Relações Públicas na FAM
- Graduação
- 8 semestres
- 47 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 550,00
Boa
(12)
Como é o curso de Relações Públicas na FAM?
As Relações Públicas são estratégias que ajudam a estabelecer uma comunicação benéfica entre organizações e seus públicos. Esta área abrange eventos, assessoria de imprensa, criação de conteúdo e comunicação interna. É a prática de criar e manter boas relações entre uma organização e o público-alvo.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas
Duração: em média, 4 anos
Qual a grade curricular de Relações Públicas?
Análise de Macroambientes Contemporâneos
Assessoramento de Eventos
Audiovisuais e Digitais
Comunicação Dirigida Sonora e Visual
Como é a faculdade FAM
Avaliação dos Alunos
Boa
12 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 20.000 alunos matriculados
- mais de 270 docentes
- 80 cursos de graduação e 15 de pós-graduação
- 1466 unidades
Dúvidas mais frequentes
A FAM estimula a flexibilidade e autonomia no aprendizado, por meio de ferramentas on-line. A instituição também se diferencia por seus laboratórios especializados e infraestrutura tecnológica, que suportam o desenvolvimento de habilidades práticas em áreas como saúde, engenharia, direito, entre outras.
Além disso, as parcerias estratégicas firmadas, como a realizada com o clube de futebol Palmeiras, fornecem oportunidades de estágio, facilitando a inserção dos alunos no mercado de trabalho e permitindo-lhes aplicar na prática o conhecimento adquirido. De forma complementar, a Central de Carreiras da FAM desempenha um papel no apoio ao estudante, desde o início de sua jornada acadêmica até a transição para o ambiente profissional.
Iniciativas como o Programa de Iniciação Científica (PIC) e o Journal Club também fomentam o envolvimento dos alunos com a pesquisa e o desenvolvimento científico, reforçando o papel da FAM na contribuição para a sociedade por meio da geração de conhecimento.
O curso de Relações Públicas é oferecido como bacharelado e apresenta uma grade curricular com disciplinas da área da comunicação, com destaque para Comunicação Organizacional, Assessoria de Imprensa e Comunicação Pública. Temas da Administração, da Economia e do Marketing também podem complementar o programa.
A formação pode ser realizada no formato presencial e a distância. Cada modelo possui suas especificidades que impactam na metodologia da formação. O curso de Relações Públicas EaD, por exemplo, permite que o aluno desenvolva seus estudos de forma 100% on-line, com o apoio de recursos e usualidades digitais, como materiais didáticos, videoaulas, fóruns de discussão, entre outras ferramentas relacionadas.
Após a conclusão do curso, o estudante pode, ainda, optar por uma pós-graduação em Relações Públicas, se especializando em áreas da comunicação. Entre as alternativas mais frequentes, é possível listar:
As Relações Públicas são estratégias que ajudam a estabelecer uma comunicação benéfica entre organizações e seus públicos. Esta área abrange eventos, assessoria de imprensa, criação de conteúdo e comunicação interna. É a prática de criar e manter boas relações entre uma organização e o público-alvo.
O curso de Relações Públicas forma profissionais que constroem, promovem e preservam a imagem e reputação de empresas, marcas e instituições, por meio de projetos de comunicação.
Durante o curso, os alunos estudam disciplinas como Teoria da Comunicação, Ética e Legislação em Relações Públicas, Gestão de Crise, Planejamento Estratégico em Comunicação, e Marketing.
O curso também abrange o estudo de técnicas de Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna e Externa, Organização de Eventos e Cerimonial, bem como Relacionamento com a Mídia. Além disso, estão presentes disciplinas que enfocam a pesquisa de mercado e a análise do comportamento do consumidor.
A metodologia da formação mescla teoria e prática, incluindo estudos de caso, projetos práticos, estágios supervisionados e trabalho de conclusão de curso.
A graduação em Relações Públicas geralmente dura quatro anos, ou oito semestres. No Brasil também pode ser uma habilitação dentro do curso Comunicação Social, assim como Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
Ao final do curso, o aluno adquire visão estratégica, com foco nos negócios e na responsabilidade social, e é capaz de elaborar políticas de relacionamento entre as organizações e o público.
No mercado de trabalho, o profissional de Relações Públicas atua elaborando estratégias de comunicação em grandes empresas, organizações públicas, terceiro setor e agências de comunicação, além de assessorar personalidades públicas, como os políticos.