Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Paleontologia e Cultura na Faculdade Souza (Fasouza)

  • Bolsas a partir de R$ 49,98
Não há bolsas disponíveis

Como é o curso de Paleontologia e Cultura na Faculdade Souza (Fasouza)?

A paleontologia é o estudo dos registros fósseis dos seres-vivos que já habitaram em nosso planeta. Nesse sentido, o profissional da área tem, como principal atribuição, classificar espécies e conferir características físicas e ambientais por meio dos vestígios biológicos mineralizados, conhecidos como fósseis.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências biológicas

  • Duração: até 6 semestres

Como é a faculdade Faculdade Souza (Fasouza)

Resumo da faculdade

  • 2 cursos de graduação e 734 de pós-graduação
  • 1 unidade no estado de Minas Gerais

Dúvidas mais frequentes

Os cursos de pós-graduação ofertados pela Fasouza são das áreas de conhecimento de Matemática e Estatística, Direito, Educação, Negócios, Humanidades, Artes e Engenharia. Além disso, a IES disponibiliza os cursos na modalidade 100% online aos estudantes.

O curso de Paleontologia é encontrado exclusivamente em nível de pós-graduação, destinado a profissionais das áreas da Geologia e Biologia. Nesse sentido, os níveis de ensino podem abranger a especialização, mestrado e doutorado.

Por conta das variações de ensino destacadas, o curso pode contar com durações que variam entre 6 meses a 4 anos. A especialização, por exemplo, tende a ter durações menores se comparado ao doutorado, assim como o mestrado.

O curso pode ser realizado nas modalidades presencial e a distância. Vale ressaltar que ambas as modalidades possuem o mesmo reconhecimento, variando apenas na metodologia adotada para o ensino. Enquanto no EaD o estudante realizará as disciplinas de forma 100% online, no ensino presencial o aluno desenvolverá contato diário com o campus de sua instituição, contando com aulas laboratoriais e práticas.

Durante a realização do curso, o estudante contará com disciplinas e temáticas que o auxiliem no desenvolvimento das características e competências profissionais do paleontólogo, o que inclui análise de fósseis, conhecimentos geológicos e biológicos, além de análises históricas.

Os estudantes que desejam ingressar na pós-graduação em Paleontologia devem possuir formação anterior em cursos relacionados. A alternativa mais comum para o ingresso na área é a graduação em Geologia ou Biologia. Saiba, porém, que existem outras possibilidades, como a formação em Arqueologia ou Geografia.

Se você deseja ingressar no curso, porém ainda está indeciso em relação a qual graduação optar anteriormente, saiba que a Geologia possui maior demanda de cálculos, incluindo física e matemática. Já a Biologia analisa os seres-vivos e sua interação com o meio-ambiente. Cabe ao estudante optar pela área que mais lhe atenda metodologicamente para o seu futuro ingresso em Paleontologia.

Também é importante ressaltar que a Paleontologia é o estudo que une os conhecimentos da Biologia e Geologia. Desse modo, as análises e campos de estudo se referem a ambas as áreas de conhecimento.

Confira algumas das instituições de ensino superior que oferecem a pós-graduação em Paleontologia:

O estudante que deseja ingressar nos estudos da Paleontologia, também pode optar por uma instituição de ensino superior fora do país. Nesse contexto, diferente do Brasil, existem universidades do exterior que oferecem a graduação em Paleontologia. Entre elas estão:

  • University of Bristol – Reino Unido

  • University of Manchester – Reino Unido

  • The University of Adelaide (UoA) – Austrália

  • Appalachian State University – Estados Unidos

  • University of Oklahoma – Estados Unidos

A paleontologia é o estudo dos registros fósseis dos seres-vivos que já habitaram em nosso planeta. Nesse sentido, o profissional da área tem, como principal atribuição, classificar espécies e conferir características físicas e ambientais por meio dos vestígios biológicos mineralizados, conhecidos como fósseis.

O termo “paleontologia” é resultante da união do termo palios (antigo), ontos (coisas existentes) e logos (estudo), ou seja, estudo das coisas antigas.

O curso de Paleontologia é o caminho necessário para os profissionais que desejam atuar nesta área. Saiba, entretanto, que não existem cursos de graduação para o setor. Por conta disso, o estudante deve optar, inicialmente, por uma graduação na área de Biologia ou Geologia e, posteriormente, realizar a pós-graduação em Paleontologia.

Durante a realização da pós-graduação, o aluno contará com estudos das diversas áreas que abrangem as análises paleontológicas, o que inclui, majoritariamente, Biologia, Geologia, Botânica, Zoologia e Geografia.

Com o Mundo Vestibular, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade