Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Ciências Econômicas na UDESC

  • 49 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 33,37
4,6

Muito boa

(3)

Neste momento essa faculdade não é parceira
Não há bolsas disponíveis

Como é o curso de Ciências Econômicas na UDESC?

Ciências Econômicas é a área que estuda a utilização dos recursos econômicos na distribuição de bens e serviços. Ela analisa as interações entre indivíduos, empresas e governos, buscando entender as causas e consequências de fenômenos econômicos como inflação, desemprego e expansão econômica.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas

  • Duração: em média, 4 anos

Qual a grade curricular de Ciências Econômicas?

  • Atividades Complementares - Ciências Econômicas

  • Contabilidade

  • Custos I

  • Desenvolvimento Econômico

Como é a faculdade UDESC

Avaliação dos Alunos

4,6

Muito boa

3 avaliações

  • Empregabilidade
    4,7
  • Estrutura
    4
  • Professores
    4,7
  • localização
    5

Resumo da faculdade

  • mais de 11.000 alunos matriculados
  • mais de 1.190 docentes
  • 60 cursos de graduação
  • 50 unidades no estado de Santa Catarina

Dúvidas mais frequentes

A UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) é uma instituição de ensino superior pública que se destaca pelos seus diferenciais em relação a outras universidades do país. Entre suas principais características, destacam-se:

1) Foco em educação pública de qualidade: A UDESC está comprometida em oferecer uma educação de qualidade para todos, independentemente de sua condição socioeconômica. Por isso, a universidade investe em políticas de inclusão e oferece uma série de programas de bolsas e auxílios financeiros para seus estudantes.

2) Forte presença regional: A universidade está presente em diversas regiões do estado, o que permite que a instituição esteja mais próxima das necessidades e demandas de cada região e possa contribuir para o desenvolvimento local.

3) Excelência em pesquisa e inovação: A UDESC é reconhecida pela qualidade de suas pesquisas e por sua atuação em áreas estratégicas para o desenvolvimento do país. A universidade possui diversos laboratórios e grupos de pesquisa que atuam em áreas como tecnologia, engenharia, biotecnologia, meio ambiente, entre outras.

4) Diversidade de cursos: A UDESC oferece uma ampla variedade de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, abrangendo áreas como artes, humanidades, ciências sociais e aplicadas, saúde, tecnologia, entre outras. Com isso, a universidade consegue atender a uma ampla demanda por educação superior em diferentes áreas do conhecimento.

As ciências econômicas estudam como as sociedades alocam recursos escassos para atender às necessidades humanas. Elas analisam como indivíduos, empresas e governos tomam decisões sobre produção, distribuição e consumo de bens e serviços, bem como o impacto dessas decisões na alocação de recursos, na distribuição de renda e na estabilidade econômica.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Ciências Econômicas deve preparar o aluno para, entre outros:

  • Entender as questões econômicas no seu contexto histórico-social;

  • Tomar decisões e resolver problemas numa realidade diversificada e em constante transformação;

  • Desenvolver raciocínios logicamente consistentes;

  • Ler e compreender textos econômicos;

  • Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos;

  • Diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas;

  • Utilizar adequadamente conceitos teóricos fundamentais da ciência econômica;

  • Ler e compreender textos econômicos.

O curso tem duração média de quatro anos. A graduação deve abranger desde o exercício reflexivo até a capacidade de intervenção prática na realidade.

A formação pode ser realizada nas modalidades presencial ou a distância. No modelo presencial, o estudante tem acesso à infraestrutura da instituição. Já no EaD, as aulas e atividades são realizadas de forma 100% on-line, permitindo que o estudante desenvolva as lições com o apoio de videoaulas e materiais digitais.

Disciplinas como Estatística, Matemática, Contabilidade Social e História Econômica podem fazer parte da grade curricular.

O curso de Ciências Econômicas na modalidade EaD (Educação a Distância) oferece flexibilidada para estudantes que desejam adquirir conhecimento em economia. Através de plataformas online, aulas gravadas e interações remotas, os alunos podem explorar os princípios econômicos, análise de dados e políticas públicas. Essa abordagem permite que os estudantes conciliem seus estudos com outras responsabilidades.

Em suma, o objeto de estudo das Ciências Econômicas é a produção, distribuição e consumo de bens e serviços em sociedade, tendo em vista os recursos limitados e a crescente demanda material.

Ciências Econômicas é a área que estuda a utilização dos recursos econômicos na distribuição de bens e serviços. Ela analisa as interações entre indivíduos, empresas e governos, buscando entender as causas e consequências de fenômenos econômicos como inflação, desemprego e expansão econômica.

O curso de Ciências Econômicas abrange uma variedade de disciplinas relacionadas à economia. Ele fornece aos estudantes conhecimentos básicos sobre a organização econômica, a análise econômica, as finanças, os mercados, a economia internacional, a política fiscal, a macroeconomia e o desenvolvimento econômico.

O curso também ensina conceitos fundamentais de contabilidade e finanças, como análise financeira, gestão de investimentos, estratégia empresarial, administração de negócios e outras áreas relacionadas.

O bacharelado em Ciências Econômicas ensina aos alunos como a economia funciona, como as decisões econômicas são tomadas e como elas afetam o mundo.

Eles são capazes de desenvolver uma compreensão aprofundada da economia e das organizações e aplicar esses conhecimentos ao mercado de trabalho. Além disso, eles podem usar as habilidades de pensamento crítico e análise adquiridas para posições em empresas e governos.

Ao longo do curso, os alunos têm a oportunidade de trabalhar em projetos e trabalhos práticos para aplicar seus conhecimentos e desenvolver habilidades relacionadas à economia.

Além disso, o curso de Ciências Econômicas também oferece oportunidades de estágio, o que permite que os alunos obtenham experiência prática e se aproximem de ações do cotidiano da carreira profissional.

O objetivo da Ciência Econômica é entender como as sociedades alocam recursos escassos para suprir necessidades materiais. A ciência analisa como indivíduos, empresas e governos tomam decisões econômicas e como essas decisões afetam a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. A área engloba uma variedade de fenômenos econômicos, tais como inflação, desemprego e crescimento econômico.

Quantos anos dura a faculdade de Ciências Econômicas?

A faculdade de Ciências Econômicas tem duração de 4 anos. Durante esse período, os estudantes se aprofundam em teorias econômicas, métodos quantitativos e análise de políticas econômicas, preparando-os para atuar nos setores financeiro, público, acadêmico e de pesquisa.

Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas? Quais são as diferenças?

Embora ambas as áreas lidem com recursos financeiras, as Ciências Contábeis e Ciências Econômicas diferenciam-se no foco de estudo. Enquanto as Ciências Contábeis visam a análise e controle das atividades financeiras de uma organização, as Ciências Econômicas estudam como sociedades usam recursos para produzir bens e distribuí-los entre os indivíduos, formando economistas com habilidades em análise de mercados, políticas econômicas e desenvolvimento econômico.

Com o Mundo Vestibular, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade