantir que você tenha acesso às informações no decorrer do curso, ou até mesmo no exercício da profissão, é importante arquivá-los em local seguro.

Perdê-los pode resultar muitas vezes em situações desesperadoras. Imagina perder uma monografia com 80 páginas já escritas?

As plataformas digitais são excelentes ferramentas para auxiliar no processo de formação e nos estudos em geral, no entanto, elas podem deixar você na mão a qualquer momento, por vários motivos, inclusive por problemas no HD, ou seja, na memória.

Se isso acontecer, não se desespere, existem programas específicos que podem ajudar você a recuperar arquivos do HD de diversos dispositivos, como o Recoverit, que é capaz de recuperar arquivos deletados do HD com total eficiência, por isso, já possui mais de 5 milhões de adeptos em mais de 160 países, devido a sua grande capacidade  de recuperar partição excluída e formatada.

Os depoimentos dos usuários no site comprovam o quão vantajoso e rápido é baixar esse software especializado em recuperar HD. Veja os 5 passos para recuperar os arquivos apagados do seu HD.

Não participar das aulas de forma ativa

Não se deixe levar pela vergonha de expor suas opiniões ou até mesmo suas dúvidas, participe ativamente das aulas.

Tenha em mente que esse é momento para aprender. Seja qual for a sua dúvida, peça esclarecimentos ao professor.

Esteja atento ao que acontece, seja pró-ativo. A seleção para o mercado de trabalho começa quando você ainda é estudante.

Não cultivar hábitos saudáveis

Embora o período de estudos exija muito do aluno, seja faculdade, Enem ou concurso, é preciso voltar o olhar para si mesmo. Não é raro ouvir algumas pessoas afirmando que ganharam muito peso, após começarem a estudar ou emagreceram demais e ficaram

O motivo é que elas abandonam os bons hábitos, tais como manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas.

Mesmo com a rotina mais curta, é importante alimentar-se corretamente e praticar atividades físicas pelo menos 3 vezes por semana.

Escolha os dias mais tranquilos e se for preciso faça também nos finais de semana.

Concluir uma graduação ou curso técnico é uma grande vitória. Mesmo não sendo fácil, é importante persistir e manter o foco para conseguir alcançar os objetivos.

Evitar esses 7 erros vai ajudar você a manter o foco e não perder tempo com as situações complicadas que podem surgir.

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.