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Comunicação Social na UNICESUMAR

  • 49 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 14,00
Não há bolsas disponíveis

Como é o curso de Comunicação Social na UNICESUMAR?

A Comunicação Social é a área da Ciência Social que estuda os fenômenos que ocorrem entre a sociedade e os meios de comunicação de massa. Ela se concentra na produção, distribuição e consumo de mídia, o que inclui diferentes formas de comunicação, como jornalismo, publicidade, marketing, entre outras.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas

  • Duração: em média, 4 anos

Qual a grade curricular de Comunicação Social?

  • Antropologia e Cultura Brasileira

  • Cibercultura e Web

  • Comportamento do Consumo e do Consumidor

  • Computação Gráfica I: Princípios Básicos

Como é a faculdade UNICESUMAR

Resumo da faculdade

  • mais de 260.000 alunos matriculados
  • mais de 1.220 docentes
  • 236 cursos de graduação e 156 de pós-graduação
  • 906 unidades

Dúvidas mais frequentes

A UNICESUMAR conta com mais de 30 anos de história e um compromisso com o desenvolvimento profissional de seus estudantes. Alguns dos principais diferenciais da instituição incluem:

• Ampla oferta de cursos: A universidade oferece mais de 80 opções de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, em áreas como Administração, Direito, Medicina Veterinária, Engenharia, Educação, Ciências Contábeis, entre outros.

• Infraestrutura moderna: A universidade conta com uma infraestrutura moderna, composta por laboratórios equipados, biblioteca, salas de aula e campis amplos.

• Corpo docente qualificado: A UNICESUMAR tem um corpo docente qualificado, formado por professores com experiência acadêmica e profissional em suas áreas de atuação.

• Incentivo à pesquisa e inovação: A universidade incentiva a pesquisa e a inovação, com projetos e grupos de estudos em diversas áreas, além de parcerias com empresas e instituições de pesquisa.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Comunicação Social possui seus conteúdos curriculares divididos em Conteúdos Básicos, relacionados tanto à área geral da Comunicação quanto à da habilitação escolhida, e Conteúdos Específicos, que são definidos livremente pelas instituições de ensino de acordo com o objetivo e perfil traçados aos egressos.

O núcleo de Conteúdos Básicos envolve tanto conhecimentos teóricos como práticos, reflexões e aplicações relacionadas ao campo da Comunicação e à habilitação específica. Esses conhecimentos são categorizados nos seguintes tópicos:

  • Conteúdos teórico-conceituais;

  • Conteúdos analíticos e informativos sobre a atualidade;

  • Conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas,

  • Conteúdos ético-políticos.

A formação pode ser realizada nas modalidades presencial ou a distância. O curso de Comunicação Social EaD, por exemplo, é formulado por meio de aulas on-line. Dessa forma, o aluno pode desenvolver seus estudos e acompanhar as lições de forma digital, por meio do ambiente virtual da instituição de ensino.

Também é válido ressaltar que o curso pode ser ofertado em grau de pós-graduação, sendo destinado aos estudantes que já dispõem de uma graduação inicial em áreas da comunicação. Nesse caso, a formação em Comunicação Social é disposta em nível de especialização, mestrado e doutorado.

Em uma pós em Comunicação Social, o estudante aprofunda seus conhecimentos da área em um período curto, por meio de lições objetivas que englobam as diferentes manifestações comunicacionais.

A Comunicação Social é a área da Ciência Social que estuda os fenômenos que ocorrem entre a sociedade e os meios de comunicação de massa. Ela se concentra na produção, distribuição e consumo de mídia, o que inclui diferentes formas de comunicação, como jornalismo, publicidade, marketing, entre outras.

A faculdade de Comunicação Social forma profissionais especializados para trabalhar com comunicação de massa e corporativa. O campo abrange diferentes habilitações, sendo disponibilizado em nível de bacharelado ou tecnológico.

O curso é composto por disciplinas que estudam as teorias da comunicação, jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, além da mídia. Os alunos aprendem sobre a produção, distribuição e análise de conteúdo em diversos meios, como televisão, rádio, internet e mídias impressas.

Além disso, o programa enfatiza práticas de pesquisa, redação, edição e design gráfico, preparando os estudantes para criar e gerenciar conteúdo eficazmente. Há, também, além do conteúdo teórico, um componente prático, que inclui a realização de projetos, estágios supervisionados e trabalhos em laboratórios de mídia.

As habilitações em Comunicação Social englobam a Editoração, Publicidade e Propaganda, Radialismo ou Rádio e TV, Audiovisual, Midialogia, Educomunicação e outros. Também é possível encontrar os cursos de Jornalismo e Relações Públicas disponíveis como formações específicas, o que também pode ocorrer com outras habilitações.

No mercado de trabalho, o comunicador social atua em meios de comunicação de massa, em editoras de revistas, sites e portais de conteúdo e nos diversos tipos de mídia, além de poderem atuar na comunicação corporativa, em organizações privadas, públicas ou do terceiro setor.

Veja também: Tudo sobre o curso de Comunicação e Marketing no site da Quero Bolsa.

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