Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Nutrição na Estácio

  • Graduação
  • 8 semestres
  • 47 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 288,95
4,2

Boa

(420)

Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Nutrição na Estácio?

O curso de Nutrição da Estácio prepara os alunos para promoverem a saúde por meio da alimentação, uma necessidade crescente na sociedade atual. Com duração de 4 anos, o curso aborda desde o planejamento até a coordenação de programas de alimentação e nutrição em diversos ambientes.

A Estácio se destaca por oferecer um aprendizado prático e contextualizado. Os alunos têm acesso a laboratórios especializados, como Nutrição, Química e Ciências Morfológicas, onde podem aplicar o conhecimento teórico. Além disso, a instituição enfatiza o aprendizado na definição de cardápios e prescrição de dietas, preparando os alunos para atuar em um mercado de trabalho diversificado e em constante evolução.

Estudar Nutrição na Estácio é participar de uma formação abrangente e atualizada, que capacita o aluno a atuar de maneira eficaz em diferentes setores. Com uma grade curricular que inclui desde Avaliação Nutricional até Tecnologia de Alimentos, o curso oferece um panorama completo da área, assegurando uma carreira sólida.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências da saúde

  • Duração: em média, 4 anos

Qual a grade curricular de Nutrição?

  • Anatomia Humana Geral

  • Avaliação Nutricional

  • Avaliação Nutricional Avançada

  • Bioquímica

Como é a faculdade Estácio

Avaliação dos Alunos

4,2

Boa

420 avaliações

  • Empregabilidade
    3,8
  • Estrutura
    4,1
  • Professores
    4,4
  • localização
    4,3

Resumo da faculdade

  • mais de 667.000 alunos matriculados
  • mais de 6.000 docentes
  • 96 cursos de graduação e 920 de pós-graduação
  • 2916 unidades

Dúvidas mais frequentes

A Estácio é uma universidade que se destaca por oferecer cursos de graduação e pós-graduação de qualidade em diversas áreas do conhecimento. Uma das principais características da universidade é o seu comprometimento com a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Além disso, a Estácio tem um forte compromisso com a inovação e o uso de tecnologias educacionais avançadas para promover uma experiência de aprendizagem dinâmica e eficiente. A universidade oferece ainda uma ampla variedade de cursos de extensão e programas de pesquisa para fomentar o desenvolvimento acadêmico e profissional de seus alunos.

Para auxiliar os estudantes em suas trajetórias acadêmicas, a Estácio disponibiliza o acesso ao Sia (Sistema de Informações Acadêmicas), portal do aluno que agrupa ferramentas de ensino, como aulas, informações financeiras e de matrícula, materiais, entre outras possibilidades.

O curso de Nutrição é um bacharelado que combina aulas práticas e teóricas para ensinar aspectos de avaliação nutricional, funcionamento do corpo humano, e valor nutricional dos alimentos. Além disso, o programa aborda dietoterapia, políticas de alimentação e nutrição, segurança alimentar, e prepara os estudantes para atuar em clínicas, hospitais, saúde pública, e na gestão de serviços de alimentação.

O currículo básico do curso de Nutrição envolve disciplinas da área médica, como bioquímica, fisiologia e anatomia. Também há ênfase na formação profissional, envolvendo aulas teóricas e práticas sobre avaliação nutricional, qualidade nutricional dos alimentos e educação alimentar.

Conforme estabelecido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC, a formação estimula competências generalistas, humanistas, críticas e reflexivas. O nutricionista formado no programa está apto a atuar promovendo a segurança alimentar e a atenção dietética em diversos contextos, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde, assim como a prevenção de doenças em indivíduos ou grupos populacionais.

As competências e habilidades a serem desenvolvidas no curso abrangem desde a aplicação de conhecimentos sobre alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano até a atuação em políticas e programas de educação e segurança alimentar, passando por atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estágios curriculares supervisionados e atividades complementares também são componentes, garantindo a integração teórico-prática e a experiência em diferentes áreas de atuação da nutrição, como clínica, social e em unidades de alimentação e nutrição.

O currículo do curso assegura uma formação que atenda às necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento. Dentre as áreas de conhecimento abordadas estão as Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais, Humanas e Econômicas, Ciências da Alimentação e Nutrição, e Ciências dos Alimentos.

Veja também: Todas as informações sobre o curso de Engenharia de Alimentos no site da Quero Bolsa.

Quais são especializações para Nutrição?

Após a conclusão do curso de Nutrição, o estudante pode, ainda, ingressar em uma pós-graduação, especializando-se em setores específicos da saúde. As possibilidades englobam:

  • Nutrição Clínica: Foca no diagnóstico e tratamento de doenças e condições de saúde por meio da alimentação, abordando desde questões metabólicas e gastrointestinais até o manejo nutricional.

  • Nutrição Esportiva: Especialização voltada para a otimização do desempenho físico e esportivo por meio de estratégias nutricionais específicas, considerando as necessidades energéticas e de recuperação de atletas.

  • Nutrição Materno-Infantil: Área dedicada à nutrição durante a gravidez, lactação, crescimento e desenvolvimento infantil, focando na prevenção de doenças e no estabelecimento de hábitos alimentares saudáveis desde os primeiros anos de vida.

  • Nutrição e Saúde Pública: Foco na promoção da saúde e prevenção de doenças em populações, por meio de políticas públicas, programas de educação alimentar e nutricional, e intervenções comunitárias.

  • Nutrigenômica e Nutrigenética: Área emergente que estuda a interação entre genética, nutrição e saúde, buscando compreender como as variações genéticas individuais afetam a resposta do organismo aos nutrientes.

Nutrição é a ciência que investiga como os alimentos e nutrientes consumidos afetam a saúde e o bem-estar humano, explorando a relação com condições de saúde e doenças.

A Nutrição desempenha um importante papel para a promoção da saúde, prevenção de doenças e gerenciamento de condições de saúde por meio de estratégias alimentares.

A faculdade de Nutrição forma profissionais capacitados para orientar e promover a saúde por meio da alimentação. Durante o curso, os estudantes aprendem sobre os nutrientes presentes nos alimentos, suas funções no organismo e a forma como devem ser consumidos para garantir uma alimentação equilibrada e saudável.

Os estudantes de Nutrição também compreendem as principais doenças relacionadas à alimentação, como diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras, e como a alimentação pode auxiliar no tratamento dessas doenças.

Além dos conceitos teóricos, durante o curso, os alunos têm aulas práticas laboratoriais, nas quais aprendem a elaborar cardápios equilibrados e adequados às necessidades individuais dos pacientes. Eles também realizam estágios em hospitais, clínicas, escolas e empresas, onde aplicam na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Quantos anos dura a faculdade de Nutrição?

A faculdade de Nutrição tem duração de quatro anos, com foco em atividades práticas desde os primeiros semestres. Durante o curso, os estudantes compreendem a relação entre alimentação e saúde, desenvolvendo habilidades para atuar em diversas áreas.

Após a formação, o nutricionista encontra oportunidades em hospitais, clínicas, consultórios, escolas, indústrias alimentícias, entre outras. Ele pode trabalhar com a elaboração de cardápios, no atendimento individualizado, na promoção de programas de educação alimentar, na pesquisa científica, entre outras áreas.

Quais são as áreas da Nutrição?

Entre as principais áreas da Nutrição, é possível destacar:

  • Nutrição Clínica: Foca no tratamento e prevenção de doenças por meio de práticas alimentares. Envolve a avaliação nutricional e o planejamento de dietas para pacientes em hospitais, clínicas ou em consultas privadas.
  • Nutrição Esportiva: Especializa-se na dieta de atletas e indivíduos fisicamente ativos. Essa área aborda a otimização do desempenho esportivo e a recuperação muscular por meio de estratégias alimentares.
  • Saúde Pública: Visa melhorar a saúde nutricional de populações. Profissionais nesta área atuam em programas de nutrição comunitária, políticas de saúde pública, e educação nutricional em escolas e organizações.
  • Gestão em Alimentação e Nutrição: Campo envolvido na administração de serviços de alimentação, como cantinas, hospitais e empresas de catering. Inclui a gestão de qualidade, segurança alimentar e planejamento de cardápios.
  • Nutrição em Saúde Coletiva: Trabalha com grupos populacionais, focando em políticas de nutrição, programas de educação alimentar e estudos epidemiológicos sobre hábitos alimentares e saúde.
  • Nutrição Materno-Infantil: Concentra-se nas necessidades nutricionais de mulheres grávidas, lactantes e crianças, visando promover o crescimento e desenvolvimento saudável.
  • Nutrição e Estética: Liga a alimentação à saúde da pele, cabelo e corpo, abordando como a nutrição pode influenciar a aparência e o bem-estar geral.
Com o Mundo Vestibular, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas da Estácio perto de você

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
A partir de
R$ 128,97/mês
Enfermagem
A partir de
R$ 288,95/mês
Biomedicina
A partir de
R$ 248,95/mês
Administração
A partir de
R$ 128,98/mês