Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Automação Industrial no UniBTA Digital

  • 29 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 46,22
Não há bolsas disponíveis

Como é o curso de Automação Industrial no UniBTA Digital?

O curso de graduação em Automação Industrial da UniBTA Digital possui duração de três anos (seis semestres) e disponibilidade de formação na modalidade online (EaD) aos alunos.

A instituição disponibiliza a matriz curricular deste curso com a divisão em 6 módulos. Introdutório, Circuitos e Sistemas Analógicos e Digitais, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos para Automação, Eletrônica Industrial e Sistemas de Potência, Automação Controle e Sistemas Robóticos; e Processamento de Sinais. A carga horária total do curso é de 2760 horas, incluindo as 60 horas do Projeto Multidisciplinar (final) e as 120 horas das atividades complementares.

O curso é credenciado junto ao Ministério da Educação (MEC) desde o ano de 2017 e, além disso, a UniBTA Digital possui polos em 24 estados e no Distrito Federal para os estudantes das modalidades a distância (EaD).

Por fim, a instituição também disponibiliza disciplinas eletivas para os alunos do curso de Automação Industrial.. Para os estudantes matriculados na modalidade a distância, as disciplinas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Gestão de Conflitos, Economia, Gestão Financeira, Primeiros Socorros, Introdução ao Direito e Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS são opções de disciplinas eletivas.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Engenharias

  • Duração: Em média, três anos

Qual a grade curricular de Automação Industrial?

  • Concepção e Design de Sistemas Digitais

  • Cálculo

  • Design de Sistemas Automáticos

  • Design de Softwares para Sistemas Automáticos

Como é a faculdade UniBTA Digital

Resumo da faculdade

  • mais de 1.640 alunos matriculados
  • mais de 70 docentes
  • 63 cursos de graduação e 75 de pós-graduação
  • 409 unidades

Dúvidas mais frequentes

Um dos grandes destaques do UniBTA Digital é o oferecimento de cursos na área de tecnologia alinhados com as demandas do mercado e a manutenção de parcerias com empresas renomadas de Tecnologia da Informação (TI).

Outro ponto que chama atenção na instituição é a possibilidade de os alunos das áreas de Saúde e Exatas terem à disposição no ambiente virtual de aprendizagem um laboratório virtual com a oportunidade de treinar a prática e fazer simulações de experimentos sem sair de casa.

A faculdade de Automação Industrial mescla disciplinas generalistas (Matemática, Física, Eletroeletrônica e Informática) e específicas (Robótica, Instalação de Sistemas e Comunicação de Dados).

Além dos conteúdos teóricos, aulas práticas, com a produção de máquinas, estão presentes no curso. Algumas instituições de ensino contam com convênios com empresas e indústrias, incentivando o envolvimento em projetos e a oportunidade de contato com o mercado de trabalho.

A duração média da graduação em Automação Industrial é de dois anos e meio a três anos, período em que o aluno pode desenvolver seus estudos nas modalidades presencial e a distância. Cada modelo possui sua especificidade que impacta na metodologia do curso. No formato EaD, por exemplo, as atividades ligadas à formação são realizadas de forma 100% on-line, permitindo que o aluno acompanhe as videoaulas e materiais quando e onde quiser.

Além do tecnólogo em Automação Industrial, existe a possibilidade de realizar o curso de Engenharia de Controle e Automação. No site da Quero Bolsa, você encontrará informações sobre a profissão de engenheiro de controle e automação, quanto ganha em média e informações sobre o curso superior de [Engenharia de Controle e Automação](https://querobolsa.com.br/cursos-e-faculdades/engenharia-de-controle-e-automacao.

Automação industrial é o uso de tecnologias, como software e robótica, para operar automaticamente processos e máquinas em ambientes industriais, reduzindo a necessidade de intervenção humana.

O curso de Automação Industrial estuda ferramentas de controle e otimização de processos industriais. É um campo multidisciplinar que combina elementos da engenharia, da eletrônica e da informática, com o objetivo de aumentar a eficiência, a produtividade e a segurança nas indústrias.

Ao longo do curso, os estudantes são introduzidos aos fundamentos da Automação Industrial, aprendendo sobre os principais componentes utilizados nessa área, como sensores e atuadores, controladores lógicos programáveis (CLPs), redes industriais, sistemas supervisórios e integração de sistemas.

Os estudantes desenvolvem habilidades para supervisionar a implantação e operação de redes industriais, sistemas supervisórios, controladores lógicos programáveis, sensores e atuadores. Eles também adquirem técnicas de vistoria, perícia e emissão de laudos e pareceres técnicos na área.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores do Ministério da Educação (MEC), a infraestrutura demandada para a realização curso inclui bibliotecas com acervo atualizado e específico, laboratórios de informática equipados com programas e dispositivos compatíveis com as atividades do curso, além de laboratórios especializados em automação industrial, eletrônica, hidráulica e pneumática, instalações elétricas e redes industriais.

Os formandos podem atuar em empresas especializadas em automação industrial, em departamentos de planejamento, desenvolvimento de projetos e assistência técnica, e em indústrias que utilizam processos automatizados ou têm setores de manutenção de processos contínuos. Também há oportunidades em institutos e centros de pesquisa, assim como em instituições de ensino.

Além do curso superior de tecnologia, a formação em Automação Industrial também está disponível em grau técnico. De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC, no programa, os alunos aprendem a integrar sistemas de automação, empregar programas de computação e redes industriais no controle da produção, além de propor, planejar e executar a instalação de equipamentos automatizados e sistemas robotizados.

O curso superior de tecnologia em Automação Industrial tem duração média de três anos, dispostas em uma carga horária mínima de 2.400 horas. Já o curso técnico de Automação Industrial possui extensão de 1.200 horas, que pode ser realizada ao longo de um a dois anos.

Com o Mundo Vestibular, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

As melhores vagas do UniBTA Digital perto de você