Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Fisioterapia na Estácio

  • Graduação
  • 10 semestres
  • 42 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 288,95
4,2

Boa

(551)

Como é o curso de Fisioterapia na Estácio?

O curso de Fisioterapia da Estácio se destaca por sua abordagem prática e integral no tratamento e prevenção de doenças musculares e ósseas. Com duração de 5 anos, o programa é disponibilizado em modalidades de ensino presencial, semipresencial e flex, adequando-se às necessidades do aluno moderno.

A formação da Estácio é destaque pela diversidade de áreas abordadas, como Fisioterapia do Trabalho e Desportiva, além de uma sólida base teórica em anatomia, bioquímica e genética. A prática clínica é desenvolvida por meio de estágios supervisionados em diferentes áreas, como Fisioterapia Respiratória e Neurofuncional, preparando os alunos para um amplo espectro de atuação.

O curso de Fisioterapia na Estácio é ideal para quem busca uma formação abrangente e prática, com docentes qualificados e infraestrutura completa. A instituição oferece oportunidades únicas de aprendizado, preparando fisioterapeutas capacitados para um mercado de trabalho em constante evolução.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências da Saúde

  • Duração: em média, 4 anos

Qual a grade curricular de Fisioterapia?

  • Aparelho Locomotor

  • Aparelho Urogenital

  • Atividades Complementares

  • Bioestatística e Epidemiologia

Como é a faculdade Estácio

Avaliação dos Alunos

4,2

Boa

551 avaliações

  • Empregabilidade
    3,9
  • Estrutura
    4,2
  • Professores
    4,5
  • localização
    4,3

Resumo da faculdade

  • mais de 667.000 alunos matriculados
  • mais de 6.000 docentes
  • 96 cursos de graduação e 920 de pós-graduação
  • 2916 unidades

Dúvidas mais frequentes

A Estácio é uma universidade que se destaca por oferecer cursos de graduação e pós-graduação de qualidade em diversas áreas do conhecimento. Uma das principais características da universidade é o seu comprometimento com a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Além disso, a Estácio tem um forte compromisso com a inovação e o uso de tecnologias educacionais avançadas para promover uma experiência de aprendizagem dinâmica e eficiente. A universidade oferece ainda uma ampla variedade de cursos de extensão e programas de pesquisa para fomentar o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.

Para auxiliar os estudantes em suas trajetórias acadêmicas, a Estácio disponibiliza o acesso ao Sia (Sistema de Informações Acadêmicas), portal do aluno que agrupa ferramentas de ensino, como aulas, informações financeiras e de matrícula, materiais, entre outras possibilidades.

O curso de Fisioterapia é uma graduação da área da saúde que forma profissionais especializados em reabilitar pacientes por meio de terapias personalizadas. O objetivo da área é proporcionar melhorias na capacidade física e funcional dos atendidos, utilizando-se de conhecimentos específicos e técnicas de tratamento.

As disciplinas do curso de Fisioterapia buscam formar um profissional capaz de realizar ações de atenção à saúde individual e coletiva e que toma decisões éticas, eficazes e corretas. É necessário construir boa capacidade de comunicação, incluindo leitura e conhecimentos em pelo menos uma língua estrangeira.

A duração média da graduação em Fisioterapia é de quatro anos, com estágio obrigatório de no mínimo 800 horas.

O estágio pode ser realizado em hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas, asilos e centros de estudos próprios das faculdades. O MEC indica também que o aluno de Fisioterapia precisa realizar um trabalho de conclusão de curso para finalizar sua graduação.

Censo da Educação Superior 2022. A pesquisa, que é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi divulgada no dia 10 de outubro de 2023 pelo órgão federal. De acordo com as informações do Censo 2022, o curso de Fisioterapia é o oitavo maior em número de matrículas no ano de 2022 - levando em consideração somente a modalidade de ensino presencial

147.399 alunos se matricularam para o bacharelado em Fisioterapia no ano passado.

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Veja também: Tudo sobre o curso de Anatomia

O curso de Fisioterapia tem matemática?

Embora conte com conteúdos ligados ao cálculo, especialmente em estatística, para análise de dados e pesquisas na área da saúde, o curso de Fisioterapia não coloca a matemática em primeiro plano. A ênfase do programa está nas ciências biológicas e da saúde, preparando os estudantes para práticas clínicas e terapêuticas.

A Fisioterapia é a área da saúde focada na prevenção e tratamento de distúrbios do movimento humano, utilizando técnicas que visam restaurar, manter e promover a saúde física e funcional dos pacientes.

Ela serve para prevenir e tratar lesões, doenças e distúrbios do movimento, auxiliando na recuperação, melhora da funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes, além de promover saúde e bem-estar físico.

A faculdade de Fisioterapia estuda a aplicação de técnicas de prevenção e tratamento de disfunções, lesões musculoesqueléticas, respiratórias e neurológicas.

Durante o curso, os alunos aprendem sobre anatomia, fisiologia, biomecânica e cinesiologia. Além disso, eles estudam a terapia manual, exercícios terapêuticos, eletroterapia, termoterapia, crioterapia, entre outras técnicas e métodos utilizados para reabilitar pacientes.

Parte da carga horária do curso é destinada à realização de atividades práticas e estágios em hospitais, clínicas e ambulatórios, que estimulam o contato real e a aplicação dos conceitos teóricos.

Após a conclusão do curso, o fisioterapeuta pode atuar em diversas áreas, como ortopedia, traumatologia, neurologia, respiratória, desportiva, entre outras. O profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, consultórios, centros de reabilitação, academias, clubes esportivos e até mesmo em empresas, realizando atividades de prevenção de lesões e promoção da saúde no ambiente de trabalho.

Em relação ao campo, está em debate, nos órgãos legislativos e executivos, a liberação da modalidade EaD para uma série de cursos, incluindo o de Fisioterapia. O tema encontra resistência por parte dos conselhos federais e regionais, que prezam pela manutenção do modelo presencial de ensino para o curso. Para averiguar o cenário, o Ministério da Educação promulgou uma consulta pública, além de emitir, no dia 29 de novembro, a Portaria Nº 2.041 que suspende, pelo prazo de 90 dias, a liberação da graduação em Fisioterapia EaD.

Se você tem interesse em cursar Fisioterapia, pode encontrar bolsas de estudos que deixam as mensalidades mais baratas. Uma das boas opções de graduação nessa área com bolsas de estudo é o curso disponibilizado pela UFBRA.

Quantos anos dura a faculdade de Fisioterapia?

A faculdade de Fisioterapia possui duração de 5 anos. Durante esse período, os estudantes têm contato com disciplinas teóricas e práticas em anatomia, fisiologia, patologia, além de técnicas específicas de reabilitação e tratamento.

Quais são as áreas da Fisioterapia?

Atualmente, 16 especialidades da Fisioterapia são reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). As áreas incluem:

  • Fisioterapia Acupuntura: A área combina princípios da medicina tradicional chinesa com a fisioterapia. Utiliza agulhas em pontos específicos do corpo para aliviar a dor, melhorar funções corporais e promover o equilíbrio.
  • Fisioterapia Aquática: Essa modalidade aproveita a resistência e as propriedades terapêuticas da água para reabilitar e fortalecer músculos, melhorando a mobilidade e reduzindo dores.
  • Fisioterapia Cardiovascular: Especializada em prevenir e tratar doenças do coração e dos vasos sanguíneos, essa área foca em exercícios e terapias para melhorar a função cardíaca e a capacidade respiratória.
  • Fisioterapia Dermatofuncional: Voltada para a saúde da pele, a especialidade trata cicatrizes, queimaduras, edemas e condições estéticas.
  • Fisioterapia Esportiva: Destina-se a atletas e praticantes de atividades físicas, focando na prevenção e recuperação de lesões esportivas.
  • Fisioterapia em Gerontologia: É dedicada ao tratamento e prevenção de condições associadas ao envelhecimento, visando manter a autonomia e a qualidade de vida dos idosos.
  • Fisioterapia do Trabalho: Focada na prevenção e tratamento de doenças ocupacionais, essa especialidade visa melhorar as condições de trabalho e a saúde dos trabalhadores.
  • Fisioterapia Neurofuncional: Trata de pacientes com distúrbios neurológicos, como AVC, paralisia cerebral e esclerose múltipla, utilizando técnicas para melhorar a coordenação motora e a capacidade funcional.
  • Fisioterapia em Oncologia: Especializada no tratamento de pacientes com câncer, essa área busca aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida durante e após o tratamento oncológico.
  • Fisioterapia em Reumatologia: Trata doenças reumáticas, como artrite e fibromialgia, utilizando terapias para reduzir a dor, melhorar a mobilidade e a funcionalidade.
  • Fisioterapia Respiratória: Tem o objetivo de melhorar a função respiratória, trata condições como asma, bronquite e DPOC.
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica: Voltada para o tratamento de lesões musculoesqueléticas, como fraturas e entorses, utiliza técnicas para restaurar a mobilidade e aliviar a dor.
  • Fisioterapia em Osteopatia: Baseia-se em manipulações manuais do sistema músculo-esquelético para tratar diversas condições, visando restaurar o equilíbrio do corpo.
  • Fisioterapia em Quiropraxia: Utiliza técnicas de ajustes e manipulações da coluna vertebral e outras articulações para aliviar dores e melhorar a funcionalidade.
  • Fisioterapia em Saúde da Mulher: Especializada no tratamento de condições específicas femininas, como gestação, pós-parto, incontinência urinária e doenças ginecológicas.
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva: Atua em unidades de terapia intensiva, tratando pacientes críticos e acamados, visando a recuperação e manutenção das funções vitais e motoras.

Para que serve a Fisioterapia?

A Fisioterapia é empregada para prevenir, diagnosticar e tratar disfunções do movimento humano causadas por lesões, doenças e distúrbios. Ela utiliza técnicas para restaurar a capacidade física dos pacientes, promovendo melhor qualidade de vida por meio da reabilitação física.

Com o Mundo Vestibular, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas da Estácio perto de você

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
A partir de
R$ 128,97/mês
Enfermagem
A partir de
R$ 288,95/mês
Biomedicina
A partir de
R$ 248,95/mês
Administração
A partir de
R$ 128,98/mês