Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Ciências Sociais na Faculdade Única

  • Graduação
  • 8 semestres
  • 67 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 82,49
Ofertas para começar a estudar, aproveita!

Como é o curso de Ciências Sociais na Faculdade Única?

Ciências Sociais são um campo do conhecimento que estuda aspectos humanos, incluindo estratificação social, comportamento, dinâmicas familiares, mudanças culturais e sistemas de poder, abrangendo disciplinas como Sociologia, Antropologia, Psicologia Social, Economia, Ciência Política e História.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências humanas

  • Duração: em média, 4 anos

Qual a grade curricular de Ciências Sociais?

  • a Formação da Sociologia Brasileira

  • Antropologia Brasileira

  • Antropologia Clássica e Moderna

  • Antropologia Contemporânea

Como é a faculdade Faculdade Única

Resumo da faculdade

  • mais de 8.000 alunos matriculados
  • mais de 130 docentes
  • 55 cursos de graduação e 1.052 de pós-graduação
  • 119 unidades

Dúvidas mais frequentes

A Faculdade Única utiliza uma metodologia de ensino que considera o aluno protagonista de sua jornada acadêmica. Ela também se destaca por uma formação alinhada com as necessidades do mercado de trabalho.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Ciências Sociais tem sua grade curricular organizada em torno de três eixos: Formação Específica, Formação Complementar e Formação Livre.

O eixo de Formação Específica constitui a base do conhecimento, sendo ser composto por de atividades acadêmicas obrigatórias, optativas e complementares. Cabe à instituição de ensino definir essas atividades e disciplinas e a sua carga horária, assim como nos conte´udos de Formação Complementar.

Já o eixo de Formação Livre constitui atividades acadêmicas de livre escolha do aluno, no contexto da instituição de ensino.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Ciências Sociais considerando as seguintes disciplinas:

  • Teorias Clássicas da Antropologia;

  • Teorias Clássicas da Ciência Política;

  • Teorias Clássicas da Sociologia;

  • Teorias Contemporâneas da Antropologia;

  • Teorias Contemporâneas da Ciência Política;

  • Teorias Contemporâneas da Sociologia;

  • Temáticas Contemporâneas das Ciências Sociais;

  • Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa;

  • Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa;

  • Pensamento Social e Político Brasileiro.

O curso pode ser realizado nas modalidades presencial e a distância. No curso de Ciências Sociais EaD, o aluno desenvolve seus estudos de forma 100% on-line, por meio das ferramentas digitais disponibilizadas pelas instituições de ensino.

Quem se forma em Ciências Sociais trabalha com o quê?

Os profissionais formados em Ciências Sociais podem se dedicar a pesquisa acadêmica e ensino, contribuindo com conhecimentos em sociologia, antropologia e ciência política. Muitos atuam na análise e desenvolvimento de políticas públicas, trabalhando para governos ou ONGs. Outros seguem carreiras em trabalho social, ajudando comunidades através de organizações não governamentais e instituições de assistência. Além disso, há oportunidades em consultoria, em setores privado e público.

Ciências Sociais são um campo do conhecimento que estuda aspectos humanos, incluindo estratificação social, comportamento, dinâmicas familiares, mudanças culturais e sistemas de poder, abrangendo disciplinas como Sociologia, Antropologia, Psicologia Social, Economia, Ciência Política e História.

O curso de Ciências Sociais forma profissionais que estudam as estruturas e relações características das organizações culturais, sociais, políticas e econômicas. Durante o curso, os alunos participam de uma metodologia teórica e científica, que analisa as formas de organização e estruturação da vida social. Eles aprende a observar, analisar e interpretar criticamente as práticas em sociedade em toda a sua diversidade espacial e temporal.

Ao decorrer do programa, os estudantes têm contato com disciplinas como Sociologia, que investiga a organização social e dinâmicas de grupo; Antropologia, que se debruça sobre culturas e práticas humanas através do tempo; Ciência Política, que analisa sistemas de governo, comportamento político e políticas públicas; Economia, que estuda os sistemas econômicos e suas influências na sociedade; e História, que fornece uma compreensão do passado humano e sua influência no presente.

Além disso, o curso enfatiza a prática de pesquisa, incluindo a formulação de hipóteses, coleta e análise de dados. Assim, os graduados podem atuar em pesquisa acadêmica, organizações governamentais, não governamentais e no setor privado, lidando com questões como desigualdade social, políticas públicas, desenvolvimento sustentável e promoção dos direitos humanos.

Ao final do curso, o aluno está apto a analisar e interpretar os problemas e conflitos humanos, os movimentos sociais, a formação de opiniões, as dinâmicas demográficas e os sistemas de crenças.

A graduação em Ciências Sociais é disponibilizada em níveis de bacharelado e licenciatura. Enquanto o bacharelado fornece um panorama amplo das práticas e áreas das Ciências Sociais, a licenciatura visa a formação de docentes, habilitados para a ministração de aulas no ensino fundamental e médio.

Além disso, há opções de pós-graduação em Ciências Sociais, destinadas a profissionais já graduados que buscam se especializar em temáticas sociais.

Quais são as áreas das Ciências Sociais?

As Ciências Sociais se dividem em três áreas principais: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. A Antropologia foca no estudo da diversidade cultural e dos aspectos simbólicos da vida social, explorando como as pessoas criam e interpretam o mundo ao seu redor. A Ciência Política investiga o poder, sua distribuição e impacto nas estruturas governamentais e na sociedade. Por fim, a Sociologia se dedica ao exame das relações sociais, analisando como indivíduos e grupos interagem dentro de diferentes contextos e estruturas sociais.

Qual é a importância das Ciências Sociais?

As Ciências Sociais são demandadas para compreender a complexidade das interações humanas e das estruturas sociais. Elas permitem analisar e interpretar comportamentos, relações, instituições e culturas, contribuindo para a resolução de problemas sociais, econômicos e políticos.

Ao fornecer informações sobre a organização social e o impacto das decisões humanas, o campo desempenham um papel central na promoção de políticas públicas inclusivas, no desenvolvimento sustentável e na construção de sociedades equitativas.

Qual é o objetivo das Ciências Sociais?

O objetivo das Ciências Sociais é compreender e explicar as transformações da sociedade moderna, incluindo fenômenos como a revolução industrial, urbanização, expansão dos mercados, colonização na África e Ásia, e a revolução científica. Elas buscam analisar as causas e consequências dessas mudanças para melhor entender a organização social e o comportamento humano ao longo do tempo.

Com o Mundo Vestibular, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade