Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Mecatrônica na Cruzeiro do Sul Virtual

  • 16 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 50,00
Não há bolsas disponíveis

Como é o curso de Mecatrônica na Cruzeiro do Sul Virtual?

A Mecatrônica é a ciência que integra elétrica, mecânica e informática para desenvolver máquinas inteligentes controladas por computador, sendo ideal para quem tem interesse na carreira de robótica.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Engenharias

  • Duração: em média, 3 anos

Qual a grade curricular de Mecatrônica?

  • Clp

  • Comandos Elétricos

  • Desenho Técnico

  • Elementos de Máquinas

Como é a faculdade Cruzeiro do Sul Virtual

Resumo da faculdade

  • mais de 140.000 alunos matriculados
  • mais de 670 docentes
  • 89 cursos de graduação e 195 de pós-graduação
  • 1980 unidades

Dúvidas mais frequentes

A Área do Aluno da Cruzeiro do Sul Virtual é uma plataforma online que possibilita o acesso do estudantes aos documentos e informações administrativas, acadêmicas e financeiras. O estudante terá acesso aos conteúdos sobre a sua evolução para a conclusão do curso através de uma porcentagem disposta na plataforma. Renovação de empréstimo na biblioteca e informações sobre faltas e notas no portal.

A Cruzeiro do Sul Virtual possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), a instituição foi credenciada em 2012.

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores definido pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Mecatrônica deve preparar o aluno para, entre outros itens:

  • Supervisionar a implementação, a execução, a manutenção e a otimização de processos industriais na área de Robótica Industrial, Comando Numérico Computadorizado (CNC), Controladores Lógicos Programáveis (CLP), Homem Máquina (IHM), entre outros;

  • Especificar, instalar e interligar equipamentos de manufatura em sistemas automatizados industriais;

  • Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico na sua área de formação.

O curso tecnólogo em Mecatrônica tem duração aproximada de 3 anos e o trabalho de conclusão de curso (TCC) é obrigatório.

Entre as disciplinas comuns aos cursos, estão: Física aplicada, Cálculo, Desenho Técnico, Processos de Usinagem, Linguagem de Programação e Técnicas Digitais.

A Mecatrônica é a ciência que integra elétrica, mecânica e informática para desenvolver máquinas inteligentes controladas por computador, sendo ideal para quem tem interesse na carreira de robótica.

O curso de Mecatrônica, também chamado de Mecatrônica Industrial, qualifica profissionais para trabalhar com sistemas robóticos de automação, visando a otimização de processos dentro das indústrias.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, o programa estimula as habilidades requisitadas para supervisionar e otimizar processos industriais que envolvem a robótica industrial, Comando Numérico Computadorizado (CNC), Controladores Lógicos Programáveis (CLP), entre outros sistemas.

O curso tem duração de 2.400 horas e é composto por disciplinas como Robótica Industrial, CNC, CLP, Sistemas Flexíveis de Manufatura, Desenho Auxiliado por Computador (CAD), Manufatura Auxiliada por Computador (CAM), Planejamento de Processo Assistido por Computador, Interfaces Homem-Máquina (IHM) e Centros Integrados de Manufatura (CIM).

Os conteúdos teóricos são complementados por aulas em laboratórios de informática, de eletroeletrônica, mecânica e metrologia, robótica e usinagem.

Após a conclusão do programa, os profissionais encontram oportunidades em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica, indústrias metalmecânica, automobilística, aeronáutica, de alimentos, química, naval, eletroeletrônica, de energia, petroquímica, da área médica, além de empresas que utilizam recursos de manufatura digital.

Para os estudantes já formados interessados em aprofundar seus conhecimentos, existem possibilidades de prosseguimento de estudos na pós-graduação, incluindo áreas de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

Existem, também, opções de cursos técnicos de Mecatrônica.

Com o Mundo Vestibular, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas da Cruzeiro do Sul Virtual perto de você