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Marketing na Faculdade Phorte

  • 10 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 14,00
Não há bolsas disponíveis

Como é o curso de Marketing na Faculdade Phorte?

Marketing é a ciência que explora, cria e entrega valor, com o objetivo de satisfazer as necessidades de um determinado mercado-alvo de maneira lucrativa. A área envolve o processo de identificar necessidades e desejos ainda não atendidos dos consumidores, além de definir, mensurar e quantificar tanto o tamanho do mercado e o potencial de lucro envolvido.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas

  • Duração: em média, 4 anos

Qual a grade curricular de Marketing?

  • Administração de Compras e Vendas

  • Administração de Marketing

  • Comportamento do Consumidor

  • Gestão Financeira

Como é a faculdade Faculdade Phorte

Resumo da faculdade

  • mais de 70 alunos matriculados
  • mais de 20 docentes
  • 7 cursos de graduação e 75 de pós-graduação
  • 2 unidades no estado de São Paulo

Dúvidas mais frequentes

A Faculdade Phorte produz uma grande quantidade de conteúdos digitais, que tornam mais dinâmico o processo de aprendizagem. Programas que ajudam os alunos na inserção no mercado de trabalho também são outra preocupação da instituição.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Marketing se enquadra como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios. No entanto, algumas instituições de ensino oferecem a opção de bacharelado.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC, o curso de Marketing é voltado para a formação de profissionais aptos para coordenar equipes de marketing, assessorar dirigentes de marketing, gerenciar produtos, serviços e marcas, além de planejar, executar e avaliar pesquisas e estratégias de mercado.

O programa também enfatiza o desenvolvimento de competências para avaliar aspectos econômico-financeiros relacionados ao marketing, identificar e analisar canais de distribuição, e planejar estratégias de comunicação com os consumidores.

Após a conclusão do curso, que possui uma carga horária total de 1600 horas, os graduados têm a possibilidade de prosseguir seus estudos em programas de pós-graduação na área de Administração, entre outras.

A duração média do bacharelado em Marketing é de 4 anos; a do curso tecnológico é de 2 anos. Em nível técnico, a duração é de, em média, 800 horas. Fica a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.

Diferente da graduação tecnológica, o bacharelado possui extensão superior e profundidade de análises, abrangendo conteúdos teóricos e práticos. Atualmente, nove instituições de ensino superior disponibilizam o curso de Marketing em nível de bacharelado, segundo consulta aos dados do e-MEC. São elas:

De acordo com o Censo da Educação Superior 2022, o curso de Marketing ocupa a décima posição entre as formações da modalidade EaD com maior número de matriculados. Ao todo, 84.681 estudantes se matricularam no programa para esse modelo de ensino.

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Qual é objetivo do Marketing?

O objetivo do marketing é identificar as necessidades dos consumidores e refletir em produtos que agreguem valor, tanto para os clientes quanto para a empresa. Isso inclui atrair e reter usuários por meio da promoção de produtos ou serviços, construindo relacionamentos de longo prazo e promovendo a marca.

Marketing é a ciência que explora, cria e entrega valor, com o objetivo de satisfazer as necessidades de um determinado mercado-alvo de maneira lucrativa. A área envolve o processo de identificar necessidades e desejos ainda não atendidos dos consumidores, além de definir, mensurar e quantificar tanto o tamanho do mercado e o potencial de lucro envolvido.

Ele envolve atividades como pesquisa de mercado, desenvolvimento de produtos, comunicação, promoção e distribuição, com o objetivo de identificar e fidelizar clientes.

A faculdade de Marketing estuda as estratégias de comunicação com o público e fidelização de clientes, por meio de pesquisa de mercado, análise de dados e técnicas de publicidade. O objetivo geral da formação é capacitar profissionais para compreender e fomentar a dinâmica do mercado, impulsionando a visibilidade de uma empresa e a interação com os clientes.

Durante o curso, o aluno aprende a desenvolver e implementar estratégias de marketing, planejar campanhas e analisar as tendências do mercado, por meio dos principais recursos do Marketing.

A formação também estimula o desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação, além de apresentar aspectos de posicionamento de mercado e uso da tecnologia.

A grade curricular do curso garante o contato dos alunos com disciplinas como Pesquisa de Mercado, que analisa a coleta estratégica de dados para entender as preferências e comportamentos do consumidor, e Estratégias de Marketing, que estuda a criação e implementação de planos de marketing eficazes. De forma complementar, a disciplina de Comportamento do Consumidor aborda a psicologia dos consumidores e aspectos de decisão de compra.

Outro aspecto enfatizado no curso é o estudo da Gestão de Marca, que ensina como criar e manter a identidade e reputação de uma marca, além do Marketing Digital, que apresenta as técnicas empregadas no meio digital para a promoção de um negócio.

A metodologia de ensino do curso é caracterizada pela combinação entre teoria e prática. Os estudantes participam de estudos de caso, projetos em grupo, e simulações de mercado. Muitos cursos também oferecem estágios e parcerias com empresas.

Quais são as estratégias de Marketing?

As estratégias de marketing podem variar de acordo com os objetivos específicos das empresas. Algumas abordagens comuns incluem:

  • Marketing de conteúdo: Criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair, engajar e reter um público-alvo definido.
  • SEO (Search Engine Optimization): Otimização de conteúdo e estrutura de sites para melhorar a visibilidade e o posicionamento em motores de busca.
  • Marketing nas redes sociais: Utilização de plataformas sociais para promover produtos ou serviços, engajar com o público e construir a marca.
  • Marketing por e-mail: Envio direcionado de mensagens eletrônicas para um grupo de contatos, visando promover produtos ou serviços e manter o relacionamento com clientes.
  • Marketing de influência: Parceria com personalidades influentes para promover produtos ou serviços.
  • Publicidade paga: Compra de espaço publicitário em diferentes mídias para divulgar produtos, serviços ou a marca.

Quais são as áreas do Marketing?

O Marketing, como campo de estudo e prática profissional, abrange diversas aplicações especializadas. Cada uma delas se concentra em aspectos individuais da comunicação e estratégia de mercado. Algumas das principais áreas do Marketing incluem:

  • Marketing de Conteúdo: Visa a criação e distribuição de conteúdo para atrair e engajar um público-alvo definido.
  • Search Engine Optimization (SEO): Envolve a otimização de websites e conteúdo online para melhorar a visibilidade e o ranking nas páginas de resultados dos motores de busca, como Google.
  • Marketing de Mídia Social: Utiliza plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras, para promover produtos ou serviços, criar engajamento com a marca e se conectar com o público.
  • Customer Relationship Management (CRM): Refere-se às práticas, estratégias e tecnologias que as empresas usam para gerenciar e analisar interações e dados do cliente, com o objetivo de melhorar os relacionamentos comerciais.
  • Marketing Digital: Abrange todas as iniciativas de marketing no ambiente digital. Utiliza canais digitais como motores de busca, websites, mídias sociais, e-mail e aplicativos móveis.
  • E-mail Marketing: Envolve o envio de mensagens comerciais usando o e-mail.
  • Marketing de Influência: Foca em usar líderes de opinião, celebridades ou indivíduos influentes nas redes sociais para ampliar a mensagem de uma marca para um mercado maior.
  • Publicidade Paga: Utiliza recursos financeiros para impulsionar um produto ou marca por meio de anúncios em diferentes canais, como o Google.
  • Marketing de Afiliados: É baseado em desempenho, garantindo a recompensa da empresa por cada visitante ou cliente trazido pelos esforços do afiliado.
  • Marketing Analítico: Foca na coleta e análise de dados para compreender padrões de comportamento do consumidor e otimizar estratégias de marketing.
  • Branding e Gestão de Marca: Envolve o processo de criar e gerenciar a imagem e identidade de uma marca no mercado.
  • Marketing de Relacionamento: Visa criar e manter relacionamentos de longo prazo com os clientes.

Qual é a importância do Marketing?

A importância do Marketing é visualizada na conexão entre empresas e consumidores. A área identifica e atende necessidades dos clientes, além de criar valor, impulsionando vendas e construindo a marca. Sem o marketing, as empresas lutariam para alcançar seu público-alvo e diferenciar seus produtos ou serviços em mercados competitivos.

Qual é a diferença entre Marketing e Publicidade?

Embora complementares, o Marketing e a Publicidade são etapas distintas de captação e desenvolvimento de soluções. Enquanto o marketing atua em um escopo amplo, que engloba a identificação das necessidades do consumidor, desenvolvimento de produtos, definição de preços, distribuição e promoção, a Publicidade é um componente do marketing, focada na criação e disseminação de mensagens para informar ou influenciar o público sobre produtos, serviços ou marcas.

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