Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque uma bolsa

    Compare preços e escolha a bolsa de estudos que seja sua cara.


  2. Garanta a bolsa

    Pague a adesão para garantir sua bolsa.


  3. Tamo junto na próxima fase.

    Agora é só fazer o processo seletivo e se matricular na faculdade.


Agropecuária na UNIRB

  • Bolsas a partir de R$ 49,98
Neste momento essa faculdade não é parceira
Não há bolsas disponíveis

Como é o curso de Agropecuária na UNIRB?

Agropecuária é o campo que combina a agricultura e a pecuária, envolvendo o cultivo de plantas e a criação de animais para a produção de alimentos, fibras, combustíveis e outros produtos voltados ao consumo humano e industrial.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências Agrárias

  • Duração: em média, 2 anos

Como é a faculdade UNIRB

Resumo da faculdade

  • mais de 1.680 alunos matriculados
  • mais de 190 docentes
  • 79 cursos de graduação
  • 10 unidades

Dúvidas mais frequentes

Com mais de 15 anos de atuação, o Centro Universitário UNIRB investe em professores qualificados para promover a melhor experiência de formação profissional.

O curso técnico de Agropecuária prepara os estudantes para uma carreira no setor agrícola e pecuário. O programa alia teoria e prática para abordar a produção agrícola, criação de animais, e práticas sustentáveis de cultivo, além de disciplinas que cobrem desde a administração rural até a zootecnia e legislação agrária e ambiental.

Desde o início, os estudantes são imersos em um ambiente que valoriza tanto o conhecimento teórico quanto as habilidades práticas. Laboratórios equipados e fazendas-escola proporcionam a oportunidade de aplicar o aprendizado em contextos reais, realizando atividades como análise de solo, plantio, manejo de culturas agrícolas, além do cuidado com animais.

Além disso, o curso aborda a importância da zootecnia, oferecendo conhecimento sobre genética, nutrição, sanidade e manejo de rebanhos, demandado para a produção animal eficaz e responsável.

Ao final do curso, os estudantes estão prontos para ingressar no mercado de trabalho, equipados não apenas com o conhecimento técnico necessário para a agropecuária moderna, mas também com uma consciência ambiental e social.

O curso de Agropecuária não possui Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC) como um curso de graduação. Como técnico, tem uma carga horária recomendada pelo MEC de 1.200 horas.

Como pós-graduação, o curso de Agropecuária segue as normas gerais para esse tipo de curso: carga horária mínima de 450 horas e plano pedagógico que contenha de forma clara os objetivos, programas, metodologias de ensino-aprendizagem, previsão de trabalhos discentes, avaliação e bibliografia, além do trabalho de conclusão de curso.

Veja também: Quanto ganha um fazendeiro no site da Quero Bolsa.

Quanto tempo dura o curso técnico em Agropecuária?

O curso técnico em Agropecuária possui uma duração média de três anos, garantindo um certificado de nível médio aos estudantes formados. Durante o curso, são abordadas disciplinas como Administração e Extensão Rural e Agroindustrialização de Alimentos.

Quais são as disciplinas do curso técnico em Agropecuária?

No curso técnico em Agropecuária, os estudantes se deparam com uma série de disciplinas que visam fornecer uma compreensão abrangente e habilidades práticas nas áreas de agricultura e pecuária. Algumas dos conteúdos presentes incluem:

  • Administração e Extensão Rural: Aborda os princípios da administração aplicados ao contexto rural, incluindo planejamento, organização, direção e controle de atividades agropecuárias.
  • Agroindustrialização de Alimentos: Foca nos processos envolvidos na transformação de produtos agrícolas e pecuários em alimentos processados.
  • Solos: Introduz os conceitos sobre formação, classificação e manejo dos solos. Ensina técnicas para melhorar a fertilidade do solo e práticas sustentáveis de manejo que minimizam o impacto ambiental.
  • Culturas Agrícolas: Aborda o cultivo de diferentes culturas de importância econômica, como cereais, leguminosas, frutas e hortaliças. Abrange desde a preparação do solo, semeadura, manejo cultural, controle de pragas e doenças, até a colheita e pós-colheita.
  • Zootecnia: Trata da criação de animais, incluindo aspectos como genética, nutrição, sanidade, reprodução e manejo geral de rebanhos.
  • Tecnologias de Produção Vegetal e Animal: Explora as técnicas e tecnologias modernas aplicadas na produção agrícola e pecuária, buscando aumentar a produtividade e eficiência enquanto reduz o impacto ambiental.
  • Legislação Agrária e Ambiental: Discute as leis e regulamentos que regem o uso da terra, a produção agropecuária e a proteção ambiental.

Agropecuária é o campo que combina a agricultura e a pecuária, envolvendo o cultivo de plantas e a criação de animais para a produção de alimentos, fibras, combustíveis e outros produtos voltados ao consumo humano e industrial.

O curso de Agropecuária forma profissionais capacitados para atuar no manejo e na gestão sustentável das atividades agrícolas e pecuárias. Com foco no equilíbrio entre produção eficiente e conservação ambiental, o programa prepara os estudantes para enfrentar os desafios contemporâneos do setor, como a necessidade de aumentar a produtividade agrícola de maneira ecologicamente responsável.

Entre as disciplinas presentes no curso, destacam-se solos, culturas agrícolas, zootecnia, gestão agrícola, tecnologias de produção vegetal e animal, além de legislação agrária e estudos sobre o impacto ambiental da agropecuária. Essas matérias são complementadas por práticas de campo e laboratório, que permitem aos alunos aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais de trabalho.

A metodologia do curso enfatiza a aprendizagem prática, com estágios em fazendas, estações experimentais e indústrias do setor, além de projetos de pesquisa que incentivam a inovação e a aplicação de novas tecnologias na agropecuária.

O curso de Agropecuária é oferecido como curso técnico ou como pós-graduação e especialização. Há também cursos tecnológicos relacionados, como o de Agroindústria, Gestão do Agronegócio e outros.

Ao final do curso, o aluno de Agropecuária esta apto a planejar, executar e fiscalizar todas as fases de projetos agropecuários e elaborar, aplicar e monitorar a produção pecuária e agroindustrial.

No mercado de trabalho, o profissional de Agropecuária trabalha em propriedades rurais, empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, parques e em reservas naturais.

Qual é a diferença entre Agropecuária e Agronegócio?

Agropecuária refere-se especificamente às atividades de agricultura e pecuária, ou seja, ao cultivo de plantas e à criação de animais para produção de alimentos, fibras, combustíveis e outros produtos. Agronegócio, por outro lado, engloba toda a cadeia produtiva relacionada ao setor agropecuário, estendendo-se desde as etapas de produção na fazenda até a distribuição e venda dos produtos agrícolas e pecuários no mercado.

Com o Mundo Vestibular, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade