Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Engenharia Eletrônica na Faculdade NETCOM

  • 43 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 49,90
Neste momento essa faculdade não é parceira
Não há bolsas disponíveis

Como é o curso de Engenharia Eletrônica na Faculdade NETCOM?

A Engenharia Eletrônica é a ciência que envolve o projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e operação de sistemas eletrônicos. A aplicação prática da área resulta na criação de circuitos e sistemas eletrônicos para uso em computadores, televisões, aparelhos de áudio, automóveis, sistemas de telecomunicações, instrumentos de medição, e equipamentos de teste.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Engenharias

  • Duração: 5 anos

Qual a grade curricular de Engenharia Eletrônica?

  • Análise de Circuitos Elétricos

  • Controle Digital

  • Cálculo Diferencial

  • Cálculo e Equações Diferenciais

Como é a faculdade Faculdade NETCOM

Resumo da faculdade

  • mais de 50 alunos matriculados
  • mais de 10 docentes
  • 1 curso de graduação
  • 1 unidade no estado de Maranhão

Dúvidas mais frequentes

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia Eletrônica deve incluir as seguintes áreas, entre outras:

  • Algoritmos e Estruturas de Dados;

  • Circuitos Elétricos;

  • Circuitos Lógicos;

  • Conversão de Energia;

  • Eletrônica Analógica e Digital.

O curso deve preparar o aluno para, entre outras competências:

  • Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

  • Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

  • Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia.

O currículo básico inclui Metodologia Científica, Matemática, Física, Administração, Informática, Humanidades, entre outros.

O bacharelado em Engenharia Eletrônica tem duração média de cinco anos. O trabalho de conclusão de curso (TCC) é obrigatório, bem como a realização do estagio, período no qual o estudante desenvolverá um olhar prático sobre a área, aplicando os conceitos teóricos em seu dia a dia.

Há instituições que oferecem o curso como habilitação de Engenharia Elétrica. São oferecidas, também, opções com enfoques específicos, como telecomunicações, automação e computação.

O curso é tradicionalmente ofertado na modalidade presencial, tendo em vista a necessidade do contato frequente com as ferramentas utilizadas pela área. Entretanto, existem possibilidades de graduação EaD em Engenharia Eletrônica. De acordo com consulta aos dados do e-MEC, apenas duas instituições de ensino superior ofertam a formação no modelo a distância, sendo o Centro Universitário de Ensino, Ciência e Tecnologia do Paraná (UniEnsino) e o Centro Universitário FUNVIC.

Se você deseja ingressar na formação por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada nos principais programas de acesso ao ensino superior, acesse o simulador da Quero Bolsa e confira a nota de corte para Engenharia Eletrônica.

A Engenharia Eletrônica é a ciência que envolve o projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e operação de sistemas eletrônicos. A aplicação prática da área resulta na criação de circuitos e sistemas eletrônicos para uso em computadores, televisões, aparelhos de áudio, automóveis, sistemas de telecomunicações, instrumentos de medição, e equipamentos de teste.

O curso de Engenharia Eletrônica é uma especialização da engenharia que estuda o projeto, desenvolvimento e aplicação de sistemas eletrônicos. O programa abrange tópicos que incluem desde a concepção de circuitos elétricos até a criação de dispositivos avançados de automação e comunicação.

Ao longo da formação, os estudantes exploram os princípios da eletrônica, incluindo teoria de circuitos, sinais e sistemas, eletromagnetismo, processamento de sinais, entre outros. Além disso, são introduzidos a disciplinas específicas, como microeletrônica, sistemas embarcados e controle e automação.

Além dos componentes teóricos, os alunos têm a oportunidade de aplicar os conhecimento em projetos práticos, desenvolvidos em laboratórios. Isso inclui a montagem e teste de circuitos, programação de microcontroladores e a análise de sistemas eletrônicos em funcionamento.

Além disso, o curso também prepara os estudantes para lidar com desafios contemporâneos, como a sustentabilidade e a eficiência energética, incentivando a busca por soluções que minimizem o impacto ambiental.

Qual é a diferença entre Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica?

A principal diferença entre Engenharia Elétrica e Eletrônica é o foco de estudo: enquanto a Engenharia Elétrica concentra-se na geração, transmissão e distribuição de energia, a Engenharia Eletrônica dedica-se ao desenvolvimento de dispositivos eletrônicos operando em menor tensão e escala.

Com o Mundo Vestibular, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade