Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Serviços Penais na UNIDOMPEDRO

  • Bolsas a partir de R$ 88,99
Não há bolsas disponíveis

Como é o curso de Serviços Penais na UNIDOMPEDRO?

O curso de Serviços Penais é uma formação voltada para o estudo e compreensão do sistema penal, abrangendo diversos aspectos relacionados à administração da justiça criminal e ao funcionamento das instituições que compõem esse sistema. Ele tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem de maneira eficiente e ética no âmbito do direito penal e processual penal.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas

  • Duração: em média, 2 anos

Como é a faculdade UNIDOMPEDRO

Resumo da faculdade

  • mais de 4.000 alunos matriculados
  • mais de 170 docentes
  • 48 cursos de graduação
  • 33 unidades

Dúvidas mais frequentes

O Centro Universitário Dom Pedro II incentiva a formação voltada para a capacitação de intervenção profissional, reflexão crítica e desenvolvimento do gosto pela pesquisa. Na área da Saúde, por exemplo, os alunos têm acesso à prática profissional por meio de estágios nas clínicas-escola, no laboratório-escola e em um hospital próprio.

O curso de Serviços Penais é ofertado em nível tecnólogo, permitindo que o estudante conclua sua formação em um período menor se comparado a um bacharelado, por exemplo. Nesse sentido, o curso conta com duração média de 2 anos, totalizando uma carga horária mínima de 1.600 horas, segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

A formação em Serviços Penais pode ser realizada em diferentes modalidades, como o presencial e a distância. No modelo presencial, o estudante desenvolverá um contato direto com a infraestrutura da instituição, além de realizar as aulas com o apoio diário de seu professor. Já no ensino EaD, o aluno realizará seus estudos de forma 100% online, contando com materiais e aulas disponibilizadas de forma digital.

De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, 21 instituições de ensino superior contam com ofertas para o curso de Serviços Penais. Confira quais são as faculdades, universidades e centros universitários:

O curso de Serviços Penais é uma formação voltada para o estudo e compreensão do sistema penal, abrangendo diversos aspectos relacionados à administração da justiça criminal e ao funcionamento das instituições que compõem esse sistema. Ele tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem de maneira eficiente e ética no âmbito do direito penal e processual penal.

Durante o curso, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre as leis e normas que regem o sistema penal, bem como sobre os procedimentos judiciais e as práticas relacionadas à investigação, julgamento e execução das penas. Além disso, são abordados temas como direitos humanos, criminologia, política criminal e as diferentes correntes de pensamento que permeiam o campo do direito penal.

Ao longo da formação, os estudantes também têm contato com casos práticos, simulações de julgamentos e atividades que os preparam para lidar com situações reais no campo dos serviços penais. O curso pode ser oferecido em diferentes níveis, desde graduação até pós-graduação, permitindo aos alunos aprofundar seus conhecimentos de acordo com seus interesses e objetivos profissionais.

Os profissionais formados nessa área têm um amplo leque de possibilidades de atuação, podendo trabalhar em órgãos do sistema de justiça, como advogados, promotores, defensores públicos, delegados de polícia e juízes, ou ainda em instituições ligadas à execução penal, como agentes penitenciários e profissionais de assistência social.

Além disso, o curso de Serviços Penais também proporciona uma base sólida para a realização de pesquisas e aprofundamento teórico no campo do direito penal, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento do sistema de justiça como um todo. Portanto, é uma formação de grande relevância para aqueles interessados em trabalhar no âmbito da justiça criminal e contribuir para a promoção de um sistema penal mais justo e eficiente.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, do Ministério da Educação (MEC), o curso de Serviços Penais apresenta conteúdos que auxiliam o estudante no desenvolvimento das principais competências do profissional da área, o que inclui:

  • Gerenciar serviços penitenciários;

  • Formular, propor e implementar políticas públicas que minimizem os riscos do confinamento;

  • Elaborar estratégias de prevenção e articulação com serviços externos de assistência social;

  • Planejar condições necessárias para a reintegração social do preso e suas famílias;

  • Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

É importante ressaltar que o curso de Serviços Penais é ofertado exclusivamente para profissionais da carreira de segurança pública, ou seja, para ingressar na formação, o profissional deve se enquadrar no requisito.

Veja bolsas de estudo para o curso de Serviços Penais

Com o Mundo Vestibular, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas da UNIDOMPEDRO perto de você